Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

3 aplicações que anteveem o futuro da realidade aumentada

Comunicação Digital | 15 Setembro 2017 | Miguel Menaia

Uma vez que os iPhones 8 e X foram apresentados na passada Terça-Feira ao público, decidimos escrever um artigo sobre o ARKit: uma das novas funcionalidades da Apple que promete trazer a realidade aumentada para as massas. Nesse sentido, escolhemos três aplicações que, apesar de ainda não estarem disponíveis, merecem o nosso destaque pela inovação e por terem tornado esta tecnologia user-friendly.

1. IKEA AR

Como funciona: esta é uma daquelas aplicações que espelha bem a utilidade da Realidade Aumentada. Os efeitos práticos desta plataforma digital da IKEA são incríveis, uma vez que ajudam o utilizador a colocar em casa  – de forma virtual, entenda-se – os objectos que posteriormente irá comprar na loja. Basta para isso que a App reconheça a divisão da casa na qual o utilizador quer posicionar o objecto 3D, et voilà: pode-se antever, de forma bastante prática, como é que um sofá poderá ficar na sala, mesmo antes de lá estar.

O Chefe de Transformação Digital da empresa, Michael Valdsgaard, salienta que a sua equipa demorou apenas 7 semanas para desenvolver a App, tendo começado ligeiramente antes do anúncio do ARKit da Apple. Ainda assim, esta aplicação estará disponível apenas para iOS (para já) já que a maioria do seu target possui este sistema operativo.

2. GIPHY WORLD

Como funciona: o GIPHY, como já aqui escrevemos, anunciou a recentemente a possibilidade de ter GIFs patrocinados no seu website, algo que abriu a porta a diversas marcas. Agora, essas mesmas marcas – assim como influencers ou até mesmo utilizadores anónimos, por exemplo – podem criar conteúdo através da plataforma e do GIPHY World. O GIPHY World é uma aplicação que utiliza a realidade aumentada para “pintar” cenários da vida real com GIFs já existentes. Desse modo, conseguimos criar publicações com a nossa curadoria e implementar elementos da internet em espaços do dia-a-dia.

Ralph Bishop, director de design da empresa, diz que a App será grátis como muitas outras já existentes. No entanto, a marca terá apoio de parceiros (outras marcas) que irão disponibilizar branded content.

O GIPHY World não é apenas uma plataforma inovadora – é, ou será, ma interessante experiência social.

3. The Walking Dead: Our World

Como funciona: tendo já sido considerado por especialistas como o novo Pokémon Go, The Walking Dead: Out World afigura-se como um dos jogos mais populares de realidade aumentada a estarem no ARKit. O objectivo do jogo é semelhante ao da premissa da série da AMC: matar zombies num mundo pós-apocalíptico. Para além disso, nesta App podemos interagir com algumas personagens da série que, em formato de avatar, nos ajudam a desbloquear alguns níveis do jogo. O difícil mesmo vai ser não confundir a realidade com a ficção.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário