Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

5 características importantes num site

Comunicação Digital, Sites & apps | 14 Abril 2021 | Rafael Venâncio

Voltamos a repetir: atualmente existem mais 1.7 mil milhões de sites a navegar os oceanos da Internet e, para além disso existem diversos milhares de sites para a mesma keyword!
Levanta-se a questão: como nos diferenciarmos dos outros milhões de sites existentes? Pois bem, não te preocupes.
Trazemos-te 5 características importantes que vão ajudar a realçar o teu site, tanto aos olhos dos teus visitantes, como também dos crawlers dos motores de busca.
Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo.

1 – Design

Como mencionámos no nosso artigo anterior, designs responsivos e únicos retém mais visitantes.
Sites complicados afastam visitantes, o que resulta na perda de conversões.
Quanto mais simples, intuitivo e personalizado for o teu template, maiores serão as probabilidades de apelares a uma massa mais alargada.
E quando falamos numa navegação diferenciada, que pontos estamos a almejar? Falamos da utilização de conteúdos media, pequenos momentos de interação (como a personalização de mensagens) e muito mais!
Não querendo ser redundantes, a melhor forma de te diferenciares é seres tu próprio e dares um toque “teu” ao template do teu site.
Nota: pesquisa e compara sites de marcas com as quais te identifiques para obteres algumas ideias.

Design.

2 – User Experience

Mais uma vez, este tópico não surge pela primeira vez no nosso blog: a experiência de navegação é tudo.
Gostas de sites lentos, de difícil navegação e que não correm em múltiplos dispositivos? Pois bem, ninguém gosta!
A experiência de navegação num site é um dos mais importantes fatores para a retenção de sessões.
Assegura-te de que otimizas o teu site para diversos formatos de navegação (sobretudo o mobile, que representa a maior fatia de navegação da internet), explora ferramentas que te vão ajudar a acelerar o teu site (por exemplo: ferramentas de AMP, no que toca ao mobile; ferramentas de compressão de conteúdos media, no que toca ao tempo de carregamento do teu site).

User Experience.

3 – Suporte técnico

Outra característica importante que deve constar no teu site… melhor, não pode faltar é o apoio ao cliente/suporte técnico!
Se um potencial cliente tem uma dúvida tens de ser capaz de dar feedback o mais rapidamente possível.

Suporte técnico.

Para este desafio não vais ter uma resposta única mas sim múltiplas:

  • Live chat
    Esta é uma das importantes características que, possivelmente, conquista mais “brownie points” para o teu site, tendo como contrapartida o facto de requerer mais esforço e investimento.
    Sites que têm Live chat oferecem mais segurança ao visitante, acabando por serem mais credíveis.
    Porquê? Muito simples! Um site que tem Live chat mostra que estás disponível para esclarecer quaisquer dúvidas imediatas e que, de certa forma, não tens nada a “esconder”.
    Ao guiar e descomplicar a sessão de uma lead no teu site, abres portas para que a relação se prolongue.
Live chat.
  • FAQs
    Hoje em dia, um site que não tem uma página de Frequently Asked Questions está em grande desvantagem.
    Não nos cansamos de dizer que os internautas são cada vez mais exigentes e apressados, pelo que não estão dispostos a enfrentarem contratempos.
    O que procuram? Respostas e soluções “imediatas” aos seus problemas.
    E é nas páginas das FAQs que vão encontra muitas dessas soluções.

    Aqui poderás adicionar informações relevantes sobre tópicos que são recorrentemente abordados: “como fazer o pagamentos?”; “qual é o prazo de entrega?”; “qual é a política de devolução?”.
    O facto de disponibilizares estas respostas faz com que poupes o teu tempo e o dos visitantes, transmitindo ao mesmo tempo segurança e abertura.
FAQs.
  • Chatbots
    Mais avançados ou menos avançados, se não tiveres a possibilidade de adicionar Live chat dá uma vista de olhos aos “bots”.
    A grande vantagem deste tipo de chat é que oferece respostas imediatas e concisas.
    É claro que diferentes tipos de chatbots conseguem responder a diferentes tipos de questões.
    Um chatbot simples vais funcionar à base de comandos de resposta (pré-inseridos) simples, quase que como se fosse uma página de FAQs.
    Já um chatbot avançado vai ser capaz de ter “conversas” e correlacionar keywords com conteúdos no teu site.
    Por isso, se tiveres a possibilidade de escolher entre um chatbot simples e um avançado, aconselhamos-te a escolher um chatbot avançado.
    É o mais próximo que vais ficar de providenciar aos teus visitantes uma experiência de Live chat… a seguir ao próprio Live Chat.
    Dá uma vista de olhos ao nosso artigo anterior para saberes mais sobre esta solução!
Chatbots.
  • Formulário de contacto
    Mesmo que tenhas todas as outras opções à disposição no teu site, deverás sempre ter um formulário de contacto!
    Esta é uma forma simples de comunicação, entre cliente e marca, tendo como principal barreira o tempo de resposta.
    Ou seja, enquanto que as outras ferramentas acima proporcionam um contacto quase que imediato, a logística de um formulário de contacto é mais morosa.
    Para além do preenchimento, é necessário que a resposta chegue ao representante da marca para que depois seja enviado feedback ao cliente.
    É um processo mais lento mas que de todas as formas não deixa de ser importante estar presente.
Formulário de contacto.

4 – Let’s go mobile!

Se não estás no mobile estás a fechar a porta a mais de 50% de potenciais visitas. Como é óbvio, estamos a exagerar!
O que queremos dizer é que o mobile já ultrapassou o desktop no que toca a navegação na internet, muito devido ao facto das pessoas procurarem pesquisas mais rápidas e práticas.
Claro que isto vai variar de marca para marca. Nem todas as marcas têm como principal canal de pesquisas o mobile, vai depender muito do mercado, do tipo de comunicação que fazes e da otimização do teu site para diferentes formatos.
Em todo o caso, senão tiveres o site otimizado para mobile podes deparar-te com dois cenários: ou o visitante faz o “esforço” e continua a pesquisa no desktop, ou desiste e vira-te as costas.
Por isso, não corras riscos e tenta otimizar o teu site para diferentes formatos.
Ainda por cima, hoje em dia, já tens diversas ferramentas que te ajudam a acelerar e descomplicar este processo, como por exemplo as ferramentas de AMP (passo no nosso artigo para descobrires mais).

Let's go mobile!

5 – Conteúdo, conteúdo, conteúdo!

Três pontos importantes a ter em conta no que toca a conteúdos: consistência, regularidade e conteúdo.
Os sites vivem de conteúdo, o que significa que se não tiveres conteúdos, não tens visitas.
A criação de conteúdos vai ser um dos fatores determinantes para a tua posição nos motores de busca (muito importante na otimização do SEO de um site).
Sites que apostam que criam conteúdos apelativos para os crawlers (com a dose certa de keywords e conteúdos media, bem formatados e com o número de caracteres certo) têm maior probabilidade de serem rastreados e consequentemente ocuparem melhores posições nos motores de busca.
Novamente, realçamos que uma das características mais importantes de um site é estar presente na primeira página de um motor de busca e de forma orgânica!
Claro que inicialmente, sobretudo para determinadas keywords muito concorridas, poderás e deverás recorrer a anúncios para marcares presença na primeira página. Mas, até nestes casos, a qualidade e consistência dos conteúdos vai ser determinante para a posição que ocupas na secção dos anúncios.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo!

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido todas as dúvidas e aberto os olhos para algumas das características mais importantes de um site.

Como sempre, estamos disponíveis para falar contigo, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.