ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
O “Ano em Revista” é algo pelo qual os internautas normalmente anseiam, permitindo uma rápida retrospectiva do ano numa altura em que a sua passagem toma conta das conversas. Por isso mesmo, e como é habitualmente apanágio das maiores plataformas digitais mundiais, Facebook, Twitter e Google já disponibilizaram, online, a sua visão daquilo que foi 2017, tanto em Portugal como no mundo.
Recordemos alguns momentos de 2017 na perspectiva destas plataformas.
Este ano, segundo consta, a empresa de Mark Zuckerberg não desenvolveu nenhum vídeo para celebrar a ocasião (como outrora fez). Contudo, no blog da plataforma, podemos ver quais foram os tópicos mais falados na rede social em 2017.
O “Year in Review” da app foi dividido em três. O Facebook destacou, sobretudo: as alturas em que os seus utilizadores se juntaram para falar sobre momentos importantes; as alturas em que as pessoas mostraram apoio em tempos de crise (a funcionalidade Safety-Check foi aqui enaltecida); e as alturas em que usaram o Facebook como meio de aproximação.
A violência em Las Vegas, o Furacão Harvey, o eclipse solar e os atentados em Manchester estiveram na ordem do dia de acordo com a equipa do plataforma, tendo sido temas muito comentados entre os utilizadores.
It all started with the pursuit of free nuggets.
Check out the most Retweeted Tweet of 2017. #ThisHappened pic.twitter.com/7MeoPS5eEu
— Twitter (@Twitter) 5 December 2017
A rede social de microblogging apresentou a sua review do ano com a já habitual hashtag #ThisHappened. Num dado curioso, o tweet mais retweetado de sempre foi escrito em 2017, e pertence ao rapaz que convenceu meio mundo a dar-lhe atenção com o intuito de ter nuggets grátis do Wendys. A cadeia de fast-food obteve bastante buzz na rede social, e no final de contas somaram-se cerca de 3.6 milhões de retweets.
Já o tweet com mais likes de sempre é de Barack Obama. O ex-presidente dos EUA, aquando das manifestações de extrema-direita em Charlotseville, tweetou uma citação de Nelson Mandela, promovendo o amor e a compreensão entre pessoas de raças diferentes – e isso foi um sucesso na plataforma.
Entre outros assuntos, a rivalidade ente Donald Trump e King Jong Un, as catástofres naturais nos EUA, a net neutrality, o hype de Game Of Thrones e Stranger Things e o sucesso de Cristiano Ronaldo foram assuntos que geraram mais buzz entre os internautas.
É de ressalvar que o Mashable fez um bom apanhado do tema, algo que pode ser visto aqui.
Como é habitual, a Google reuniu as tendências que definiram estes 12 meses no motor de busca mais popular do mundo, e imortalizou essas mesmas pesquisas num vídeo que é auto-explicativo. O resumo de 2017 está no YouTube da empresa desde 12 de Dezembro e conta já com mais de dez milhões de visualizações.
Internacionalmente, os assuntos mais pesquisados foram, também, os assuntos mencionados pelas anteriores redes sociais.
Por cá, a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão e os incêndios em Pedrógrão grande reuniram bastantes pesquisas.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.