En

Contacte-nos

8 campanhas de marketing para entrar no espírito natalício

Comunicação Digital | 20 Dezembro 2017 | Miguel Menaia

O Natal e o marketing (com a publicidade em particular) sempre andaram de mãos dadas – exemplo disso é a figura do Pai Natal tal e qual como a conhecemos actualmente, uma criação da Coca-Cola em 1920.

Cada vez mais consumista, esta época é de ouro para todos os anunciantes e marketers, afigurando-se relevante fazer campanhas específicas para a quadra que conjuguem os valores da marca com os valores do Natal, como a partilha de afectos, a família, o altruísmo e o espírito de paz.

Por isso mesmo, a poucos dias do 25 de Dezembro, a VAN reuniu 8 campanhas natalícias de grande sucesso recente, seja pela sua criatividade seja pela sua execução.

1. Edeka: Weihnachtsclip – #Heimkommen

Com o foco nos afectos, as marcas tentam apelar ao máximo à sensibilidade do consumidor. O exemplo que melhor espelha esta afirmação é o anúncio do Edeka, um supermercado alemão que em 2015 lançou a campanha “Weihnachtsclip – #heimkommen”, que se traduz para inglês como “Christmas Carol – #Homecoming“. A mensagem é simples: passar tempo de qualidade com as pessoas que mais amamos. É esse o verdadeiro espírito natalício.

No anúncio, um senhor de idade prepara-se para passar outro Natal sozinho, sendo que os seus filhos acabam por nunca o visitar nesta quadra. Posto isto, as imagens seguintes remetem-nos para a morte anunciada do protagonista, causando algum pesar junto dos filhos, que se reúnem em casa do falecido pai. Contudo, no fim do anúncio, percebe-se que tudo isto não passou de um plano do idoso, que conseguiu fazer uma surpresa à família. “De que outra maneira vos poderia reunir a todos?”, acaba por perguntar.

Como é evidente, não há nada nesta campanha que mostre explicitamente a cadeia de supermercados Edeka. Ainda assim, a campanha, com esta emocional mensagem, tem tido um feedback bastante positivo: conta com mais de 54 milhões de views no YouTube, tendo sido viral no Natal passado.

2. Google: Santa Tracker

Embora o Santa Tracker (A Viagem do Pai Natal, em português) já exista há alguns anos – algo que poderá ser verificado aqui com mais detalhe – o facto é que as suas funcionalidades têm evoluído ao longo do tempos. Em 2016, por exemplo, a Google desenvolveu o Painel do Pai Natal, uma espécie de “exibição virtual da tecnologia” que alimenta as viagens globais desta mítica personagem. O Santa Tracker é um bom exemplo de de conteúdo interactivo, repleto de jogos engraçados e informações interessantes sobre o Natal. O trabalho de design é irrepreensível, e a página actualizada todos os dias até ao fim do Natal.

Numa nota curiosa, a Google decidiu, este ano, partilhar em open source o código do site com a comunidade de developers. Sem dúvida uma boa aposta para permitir novas criações futuras.

3. H&M: Come Together

Uma breve ida à página de Youtube da H&M e percebemos rapidamente que a marca sabe como utilizar a componente de vídeo a seu favor. A campanha deste Natal levada a cabo pela marca de roupa não é, por isso mesmo, excepção à regra. Filmada pelo conceituado realizador Wes AndersonCome Together tem características bastante específicas do estilo deste cineasta norte-americano, autor de obras como The Grand Budapest Hotel (2014) e Moonrise Kingdom (2012). Vinte e quatro horas após o upload no YouTube, o vídeo figurava já na primeira posição (trending) da rede.

A subtileza da campanha é o que a torna tão interessante. Esteticamente apelativo, o vídeo não menciona, em momento algum, as novas peças de roupa da estação Outono-Inverno da mH&M ou mesmo a marca. Em vez disso, a H&M incorpora o seu estilo nas personagens, tornando a storyline mais apelativa. Para além disso, os valores presentes nesta campanha são salutares e seguem o espírito da época – o que mostra que o Holiday Marketing nem sempre tem que ser intrusivo.

4. Samsung: Entre em modo de Natal On 

Nacionalmente, este é um dos melhores vídeos para social media feitos este em 2016. Querendo aliar a tencologia à época natalícia, a Samsung criou o “Entre em modo de Natal On”, uma campanha que nos remete para vários momentos passados em família. Este vídeo dá a ideia de um Natal tecnológico, para toda a família, substituindo situações quotidianas mas preservando os valores tradicionais da quadra.

No site da marca, podemos ver vários passatempos alusivos ao Natal. “Temos dicas e desafios que vão ajudá-lo a viver mais cedo o Natal e a prepará-lo como ninguém. 24 dias, 24 motivos para ficar ON. Todos os dias uma dica e um desafio diferente para o inspirar a espalhar a magia do Natal Samsung“, escreve a Samsung.

5. Licor Beirão: Preferia Beirão?

Outra boa campanha feita em terras lusas é esta. “Preferia Beirão?” é, resumidamente, uma troca de bens que propaga o nome da bebida licorosa, ao mesmo tempo que ajuda Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No site criado exlcusivamente para a campanha, pode submeter-se uma prenda da qual não gostámos e oferecê-la a uma das IPSSs selecionadas. Caso aceite a troca, a IPSS oferece-lhe uma garrafa de Licor Beirão como agradecimento. A campanha foi um enorme sucesso nas redes sociais.

Doing something generous for your customers is one of the best ways to build brand awareness – because happy, grateful customers tend to want to share how they feel about a business that cares about them on a personal level.

6. TD Bank #MakeTodayMatter

O banco canadiano lançou esta campanha em Novembro, antes do Dia de Acção de Graças (muito em voga nos EUA e no Canadá). A ideia passava por ajudar comunidades de pessoas com menos posses, pelo que os escolhidos receberiam, em 24 horas, financiamento para os seus projectos. A moral da história foi “dar mais do que receber”, algo que ficou, também, associado à quadra natalícia.

7. Budweiser: #HolidayBuds

Apesar da Budweiser ser uma conhecida marca de cerveja, as suas últimas campanhas não estavam a ter particular atenção dos Millenials, target central dos seus consumidores. Por isso mesmo, a Budweiser apelou à nostalgia e lançou uma edição limitada de cervejas (que vai durar apenas nesta quadra), com garrafas de 1918, 1963 e 1969. Está a ser um sucesso nos Estados Unidos.

 

8. Starbucks: #RedCup

A Starbucks lança, há vários anos, uma campanha com os seus icónicos copos vermelhos pela altura do Natal. Contudo, em 2016, a marca decidiu ir mais longe e pediu aos consumidores que desenhassem os seus próprios copos, altamente costumizados, e que partilhassem o resultado final no Instagram.

A marca recebeu mais de 1200 posts de 6 países, e transformou esse conteúdo gerado por utilizadores, em conteúdo da sua estratégia de marketing.

VAN deseja a todos os seus colaboradores, parceiros e leitores um feliz Natal.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário