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3 boas razões para utilizares o Instagram Stories na tua estratégia de marketing digital

Gestão de redes sociais | 20 Setembro 2016 | Miguel Menaia

8 mil milhões. Esta é a quantidade de snaps que os utilizadores do Snapchat têm, em média, trocado todos os dias entre si.

Criada por uma empresa sediada na California, a app de fotografias e vídeos instantâneos tem vindo a crescer e a consolidar-se no mundo digital, sendo agora avaliada em 15 mil milhões de dólares e contando hoje em dia com mais de 200 milhões de utilizadores activos.

A potencialidade desta rede social sempre foi soberba (algo que inclusive já falámos aqui) mas, neste Verão, outra app decidiu rivalizar directamente com o fantasma de logotipo amarelo e branco: o Instagram, empresa detida pelo fundador do Facebook Mark Zuckerberg, lançou recentemente as Instagram Stories, agitando a internautas mais fervorosos.

Esta nova funcionalidade permite aos instagrammers fazerem praticamente tudo o que fazem no Snapchat… Mas no Instagram, que agora possuí os dois tipos de conteúdo: o “normal”, que aparece no feed dos followers e que fica para sempre registado no nosso perfil; e o que desaparece ao fim de 24 horas, estando disposto na parte superior do ecrã quando abrimos a aplicação (se bem que também pode ser visto dentro do perfil, carregando no ícone do utilizador).

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A par dos filtros de geolocalização ou dos inúmeros filtros divertidos que distorcem a cara (e que são uma espécie de imagem de marca da rede social), o Stories é em tudo idêntico ao Snap, pelo que muitas pessoas salientaram que esta nova funcionalidade um acto de plágio sem precedentes por parte do Instagram. Relembre-se que Mark Zuckerberg tentou comprar o Snapchat no passado por 3 mil milhões de dólares, tendo o CEO da empresa, Evan Spiegel, declinado a oferta.

Seja como for, o storytelling sempre foi um ponto-chave do marketing e, por isso mesmo, features como esta levam a que os profissionais da área contem melhores histórias sobre a sua marca.

Nesta publicação, apresentamos  3 boas razões para os marketers passarem a utilizar o Instagram Stories em detrimento do Snapchat na sua estratégia de marketing digital. Para além disso, mostramos também um exemplo de uma marca que triunfa nesta nova funcionalidade.

1. A interface é user-friendly

Ao contrário do Snapchat – que, por defeito, parte do princípio que queremos sempre criar algum conteúdo quando acedemos à app – o Instagram permite-nos ver as Histórias sem ter que ligar a câmera incorporada, poupando assim tempo e bateria.

Além disso, é muito mais fácil “saltar” entre o conteúdo partilhado pelos utilizadores, uma vez que a navegação é mais clara e minimalista.

Para além disso, com a barra de progressão no interface, conseguimos perceber mais facilmente quanto tempo é que irá demorar a Story de determinada pessoa, podendo pausá-la ou revê-la sempre que necessário.

Desse modo, o Stories consegue ser mais rápido e user-friendly, sendo que privilegia um design mais simplista e eficaz do que o Snapchat que, de acordo com este artigo do The Verge, tem de melhorar a sua UX para subsistir.

Embora pareçam pontos irrelevantes, estas alterações no design são, sem dúvida, uma mais valia para os utilizadores.

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2. É altamente personalizável

O Snapchat permite saber quem viu os nossos snaps, mas apenas de snap em snap. O Instagram, por seu turno, permite que isso tudo seja visto de uma só vez. E mais: permite também que bloquemos pessoas que não fazemos questão que vejam os nossos posts. O contrário não acontece na Story do Snapchat, uma vez que é mais geral nesse aspecto.

Relativamente ao facto de encontrarmos determinado perfil, as opções também variam de rede social para rede social: no Snapchat, só conseguimos encontrar um utilizador ou marca se soubermos exactamente o seu username; já nesta nova feature, podemos conhecer pessoas ou marcas novas navegando na app ou utilizando o Discover, o que facilita a partilha e potencia o engagement.

Tendo isto em conta, afirmamos que o Instagram Stories é um pouco mais personalizável do que o Snapchat, com tudo o que de bom e de mau isso implica.

 

3. O alcance potencial é bastante superior, uma vez que existem duas apps integradas numa só

Pessoalmente, esta é uma das razões que nos faz escrever que o Instagram Stories talvez seja melhor, em teoria, do que o Snapchat.

Embora ainda exista algum descontentamento no ar, o certo é que se torna muito mais confortável ter, numa só aplicação, dois tipos de conteúdo bastante diferentes entre si: um mais efémero e com uma estética necessariamente pouco cuidada; e outro mais duradouro e aprimorado visualmente.

Na óptica de uma marca, estando o nosso target radicado no Instagram, torna-se num autêntico desafio migrá-lo para o Snap, o que muitas vezes não acontece – passando essa a ser, literalmente, uma rede social fantasma. Com o Instagram Stories, acabam-se assim as campanhas de migração do público-alvo para essa rede social, outrora remetida para segundo plano.

Posto isto, torna-se mais fácil e  apelativo comunicar de duas formas diferentes, no mesmo local, para a mesma base de seguidores.

Saliente-se que os seguidores ficam, também, sem a necessidade de saltar de app em app para saber o que os seus amigos e marcas favoritas andam a fazer. É uma win-win situation.

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TechCrunch: uma empresa que sabe o que está a fazer

A nível internacional, o TechCrunch foi uma das primeiras empresas a utilizar esta feature, pelo que o seu conteúdo se baseia muito na partilha de títulos com leads das principais notícias do dia, algo que poderemos passar a ver, não daqui a muito tempo, em órgãos de comunicação portugueses.

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Principais ideias a reter

Muito embora o Instagram Stories tenha vindo desvirtuar a cultura de partilha de fotografias intrínseca ao Instagram, não podemos negar que esta funcionalidade veio, no mínimo, fazer com que a rede social amarela tenha que mexer no seu jogo para subsistir.

É muito cedo para avaliar as reais consequências do Instagram Stories, sendo muito mais cedo ainda para perceber como será o futuro do Snapchat.

Porém, conseguimos perceber a grande potencialidade desta nova feature, que entretanto já está a ser aproveitada – e bem – pelas marcas que estão atentas à tendência.

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