En

Contacte-nos

3 aplicações que anteveem o futuro da realidade aumentada

Comunicação Digital | 15 Setembro 2017 | Miguel Menaia

Uma vez que os iPhones 8 e X foram apresentados na passada Terça-Feira ao público, decidimos escrever um artigo sobre o ARKit: uma das novas funcionalidades da Apple que promete trazer a realidade aumentada para as massas. Nesse sentido, escolhemos três aplicações que, apesar de ainda não estarem disponíveis, merecem o nosso destaque pela inovação e por terem tornado esta tecnologia user-friendly.

1. IKEA AR

Como funciona: esta é uma daquelas aplicações que espelha bem a utilidade da Realidade Aumentada. Os efeitos práticos desta plataforma digital da IKEA são incríveis, uma vez que ajudam o utilizador a colocar em casa  – de forma virtual, entenda-se – os objectos que posteriormente irá comprar na loja. Basta para isso que a App reconheça a divisão da casa na qual o utilizador quer posicionar o objecto 3D, et voilà: pode-se antever, de forma bastante prática, como é que um sofá poderá ficar na sala, mesmo antes de lá estar.

O Chefe de Transformação Digital da empresa, Michael Valdsgaard, salienta que a sua equipa demorou apenas 7 semanas para desenvolver a App, tendo começado ligeiramente antes do anúncio do ARKit da Apple. Ainda assim, esta aplicação estará disponível apenas para iOS (para já) já que a maioria do seu target possui este sistema operativo.

2. GIPHY WORLD

Como funciona: o GIPHY, como já aqui escrevemos, anunciou a recentemente a possibilidade de ter GIFs patrocinados no seu website, algo que abriu a porta a diversas marcas. Agora, essas mesmas marcas – assim como influencers ou até mesmo utilizadores anónimos, por exemplo – podem criar conteúdo através da plataforma e do GIPHY World. O GIPHY World é uma aplicação que utiliza a realidade aumentada para “pintar” cenários da vida real com GIFs já existentes. Desse modo, conseguimos criar publicações com a nossa curadoria e implementar elementos da internet em espaços do dia-a-dia.

Ralph Bishop, director de design da empresa, diz que a App será grátis como muitas outras já existentes. No entanto, a marca terá apoio de parceiros (outras marcas) que irão disponibilizar branded content.

O GIPHY World não é apenas uma plataforma inovadora – é, ou será, ma interessante experiência social.

3. The Walking Dead: Our World

Como funciona: tendo já sido considerado por especialistas como o novo Pokémon Go, The Walking Dead: Out World afigura-se como um dos jogos mais populares de realidade aumentada a estarem no ARKit. O objectivo do jogo é semelhante ao da premissa da série da AMC: matar zombies num mundo pós-apocalíptico. Para além disso, nesta App podemos interagir com algumas personagens da série que, em formato de avatar, nos ajudam a desbloquear alguns níveis do jogo. O difícil mesmo vai ser não confundir a realidade com a ficção.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário