Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

5 boas práticas para criar um plano de conteúdos

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 20 Abril 2022 | Rafael Venâncio

Na hora de desenvolver um plano de conteúdos, quais são os pontos relevantes? Trazemos-te um artigo com boas práticas para te ajudar a responder a isto!

Importância dos planos de conteúdos

Nos dias que correm, o digital é cada vez mais um importante aliado das marcas e das organizações, ajudando a chegar a patamares mais altos.
Quando comparado com canais de comunicação mais tradicionais, o digital oferece mais ferramentas, mais personalização, maior alcance, resultados mais mensuráveis, maior potencialidade de viralizar e muito mais, e a um custo por regra mais acessível.
Os planos de conteúdos são a calendarização/ planeamento estratégico da comunicação. A definição de uma abordagem de comunicação com base na audiência a que pretendemos atender, com base em diversos acontecimentos ou aspetos envolventes, como efemérides, conjuntura atual, valores da marca, entre outros.
É muito importante saber para quem estamos a comunicar e perceber o que pretendem receber, porque no Marketing Digital as vendas são maioritariamente feitas através da partilha/oferta de conteúdos relevantes e não de “hard sell”. O canal digital veio permitir explorar e comprovar que outras técnicas, para além das vendas diretas, podem surtir efeito e gerar maiores e mais duradouros benefícios para as marcas. Sobretudo quando a lealdade às marcas é cada vez mais difícil de atingir.

As (prometidas) boas práticas

Respeita as dimensões

Começamos pelo mais básico: as dimensões. Diferentes redes sociais exigem e beneficiam certos formatos.
Por exemplo, no Instagram e no Facebook o quadrado é o formato rei, já no LinkedIn e no Twitter são as imagens mais horizontais, e no Snapchat o formato vertical (tipo Story) é a norma.
Para além das dimensões, deves ter atenção ao formato de conteúdos que funciona melhor. Hoje em dia, por exemplo, é inegável que o vídeo (muito devido à grande expansão do TikTok) é muito importante e é um dos formatos com maior alcance nas diversas plataformas.

Analisar as tendências

Real-time marketing e a análise do que está a ser feito, a cada momento, nas redes sociais são fatores cruciais que devem estar presentes no teu planeamento. Por mais neutra que pretendas que a tua comunicação seja, deves estar por dentro das tendências, efemérides e acontecimentos mundiais e locais. A partir daqui podes decidir sobre quais deves incluir na tua estratégia de comunicação e em quais te deves abster de entrar. É necessário ter critério e conseguir analisar os eventos e assuntos que se encaixam nos valores da tua marca e são relevantes para a tua audiência.
No entanto, a qualidade do conteúdo vai pesar muito no seu sucesso. Não basta celebrar ou assinalar um tópico do momento. Aliás, procurar cavalgar a onda errada pode até colocar a tua marca em risco.

Analisar tendências

Consistência (publicar com regularidade)

Para além da qualidade dos conteúdos, é importante criar conteúdos com regularidade.
A falta de regularidade vai fazer com que a tua rede “fique para trás” e vá registando valores mais baixos de alcance (orgânico) e por consequência uma quebra nas interações. Essa é uma das premissas base dos algoritmos que conhecemos atualmente.
Analisa bem a tua audiência, vê quando os teus seguidores estão mais ativos (informação normalmente presente no painel de estatísticas da plataforma social) e procura publicar de forma harmoniosa. Também não queremos saturar a nossa audiência ou ter publicações próprias a sobreporem-se umas às outras.

Por vezes, o “copy/paste” não funciona

Uma boa ideia ou algo que funcionou anteriormente pode não funcionar bem no futuro, ou noutra marca. Determinados formatos e tipos de conteúdos funcionam bem durante o período específico ou num segmento específico.
Podes e deves inspirar-te na tua concorrência ou noutras páginas de que gostes, mas deves sempre ter presente estas situações, e saber questionar se o tipo de conteúdos que pretendes de algum modo replicar é adaptável aos valores da tua marca, à tua identidade visual, e sobretudo à tua audiência.
Um bom exemplo disso é o tipo de comunicação da marca de preservativos Control. Tem um formato sempre muito simples e que funciona muito bem para o tipo de audiência e mercado que tem, mas não é fácil que funcione junto de outro público, e corre o risco de rápida saturação. Saturação, no sentido em que as publicações seguem uma linha gráfica muito semelhante e que não oferece muita flexibilidade para fazer algo diferente.
Nota final: inspiração não significa cópia integral. Podes basear-te num modelo, dialogar com ideias passadas, mas dá o teu toque único, um novo olhar, e preocupa-te com a adequação à tua marca e tom. Não te esqueças de que plágio é crime.

Por vezes, o "copy/paste" não funciona

UGC também vale

Os utilizadores gostam de ser vistos pelas marcas e de ver os seus conteúdos (devidamente identificados) partilhados!
Esta não só é uma forma mais fácil de obteres alguns conteúdos (por sinal, mais reais), como também acaba por funcionar como publicidade gratuita a teu favor. Tem ainda um fator psicológico mais importante: o social proof.
Como já abordámos variadíssimas vezes em artigos anteriores, as reviews e tudo o que abranja a opinião sobre um produto, podem influenciar de forma positiva ou negativa a decisão de compra. Usa, mas não abuses deste tipo de conteúdos. Como poderás ter reparado pelas nossas práticas, balanço e critério são chave para o desenvolvimento de um bom plano de conteúdos.

UGC também vale

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir algumas principais boas práticas para a criação de um plano de conteúdos. Fica a atento ao nosso blog para descobrires mais em futuros artigos.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.