En

Contacte-nos

Como foi 2017 segundo a internet?

Comunicação Digital | 29 Dezembro 2017 | Miguel Menaia

O “Ano em Revista” é algo pelo qual os internautas normalmente anseiam, permitindo uma rápida retrospectiva do ano numa altura em que a sua passagem toma conta das conversas. Por isso mesmo, e como é habitualmente apanágio das maiores plataformas digitais mundiais, Facebook, Twitter e Google já disponibilizaram, online, a sua visão daquilo que foi 2017, tanto em Portugal como no mundo. 

Recordemos alguns momentos de 2017 na perspectiva destas plataformas.

1. Facebook: Year In Review

Este ano, segundo consta, a empresa de Mark Zuckerberg não desenvolveu nenhum vídeo para celebrar a ocasião (como outrora fez). Contudo, no blog da plataforma, podemos ver quais foram os tópicos mais falados na rede social em 2017.

O “Year in Review” da app foi dividido em três. O Facebook destacou, sobretudo: as alturas em que os seus utilizadores se juntaram para falar sobre momentos importantes; as alturas em que as pessoas mostraram apoio em tempos de crise (a funcionalidade Safety-Check foi aqui enaltecida); e as alturas em que usaram o Facebook como meio de aproximação.

A violência em Las Vegas, o Furacão Harvey, o eclipse solar e os atentados em Manchester estiveram na ordem do dia de acordo com a equipa do plataforma, tendo sido temas muito comentados entre os utilizadores.

2. Twitter: #ThisHappened

 

A rede social de microblogging apresentou a sua review do ano com a já habitual hashtag #ThisHappened. Num dado curioso, o tweet mais retweetado de sempre foi escrito em 2017, e pertence ao rapaz que convenceu meio mundo a dar-lhe atenção com o intuito de ter nuggets grátis do Wendys. A cadeia de fast-food obteve bastante buzz na rede social, e no final de contas somaram-se cerca de 3.6 milhões de retweets.

Já o tweet com mais likes de sempre é de Barack Obama. O ex-presidente dos EUA, aquando das manifestações de extrema-direita em Charlotseville, tweetou uma citação de Nelson Mandela, promovendo o amor e a compreensão entre pessoas de raças diferentes – e isso foi um sucesso na plataforma.

Entre outros assuntos, a rivalidade ente Donald Trump e King Jong Un, as catástofres naturais nos EUA, a net neutrality, o hype de Game Of Thrones e Stranger Things e o sucesso de Cristiano Ronaldo foram assuntos que geraram mais buzz entre os internautas.

É de ressalvar que o Mashable fez um bom apanhado do tema, algo que pode ser visto aqui.

3. Google: Year In Search 2017

Como é habitual, a Google reuniu as tendências que definiram estes 12 meses no motor de busca mais popular do mundo, e imortalizou essas mesmas pesquisas num vídeo que é auto-explicativo. O resumo de 2017 está no YouTube da empresa desde 12 de Dezembro e conta já com mais de dez milhões de visualizações.

Internacionalmente, os assuntos mais pesquisados foram, também, os assuntos mencionados pelas anteriores redes sociais.

Por cá, a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão e os incêndios em Pedrógrão grande reuniram bastantes pesquisas.

A VAN deseja a todos os seus colaboradores, parceiros e leitores um próspero Ano Novo.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário