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O nosso amor pelo TikTok não parece esmorecer, que o diga o Hugo que está sempre a eliminar a aplicação e a voltar a instalá-la. Sendo algo inevitável, decidimos trazer-te algumas dicas que te vão ajudar a melhorar a tua prestação e a ter sucesso no TikTok.
O TikTok é uma plataforma que tem vindo a crescer e a expandir-se a um ritmo estonteante!
Chegou como um “substituto” do Vine, mas a verdade é que continua a evoluir e a conquistar mais e mais céticos.
Hoje em dia, o TikTok já se encontra presente em mais de 150 países e conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos.
No campo da evolução, a plataforma que se destacou por dar exclusivamente prioridade aos vídeos curtos, é muito mais do que isso nos dias que correm. Entre as principais diferenças dos seus primórdios, podemos ver funcionalidades e testes de funcionalidades como: a expansão dos vídeos até 10 minutos, a inserção de um separador “loja”, a chegada dos ads à plataforma, a inovação e criação de filtros virais, a introdução de mini-jogos, e muito mais.
O TikTok ajuda a dinamizar a forma como as pessoas comunicam e produzem (e consomem!) conteúdos. A indústria da música foi uma das que assistiu a maiores benefícios, devido ao enorme potencial de viralização da plataforma.
Apesar de não existir uma fórmula mágica para teres sucesso no TikTok, existem algumas dicas que te poderão ajudar! Vamos olhar para algumas delas.
1. Publicar com frequência
Uma das principais questões de qualquer plataforma social é a regularidade e consistência, e o TikTok não é exceção.
De acordo com dados e conselhos divulgados pela própria plataforma, o TikTok recomenda que publiques entre 1 a 4 vezes por dia! Leste bem: POR DIA.
Esta frequência de conteúdos vai agradar ao algoritmo da plataforma e a tua base de seguidores. No entanto, com o tempo e através da análise de perfomance das publicações, vais conseguir perceber qual é o número de publicações que resulta melhor.
Quanto à altura do dia em que as tuas publicações têm maior hipótese de ter melhores prestações, o Hootsuite realizou um estudo, com base em 30.000 publicações, que indicou quinta-feira às 19h como o período de maior potencial de interação. Este é um dado que não é certo, uma vez que os interesses dos utilizadores, a sua região, e até mesmo a plataforma em si estão em constante mutação e evolução.
2. Utiliza hashtags
Os hashtags são a melhor forma de levar os teus vídeos aos seguidores na plataforma.
Numa plataforma pautada pela enorme quantidade de conteúdo, produzido a um ritmo avassalador, os hashtags são uma das formas que te vão ajudar a destacares a tua presença na rede.
O mais comum e recomendado — embora também por isso de efeito muito relativo — para praticamente todas as publicações e pessoas que se estão a iniciar é o “FYP”. Esta tag é referente à “For You Page”, a página de recomendados onde tu pretendes estar — o ecrã com o feed principal da plataforma.
Vai explorando as tags mais utilizadas e experimenta inseri-las no teu copy para aumentares as tuas chances de aparecer nos ecrãs dos utilizadores.
3. Acompanhar as tendências
As tendências são uma das formas mais simples e fáceis de criar conteúdos. Existem filtros e áudios que viralizam e que por isso aparecem com maior frequência no feed. O TikTok premeia quem segue as tendências!
Além disso, já tens aqui uma boa base de inspiração para fazeres o conteúdo, uma vez que existem outras centenas de exemplos. O desafio é conseguires destacar-te por um twist próprio e original, capaz de surpreender.
Atenção que as tendências na plataforma são bastante rápidas, pois acompanham o ritmo acelerado a que a plataforma nos habituou.
4. Utilizar áudios e músicas na moda
Os áudios do TikTok são talvez uma das principais ferramentas que deves explorar na plataforma.
Para além de estarem diretamente ligados às tendências, são uma excelente forma de seres descoberto. Porquê? Porque ao utilizares um determinado áudio, os utilizadores conseguem aceder a todas as publicações criadas com essa mesma banda-sonora.
Por estarem normalmente associados às tendências, a procura e interesse por conteúdos que utilizem áudios (ou músicas) aumentam. No entanto, tal como as tendências, os áudios considerados virais são também muito voláteis e não é certo que o teu conteúdo “pegue”. A qualidade do conteúdo e a sua capacidade de atração também vão ter um peso enorme.
5. Faz duetos e Q&As
Os duetos e Q&As são outros tipos de ferramentas/formato de conteúdos que não deves riscar.
São uma excelente forma de partilhares o teu conhecimento, ofereceres o teu input sobre algo, ou até mesmo mostrar a tua criatividade.
O potencial para este tipo de conteúdos é enorme; vai desde responder a um vídeo ou pergunta, até criar um sketch cómico a partir de outro conteúdo.
Os duetos só podem ser feitos em vídeos que tenham a funcionalidade ativa; já os Q&As são uma funcionalidade que deve ser ativada no perfil (funciona como uma caixa de “recomendações”, onde os utilizadores deixam as suas perguntas).
Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir algumas técnicas e dicas para otimizares o teu perfil de TikTok.
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