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4 ferramentas de SEO que não deves ignorar

Comunicação Digital, Sites & apps | 16 Abril 2021 | Rafael Venâncio

SEO, a arte antiga da otimização de sites para um melhor posicionamento nos motores de busca.
Neste artigo vamos apresentar-te cinco ferramentas de SEO que te vão ajudar a percorrer esta viagem de otimização e facilitar um bocado a tua vida!
Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo.

Breve história do SEO

Quando falamos de SEO, falamos de todas as técnicas aplicadas num website com o intuito de melhorar o seu posicionamento nos motores de busca, para que estes sejam mais fáceis de encontrar.
E, no que toca a técnicas de SEO, existem técnicas “corretas” e “incorretas”: “White Hat” e “Black Hat”.
O White Hat SEO é considerado o SEO puro. Abrange todo o tipo de técnicas que têm como objetivo o crescimento gradual e a longo prazo da página (por exemplo: a criação de conteúdo relevante; otimização do HTML de uma página; imagens corretamente rotuladas).
No fundo, se quiseres cair nas boas graças dos crawlers dos motores de buscas vais apostar neste tipo de técnicas.
Por outro lado, se estás à procura de uma ascensão rápida a solução é o Black Hat SEO. O grande problema do Black Hat é que utiliza um conjunto de técnicas para agradar os crawlers, ignorando o que procuram os visitantes: duplicação de conteúdos; uso exagerado de keywords; links e conteúdo invisível; etc.
A curto prazo vais ficar melhor posicionado mas, mais cedo ou mais tarde, os crawlers vão reparar que algo não está bem e vão punir quem utilize estas técnicas (nos piores casos a tua página ficar “invisível” nos motores de busca).
Por isso, se estás à procura de construir um site consistente e duradouro aposta nas boas práticas de SEO.
Se quiseres saber mais, podes prestar uma visita ao nosso artigo sobre este tópico!

Breve história do SEO

Ferramentas de SEO que não deves ignorar

Passando a parte “teórica”, vamos pôr as mãos na massa: que ferramentas me podem ajudar a otimizar SEO de um site? Muitas!
Hoje em dia tens à disposição uma vasta oferta de ferramentas de SEO, que te ajudam a crescer de forma orgânica e gradual.

Ferramentas de SEO que não deves ignorar

1 – SEMrush

A SEMrush é uma plataforma irá ajudar-te a optimizar o teu fluxo de trabalho de marketing. Desde o SEO, a publicidade, a redes sociais, conteúdos, benchmark e reports.
Conta com uma impressionante carteira de clientes de mais de 7 milhões de utilizadores, estando entres estes a Tesla, Decathlon, Nike, Forbes, Vodafone e IMBM.
Entre as funcionalidades que as ferramentas de SEO da SEMrush te vão oferecer estão: acesso a milhões de palavras-chave nacionais e locais, análise do perfil de backlink de qualquer domínio, realização de auditorias técnicas de SEO e acompanhamento diário da tua posição SERP (Search Engine Results Page – lista resultados das pesquisas feitas na Internet).
No que toca ao preço, vais ter 3 planos diferentes à disposição: Pro, Business e Guru.
Além disso, podes usufruir de um trial inicial gratuito. Aconselhamos-te mesmo a utilizares este trial, antes de aderires a algum dos pacotes, para perceberes se a plataforma satisfaz as tuas necessidades.

SEM Rush

2 – Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin que poderás adicionar ao teu site de WordPress ou WooCommerce.
Como todas as plataformas de SEO, o Yoast oferece diferentes planos: Gratuito e o Premium.
É verdade, o Yoast, ao contrário da SEM, tem uma versão gratuita. E tal pode justificar-se pelo facto do Yoast apenas se focar na parte de SEO, enquanto que a SEMRush oferece serviços em mais áreas.
Entre a vasta lista de funcionalidade do Yoast estão: Otimização de Keywords, insights sobre os conteúdos criados, sugestão de internal links, alertas para evitar a duplicação de conteúdos, sugestão de keywords, acesso a cursos da academia Yoast SEO e muito mais.
Para quem tem um blog pessoal ou para quem tem um site com um orçamento apertado, a versão gratuita do Yoast é uma das melhores opções do mercado.
Não querendo ser repetitivos mas, antes de aderires às funcionalidades premium, testa a versão gratuita!

Yoast SEO

3 – Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita da Google que te vai permitir aceder a uma lista completa de keywords e criar campanhas de anúncios pagas.
Esta ferramenta vem incluída nas contas de Google Ads, por isso, se tens uma conta, não esperes mais e vai já explorar as funcionalidades Keyword Planner!
Para além de te ajudar a escolher as keywords certas para os teus conteúdos, o Keyword Planner também te permite ver o número de pesquisas por keyword, chegar a uma estimativa de lances para campanhas de PPC, encontrar temas para o blog, perceber a concorrência de uma determinada keyword e muito mais.
Por isso, mãos à obra e explora esta fantástica ferramenta.

Google Keyword Planner

4 – MOZ

O MOZ, à semelhança do SEMrush oferece três pacotes distintos: Moz Pro, Moz Local e o STAT. E, como os restantes exemplos, oferece um trial gratuito, que tu vais aproveitar e testar antes de aderires a um dos pacotes pagos, não é verdade?
Para ti que tens um site empresarial ou blog, aconselhamos-te a optares pelo MOZ Pro, onde vais ter acesso a funcionalidades como: pesquisa de palavras-chave e links; auditorias técnicas a sites; insights e reports de SEO.
Para além disso, o MOZ Pro monitoriza broken redirects e title tags em falta.
Vai, também, analisar o teu site e criar uma lista de prioridades para que possas resolver eventuais falhas o mais rapidamente possível!

MOZ

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido todas as dúvidas e aberto os olhos para algumas das ferramentas de SEO que vão ajudar-te a escalar os motores de busca.

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