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Neste artigo vamos falar-te um pouco sobre duas coisas que adoramos: Anúncios e TikTok! Descobre já algumas dicas para otimizar campanhas de anúncios de TikTok.
Enquanto agência de comunicação digital, é-nos super difícil ignorar as ferramentas de criação de anúncios que as plataformas sociais oferecem.
Como tal, decidimos explorar mais um pouco as do TikTok e deixar-te algumas dicas que te vão ajudar a otimizar as tuas campanhas de anúncios do TikTok e, por consequência, potencialmente melhorar os teus resultados.
E sim, nós sabemos que a plataforma não dá primazia à criação de anúncios, não fosse o seu lema: “Don’t Make Ads. Make TikTok videos.” Mas é um defeito do ofício!
Olhemos, então, para as prometidas dicas que te poderão ajudar a obter melhor resultados nas tuas campanhas de anúncios do TikTok.
À semelhança de outras plataformas sociais, ao criares campanhas de anúncios deves sempre comunicar para o maior número de seguidores que possam ser clientes ou potenciais clientes. Seguidores que apresentam “traços” que se assemelhem ou enquadrem nos valores da tua marca.
Como já falámos em artigos anteriores, as funcionalidades de personalização de audiência do TikTok são bastante avançadas e de fácil acesso (basta acederes ao painel de campanhas do TikTok Ads Manager).
Para teres uma experiência mais personalizada, aconselhamos a que explores o modo “custom”. Assim, serás capaz de criar e inserir Pixels no teu site (para te ajudar a criar lookalikes dos teus consumidores) e definir tantas outras opções de segmentação.
Explora bem todas as definições de segmentação que a plataforma oferece e diverte-te.
Nunca deste por ti a fazer scroll nas redes sociais ou num site e deparares-te, repetidamente, com o mesmo anúncio? E deu-te vontade de comprar ou saber mais? Talvez na primeira ou segunda vez? A saturação é um problema grave no que toca aos anúncios no digital. Se estivéssemos a falar de comunicação tradicional, como um MUPI, seria impossível não te deparares com a mesma peça de comunicação vezes sem conta. No digital tens a possibilidade (e facilidade) de criares múltiplas peças distintas.
Evita a saturação (tenta limitar o número de vezes que um anúncio é exibido à mesma pessoa), cria diferentes criatividades e copy para não saturares a tua audiência e obteres melhores resultados.
Testa diferentes formatos, diferentes composições, diferentes ângulos. Testa!
Não existe uma fórmula certa, mas sim coisas que funcionam em determinados segmentos ou em determinadas alturas.
Vê o que está ser feito, o que podes aproveitar e usar para inspiração, analisa os resultados da campanha (a campanha deve correr pelo menos duas semanas para obteres resultados “válidos” e relevantes) e experimenta diferentes variações para comprovar quais atingem melhores resultados.
Existe sempre espaço para melhorar alguma coisa.
O TikTok é um mundo relativamente recente e volátil, que ainda é bastante difícil de compreender ou dominar. Uma coisa é certa, a plataforma requer regularidade e pessoas que estejam por dentro das suas tendências (ou sejam capazes de criar as suas próprias!)
Uma excelente forma de conseguir criar conteúdos impactantes, respeitando os valores da marca e com a regularidade exigida pela plataforma, é recorrer ao auxílio de influencers e micro-influencers do TikTok.
Um fator importante na escolha do influencer é perceber se os seus valores casam com os da tua marca e, para além disso, se este consegue chegar à tua audiência desejada.
Uma das principais dicas de otimização de licitação e orçamento, oferecida pela própria plataforma, é não fazer quaisquer alterações de audiência, licitação ou orçamento antes da campanha ultrapassar a “fase de aprendizagem”. A fase de aprendizagem refere-se ao período em que o sistema de distribuição está a reunir informações sobre o teu conjunto de anúncios. De acordo com dados do TikTok, esta fase é superada após a marca das 50 conversões. Ultrapassando esta fase deverás manter o orçamento dentro de um intervalo de 50% do anteriormente definido; já no que toca às licitações deverás mantê-las dentro de um intervalo de 20% da licitação anterior.
Além disso, não deverás fazer alterações à campanha num prazo inferior a dois dias, para deixar a campanha ajustar-se. Descobre mais dicas de otimização aqui!
Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir algumas principais boas práticas para otimizar campanhas de Anúncios de TikTok. Fica a atento ao nosso blog para descobrires mais em futuros artigos.
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