Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

5 campanhas de marketing para entrar no espírito natalício

Comunicação Digital | 22 Dezembro 2016 | Miguel Menaia

O Natal e o marketing (com a publicidade em particular) sempre andaram de mãos dadas – exemplo disso é a figura do Pai Natal tal e qual como a conhecemos actualmente, uma criação da Coca-Cola em 1920.

Cada vez mais consumista, esta época é de ouro para todos os anunciantes e marketers, afigurando-se relevante fazer campanhas específicas para a quadra que conjuguem os valores da marca com os valores do Natal, como a partilha de afectos, a família, o altruísmo e o espírito de paz.

Por isso mesmo, a poucos dias do 25 de Dezembro, a VAN reuniu 5 campanhas natalícias de grande sucesso recente, seja pela sua criatividade seja pela sua execução.

 1. Edeka: Weihnachtsclip – #Heimkommen

Com o foco nos afectos, as marcas tentam apelar ao máximo à sensibilidade do consumidor. O exemplo que melhor espelha esta afirmação é o anúncio do Edeka, um supermercado alemão que em 2015 lançou a campanha “Weihnachtsclip – #heimkommen”, que se traduz para inglês como “Christmas Carol – #Homecoming“. A mensagem é simples: passar tempo de qualidade com as pessoas que mais amamos. É esse o verdadeiro espírito natalício.

No anúncio, um senhor de idade prepara-se para passar outro Natal sozinho, sendo que os seus filhos acabam por nunca o visitar nesta quadra. Posto isto, as imagens seguintes remetem-nos para a morte anunciada do protagonista, causando algum pesar junto dos filhos, que se reúnem em casa do falecido pai. Contudo, no fim do anúncio, percebe-se que tudo isto não passou de um plano do idoso, que conseguiu fazer uma surpresa à família. “De que outra maneira vos poderia reunir a todos?”, acaba por perguntar.

Como é evidente, não há nada nesta campanha que mostre explicitamente a cadeia de supermercados Edeka. Ainda assim, a campanha, com esta emocional mensagem, tem tido um feedback bastante positivo: conta com mais de 54 milhões de views no YouTube, tendo sido viral no Natal passado.

2. Google: Santa Tracker

Embora o Santa Tracker (A Viagem do Pai Natal, em português) já exista há alguns anos – algo que poderá ser verificado aqui com mais detalhe – o facto é que as suas funcionalidades têm evoluído ao longo do tempos. Em 2016, por exemplo, a Google desenvolveu o Painel do Pai Natal, uma espécie de “exibição virtual da tecnologia” que alimenta as viagens globais desta mítica personagem. O Santa Tracker é um bom exemplo de de conteúdo interactivo, repleto de jogos engraçados e informações interessantes sobre o Natal. O trabalho de design é irrepreensível, e a página actualizada todos os dias até ao fim do Natal.

Numa nota curiosa, a Google decidiu, este ano, partilhar em open source o código do site com a comunidade de developers. Sem dúvida uma boa aposta para permitir novas criações futuras.

3. H&M: Come Together

Uma breve ida à página de Youtube da H&M e percebemos rapidamente que a marca sabe como utilizar a componente de vídeo a seu favor. A campanha deste Natal levada a cabo pela marca de roupa não é, por isso mesmo, excepção à regra. Filmada pelo conceituado realizador Wes Anderson, Come Together tem características bastante específicas do estilo deste cineasta norte-americano, autor de obras como The Grand Budapest Hotel (2014) e Moonrise Kingdom (2012). Vinte e quatro horas após o upload no YouTube, o vídeo figurava já na primeira posição (trending) da rede.

A subtileza da campanha é o que a torna tão interessante. Esteticamente apelativo, o vídeo não menciona, em momento algum, as novas peças de roupa da estação Outono-Inverno da mH&M ou mesmo a marca. Em vez disso, a H&M incorpora o seu estilo nas personagens, tornando a storyline mais apelativa. Para além disso, os valores presentes nesta campanha são salutares e seguem o espírito da época – o que mostra que o Holiday Marketing nem sempre tem que ser intrusivo.

4. Samsung: Entre em modo de Natal On 

Nacionalmente, este é um dos melhores vídeos para social media feitos este ano. Querendo aliar a tencologia à época natalícia, a Samsung criou o “Entre em modo de Natal On”, uma campanha que nos remete para vários momentos passados em família. Este vídeo dá a ideia de um Natal tecnológico, para toda a família, substituindo situações quotidianas mas preservando os valores tradicionais da quadra.

No site da marca, podemos ver vários passatempos alusivos ao Natal. “Temos dicas e desafios que vão ajudá-lo a viver mais cedo o Natal e a prepará-lo como ninguém. 24 dias, 24 motivos para ficar ON. Todos os dias uma dica e um desafio diferente para o inspirar a espalhar a magia do Natal Samsung“, escreve a Samsung.

5. Licor Beirão: Preferia Beirão?

Outra boa campanha feita em terras lusas é esta.Preferia Beirão?” é, resumidamente, uma troca de bens que propaga o nome da bebida licorosa, ao mesmo tempo que ajuda Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No site criado exlcusivamente para a campanha, pode submeter-se uma prenda da qual não gostámos e oferecê-la a uma das IPSSs selecionadas. Caso aceite a troca, a IPSS oferece-lhe uma garrafa de Licor Beirão como agradecimento. A campanha tem sido um enorme sucesso e eco nas redes sociais. Prova disso é o vídeo acima, que conta já com mais de 360 mil visualizações no YouTube.

A VAN deseja a todos os seus colaboradores, parceiros e leitores um feliz Natal.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário