Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

3 boas razões para utilizares o Instagram Stories na tua estratégia de marketing digital

Gestão de redes sociais | 20 Setembro 2016 | Miguel Menaia

8 mil milhões. Esta é a quantidade de snaps que os utilizadores do Snapchat têm, em média, trocado todos os dias entre si.

Criada por uma empresa sediada na California, a app de fotografias e vídeos instantâneos tem vindo a crescer e a consolidar-se no mundo digital, sendo agora avaliada em 15 mil milhões de dólares e contando hoje em dia com mais de 200 milhões de utilizadores activos.

A potencialidade desta rede social sempre foi soberba (algo que inclusive já falámos aqui) mas, neste Verão, outra app decidiu rivalizar directamente com o fantasma de logotipo amarelo e branco: o Instagram, empresa detida pelo fundador do Facebook Mark Zuckerberg, lançou recentemente as Instagram Stories, agitando a internautas mais fervorosos.

Esta nova funcionalidade permite aos instagrammers fazerem praticamente tudo o que fazem no Snapchat… Mas no Instagram, que agora possuí os dois tipos de conteúdo: o “normal”, que aparece no feed dos followers e que fica para sempre registado no nosso perfil; e o que desaparece ao fim de 24 horas, estando disposto na parte superior do ecrã quando abrimos a aplicação (se bem que também pode ser visto dentro do perfil, carregando no ícone do utilizador).

unnamed

A par dos filtros de geolocalização ou dos inúmeros filtros divertidos que distorcem a cara (e que são uma espécie de imagem de marca da rede social), o Stories é em tudo idêntico ao Snap, pelo que muitas pessoas salientaram que esta nova funcionalidade um acto de plágio sem precedentes por parte do Instagram. Relembre-se que Mark Zuckerberg tentou comprar o Snapchat no passado por 3 mil milhões de dólares, tendo o CEO da empresa, Evan Spiegel, declinado a oferta.

Seja como for, o storytelling sempre foi um ponto-chave do marketing e, por isso mesmo, features como esta levam a que os profissionais da área contem melhores histórias sobre a sua marca.

Nesta publicação, apresentamos  3 boas razões para os marketers passarem a utilizar o Instagram Stories em detrimento do Snapchat na sua estratégia de marketing digital. Para além disso, mostramos também um exemplo de uma marca que triunfa nesta nova funcionalidade.

1. A interface é user-friendly

Ao contrário do Snapchat – que, por defeito, parte do princípio que queremos sempre criar algum conteúdo quando acedemos à app – o Instagram permite-nos ver as Histórias sem ter que ligar a câmera incorporada, poupando assim tempo e bateria.

Além disso, é muito mais fácil “saltar” entre o conteúdo partilhado pelos utilizadores, uma vez que a navegação é mais clara e minimalista.

Para além disso, com a barra de progressão no interface, conseguimos perceber mais facilmente quanto tempo é que irá demorar a Story de determinada pessoa, podendo pausá-la ou revê-la sempre que necessário.

Desse modo, o Stories consegue ser mais rápido e user-friendly, sendo que privilegia um design mais simplista e eficaz do que o Snapchat que, de acordo com este artigo do The Verge, tem de melhorar a sua UX para subsistir.

Embora pareçam pontos irrelevantes, estas alterações no design são, sem dúvida, uma mais valia para os utilizadores.

instagram-stories-watching

 

2. É altamente personalizável

O Snapchat permite saber quem viu os nossos snaps, mas apenas de snap em snap. O Instagram, por seu turno, permite que isso tudo seja visto de uma só vez. E mais: permite também que bloquemos pessoas que não fazemos questão que vejam os nossos posts. O contrário não acontece na Story do Snapchat, uma vez que é mais geral nesse aspecto.

Relativamente ao facto de encontrarmos determinado perfil, as opções também variam de rede social para rede social: no Snapchat, só conseguimos encontrar um utilizador ou marca se soubermos exactamente o seu username; já nesta nova feature, podemos conhecer pessoas ou marcas novas navegando na app ou utilizando o Discover, o que facilita a partilha e potencia o engagement.

Tendo isto em conta, afirmamos que o Instagram Stories é um pouco mais personalizável do que o Snapchat, com tudo o que de bom e de mau isso implica.

 

3. O alcance potencial é bastante superior, uma vez que existem duas apps integradas numa só

Pessoalmente, esta é uma das razões que nos faz escrever que o Instagram Stories talvez seja melhor, em teoria, do que o Snapchat.

Embora ainda exista algum descontentamento no ar, o certo é que se torna muito mais confortável ter, numa só aplicação, dois tipos de conteúdo bastante diferentes entre si: um mais efémero e com uma estética necessariamente pouco cuidada; e outro mais duradouro e aprimorado visualmente.

Na óptica de uma marca, estando o nosso target radicado no Instagram, torna-se num autêntico desafio migrá-lo para o Snap, o que muitas vezes não acontece – passando essa a ser, literalmente, uma rede social fantasma. Com o Instagram Stories, acabam-se assim as campanhas de migração do público-alvo para essa rede social, outrora remetida para segundo plano.

Posto isto, torna-se mais fácil e  apelativo comunicar de duas formas diferentes, no mesmo local, para a mesma base de seguidores.

Saliente-se que os seguidores ficam, também, sem a necessidade de saltar de app em app para saber o que os seus amigos e marcas favoritas andam a fazer. É uma win-win situation.

instagram-stories-dsc00547

TechCrunch: uma empresa que sabe o que está a fazer

A nível internacional, o TechCrunch foi uma das primeiras empresas a utilizar esta feature, pelo que o seu conteúdo se baseia muito na partilha de títulos com leads das principais notícias do dia, algo que poderemos passar a ver, não daqui a muito tempo, em órgãos de comunicação portugueses.

screen-shot-2016-08-23-at-2-17-25-pm

Principais ideias a reter

Muito embora o Instagram Stories tenha vindo desvirtuar a cultura de partilha de fotografias intrínseca ao Instagram, não podemos negar que esta funcionalidade veio, no mínimo, fazer com que a rede social amarela tenha que mexer no seu jogo para subsistir.

É muito cedo para avaliar as reais consequências do Instagram Stories, sendo muito mais cedo ainda para perceber como será o futuro do Snapchat.

Porém, conseguimos perceber a grande potencialidade desta nova feature, que entretanto já está a ser aproveitada – e bem – pelas marcas que estão atentas à tendência.

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.