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Estudar determinados padrões comportamentais da audiência pode determinar o sucesso de uma marca a nível digital, na medida em que, assim, se pode criar conteúdo indentificável e partilhável. Saber ler o público-alvo sempre foi essencial para os profissionais de marketing. Por isso, escrevemos, neste artigo, 4 princípios de Psicologia que devemos ter em linha de conta quando estamos a elaborar uma estratégia de conteúdos.
Em 2011, o The New York Times conduziu uma grande investigação para para compreender aquilo que leva os utilizadores a partilhar conteúdo numa determinada rede social. Neste estudo intensivo, o popular jornal Norte-Americano encontrou cinco razões-chave. Os utilizadores partilham para:
Estas cinco razões-chave mostram, e bem, a importância dos relacionamentos inter-pessoais nas redes. As marcas têm que aparentar ser mais humanas.
Por si só, podemos achar que a cor não é importante para uma estratégia digital, mas a verdade é que é. De acordo com o estudo Impact of Color on Marketing, “os indivíduos tomam decisões 90 segundos depois de verem determinado conteúdo. Cerca de 62 a 90% das nossas percepções são baseadas apenas nas cores“.
Para tomar decisões estratégias relativas às cores dos seus conteúdos, considere quais as cores que comunicam melhor a sua marca. Talvez o Color Psychology Guide possa ajudar.
Um estudo levado a cabo pelo Harvard Business Review concluiu que a oxitocina – um hormona libertada pelo cérebro e que é considerada “a Hormona da Confiança” – aumenta no nosso sistema nervoso quando assistimos a uma “história heróica” em vídeo. Quando o cérebro produz oxitocina, as pessoas têm tendência a confiar mais e são mais generosas.
Para determinar isto, os investigadores testaram se narrativas filmadas em vídeo causariam algum impacto na produção de oxitociona, em vez das interações cara-a-cara. Análises ao sangue, antes e depois dos vídeos apresentados, concluíram que este tipo de histórias mais emotivas fazem aumentar a produção da referida hormona.
Nesse sentido, podemos depreender que o conteúdo elaborado por uma marca tem que ser, necessariamente, realista e pessoal. Utilizar User Generated-Content poderá ser um meio para atingir esse fim, por exemplo.
Segundo a revista Psychological Science, evocar certas emoções pode ajudar a aumentar a probabilidade de partilhar uma mensagem. “A partilha de determinadas histórias ou informações pode ser feita, em parte, devido ao entusiasmo. Quando as pessoas se sentem entusiasmadas, seja devido a estímulos emocionais ou outros, isso impulsiona a partilha de conteúdos”.
Para usufruir deste positivismo na sua estratégia de marketing digital, considere:
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