Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

4 campanhas originais em redes sociais

Gestão de redes sociais | 26 Janeiro 2017 | Miguel Menaia

Ser criativo e inovador no mundo digital é, a cada dia que passa, uma tarefa árdua. Com a quantidade de informação presente na internet, e com a quantidade de conteúdo que é produzido ao segundo, sobressair não é só um desafio para os marketers – é uma necessidade. Por isso mesmo, reunimos quatro campanhas de marketing digital que nos chamaram à atenção recentemente, quer pelo seu sentido de humor; quer pela sua essência disruptiva.

1. Spotify usa dados dos utilizadores para criar anúncios relevantes

As ferramentas que analisam as métricas nas redes sociais oferecem-nos bastante informação útil sobre o público-alvo, o que facilita a produção de conteúdo e ajuda a conceber campanhas altamente customizadas.

O Spotify levou este conceito para outro patamar e desenvolveu uma campanha chamada “Thanks 2016, it’s been weird” (“Obrigado 2016, tem sido estranho”, em tradução literal). O serviço de streaming de música examinou os dados de pesquisa dos utilizadores e aplicou esses dados na construção de anúncios. Os anúncios localizados no Reino Unido, EUA, França e Alemanha revelaram-se extremamente significativos para a audiência, uma vez que apresentaram ao grande público as idiossincrasias da comunidade.

“Para nós [Spotify], os dados inspiram-nos e dão-nos uma visão da emoção que as pessoas estão a expressar”, refere Seth Farbman, director de marketing da empresa.

O que podemos aprender: como utilizar os dados de uma forma criativa. Embora os dados sejam bastante úteis e já utilizados para construir uma estratégia de redes sociais, o facto de serem utilizados desta forma torna a marca disruptiva. Encontrar uma alternativa para criar engagement com os utilizadores revela-se, por isso, importante.

2. Airbnb usa emojis para criar engagement

Segundo o diretor de software da Apple (Craig Federighi), as palavras escritas terão cada vez menos importância no futuro, com os emojis a ocuparem um papel preponderante no mundo digital. Por isso mesmo, por que não incluir esta linguagem na estratégia de uma marca? O Airbnb construiu uma campanha de redes sociais bastante interactiva, pedindo à sua base de seguidores que descrevesse as suas férias de sonho apenas com três emojis. O serviço online de partilha de casas incentivou a participação dos seguidores dando-lhes uma recomendação de viagem com base na combinação de emojis que utilizaram.

post no Twitter oficial da empresa – com a hashtag #TripsOnAirBnB – angariou mais de seis mil interacções, entre retweets e favorites.

O que podemos aprender: como aproveitar uma tendência e utilizá-la no nosso negócio. Os emojis são uma trend cada vez mais importante na internet, pelo que a sua utilização se tornou aceite até nas empresas mais tradicionais. Incorporar esta linguagem numa estratégia de redes sociais não só é inteligente como demonstra um espírito jovem e adaptado aos tempos modernos.

3. Buzzfeed cria o Tasty, um autêntico império gastronómico

O BuzzFeed gera cerca de 5 mil milhões de visualizações mensalmente, sendo que 50% dessas visualizações provêm de vídeos. Como tal, a empresa de media tem desenvolvido este tipo de conteúdo com ferramentas de alta qualidade, tornando-se paradigmática ao criar o Tasty – uma marca que produz vídeos com centenas de receitas deliciosas.

Seguindo sempre o mesmo modelo – isto é, os mesmos planos, as mesmas imagens em fast motion, o mesmo tipo de linguagem gráfica – o Tasty tornou-se um fenómeno de popularidade nas redes sociais. Actualmente, a marca tem várias ramificações (cada uma com a gastronomia típica de cada país) e já deu origem a um livro bastante sui generis, onde cada utilizador podia customizar as receitas que gostaria de ter. A página original desta marca criada pelo Buzzfeed conta com 80 milhões de seguidores no Facebook. Podemos afirmar, portanto, que ganhou vida própria, não estando ligada à empresa norte-americana.

O que podemos aprender: como produzir conteúdo altamente partilhável em redes sociais. A história simples (mas não menos apelativa) que estes vídeos transmitem serve totalmente a audiência, que procura receitas deliciosas e rápidas de executar. O apelo visual não é de descurar.

4. VAN cria o Cartas Contra A Agência, o Cards Against Humanity para a vida em agências criativas

Basicamente, a versão desenvolvida pela VAN foca-se nos temas comuns ao marketing digital, webdesign e redes sociaisClientes, parceiros e colegas são todos alvos da sátira presente no Cartas Contra a Agência. A par disso, as referências de cultura pop e da web são uma tónica constante no baralho de cartas, algo que tem aumentado bastante a nossa rede de Instagram.

Sem qualquer intuito comercial nesta acção, o jogo pretende ser uma mostra de criatividade e conteúdo, aproximando a VAN de outras agências, parceiros e outras marcas dentro da mesma indústria. Os valores que as cartas transmitem – diversão, união entre a equipa, sentido de humor, dinamismo – são também os valores da agência.

O que podemos aprender: como criar conteúdo relevante dentro da nossa área de negócio. O tipo de conteúdo presente nas Cartas Contra A Agência tem aumentado grandemente a base de seguidores da VAN no Instagram.

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário