En

Contacte-nos

12 ideias para melhorar as legendas no Instagram

Gestão de redes sociais | 26 Setembro 2017 | Miguel Menaia

As imagens esteticamente apelativas podem ser o ex-libris do Instagram, mas uma legenda bem elaborada é, sem dúvida, um trampolim para a proliferação de gostos e comentários.  Por isso mesmo, os marketers e os influencers têm que jogar muito bem não só com os filtros das f0tografias mas também com as palavras presentes nas suas descrições, no sentido de produzir um post com altos níveis de engagement.

No artigo de hoje escrevemos uma espécie de guia com 12 dicas para melhorar as legendas no Instagram – todas elas bastante fáceis de pôr em prática.

1. Conhecer o público-alvo

De 700 milhões de utilizadores activos mensalmente, quais é que são aqueles que se inserem no nosso público-alvo? Esta questão é, aparentemente, difícil de responder. Todavia, aconselhamos a que se construam audience personas online para tentar perceber quem é que são os nossos seguidores. Se seguirmos algumas regras básicas (como o Hootsuite explica aqui) provavelmente traçaremos fielmente o perfil dos nossos consumidores,.

Assim que soubermos para quem estamos a falar, devemos tentar responder a diversas questões, tais como:

  • Entenderá o meu público-alvo esta referência?
  • Serão os emojis apropriados neste post?
  • Será que devo contextualizar mais esta fotografia?

Respondendo a estas perguntas, podemos passar para o ponto número dois deste artigo.

2. Identificar a voz da marca

Caso não tenhamos identificado, ainda, a voz da nossa marca, devemos fazer a seguinte questão: quais é que são as qualidades e os valores que quero que a minha marca personifque? Depois disso, segue-se a parte divertida da questão: a resposta. Esta deve dar primazia a adjectivos que se coadunem com o que a marca represente.

Regra geral, os utilizadores do Instagram não esperam que as marcas comuniquem de uma maneira rígida e formal. Claro que tudo depende do público-alvo e da indústria na qual estamos inseridos, mas achamos que manter o sentido de humor (assim que apropriado) é, por exemplo, uma mais valia.

A Oreo é uma marca que sabe muito bem qual o seu segmento, assim como a sua identidade e voz:

One very small step for snacks.

A post shared by OREO (@oreo) on

3. Ponderar o tamanho da legenda

É necessário ter em linha de conta o facto dos utilizadores do Instagram fazerem um scroll rápido. Quando em dúvida, os marketers ou influencers devem ser breves nas suas descrições.

A exactidão de uma legenda num post fala por si só. Esta não é uma regra estática, nem muito menos um dogma, mas pode ajudar-nos bastante quando estivermos com dúvidas em relação ao tamanho da descrição. Vejamos este exemplo da Tesla:

Let’s camp ✨ #TeslaRoadTrip

A post shared by Tesla (@teslamotors) on

4. Colocar as palavras mais importantes no início

As legendas são cortadas nos feeds dos utilizadores depois de um certo número de caracteres. Como normalmente não queremos que isso aconteça, devemos escrever o melhor no ínicio da legenda, antes do famoso botão “Ver mais”. @menções e #hashtags deverão, assim, ser colocadas no fim.

Para além disso, escrever pouco e dizer muito é um bom indicador – afinal de contas, conseguimos dominar a escrita. 

Atentemos a este exemplo da General Electric.

5. Editar e rescrever

Não estar condicionado pelo tempo e não ter medo de falhar é excelente caso queiramos melhorar o nosso trabalho. Os grandes copys – sejam eles humorísticos ou inspiracionais – requerem edições e mais edições.

Para além disso, relembramos a importância de ter alguém a ler o que escrevemos. Um par de olhos novos a olhar para a nossa legenda é refrescante, na medida em que traz novos inputs ao trabalho final (novas abordagens, correcção de erros, etc.).

6. Utilizar as hashtags de forma inteligente

Os posts de Instagram com pelo menos uma hashtag têm habitualmente mais 12.6% engagement do que aqueles que não têm hashtags, de acordo com estudo da Simply Measured. Então, consideramos importante a utilização de hashtags, desde que sejam bastante segmentadas e fáceis de ler pelo target.

Existem duas formas criativas para incluir hashtags num post

  1. Separando-as com quebras de linha na legenda;
  2. Incluindo-as nos comentários do post.

Este exemplo afigura-se relevante.

7. Colocar questões

Qual é a melhor maneira para ter mais comentários numa fotografia? Colocar questões. É tão simples e orgânico assim, mesmo que pareça artificial à primeira vista.

Vejamos este exemplo da H&M:

Fun and feminine with a contemporary dose of cool. How will you interpret autumn’s new look? #HM

A post shared by H&M (@hm) on

8. Fazer um shout-out com uma @menção

Quando as nossas publicações incluírem outro utilizador de Instagram, dizem-nos as boas práticas que o devemos taggar na fotografia ou na legenda da mesma. Assim, aumentam as probabilidades de alguns dos seus seguidores interagirem com a nossa publicação, algo que aumenta, certamente, mais o reach do post.

Atentem a este post da Lisbon Helicopters:

Sunny days ahead! 🙏 Amazing shot by @dimid_by 🚁🌇

A post shared by Lisbon Helicopters (@lisbonhelicopters) on

9. Promover um Call-To-Action

Existem três CTAs simples que podemos fazer na nossa rede social para gerar mais engagement, sendo eles: sugerir a que as pessoas deixem um comentário; pedir que tagguem os amigos no post; pedir opinião aos utilizadores.

10. Utilizar emojis

Serão os emojis importantes para a comunicação digital de uma marca? Sim! 💯 ✌

Estes ícones animados chamam a atenção do utilizador, e são disruptivos o suficiente para gerar engagement.

Vejamos este exemplo do MailChimp, simples e eficaz:

🍍 🍊 🍈 🍍 🍉

A post shared by MailChimp (@mailchimp) on

11. Não ter medo de citações

Que não nos entendam mal: aqui falamos de citações relacionadas com o conteúdo, e não citações inspiracionais genéricas. Estas citações podem ser do autor da fotografia, por exemplo. E quem faz isso muito bem é a Go Pro, que conta histórias magníficas através dos seus seguidores.

No gym? No days off. #GoProFamily member @challengesophie takes on a beach #workout in paradise while visiting Maui. 🌴 🎬: @dahawaiian_scooterguy • • • #GoPro #Hawaii #HERO5 #GoProKarma

A post shared by gopro (@gopro) on

12. Agendar os posts para obter o máximo engagement

Infelizmente, o Instagram não permite que se agendem posts na sua plataforma. Contudo, o Hootsuite consegue fazê-lo com grande mestria e engenho. Como tal, recomendamos a que se defina a melhor hora para publicar os posts, e que os agendemos se for esse o caso.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário