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5 exemplos de campanhas digitais para o Halloween

Comunicação Digital | 27 Outubro 2017 | Miguel Menaia

Embora esteja enraizado na cultura anglo-saxónica, o Halloween é um fenómeno cada vez mais global. Por isso mesmo, hoje escrevemos sobre algumas campanhas digitais alusivas ao Halloween.

Potenciado pela importância do social media no nosso quotidiano, este evento é bastante aproveitado pelas marcas, à semelhança do que acontece noutras épocas festivas, como o Natal, a Páscoa ou o Carnaval.

Por isso mesmo, ter know-how para rentabilizar o momento e conseguir fazer uma campanha criativa e engaging é determinante para a marca se destacar das demais, como já aqui escrevemos.

1. Ford – Spooky Halloween Car Wash Prank

Em 2014, a Ford levou a cabo uma partida chamada “Spooky Halloween Car Wash Prank”, que de imediato se tornou viral nas redes sociais. O conteúdo do vídeo consistia num test-drive, feito por potenciais clientes, a um dos carros da marca… que, depois de realizado, se tornava numa experiência assustadora dentro de uma cabine de lavagem automática de automóveis.

A simplicidade deste conteúdo – digno de ser partilhado no Dia das Bruxas – originou milhões de visualizações, tendo tido altos níveis de engagement.

2. Snickers – Horseless Headman

A Snickers tem desenvolvido, ao longo dos tempos, campanhas bastante interessantes relativas ao Halloween. A mais famosa será, sem dúvida, a do Horseless Headman, que remonta ao ano de 2013. Ainda hoje é um sucesso de visualizações no YouTube, tendo bastantes comentários positivos, que enaltecem o jogo de palavras que a marca fez, bem como o seu humor.

3. AirBNB: A Night at Dracula’s Castle in Transylvania

Esta época é, por excelência, a época das Casas Assombradas. Por isso mesmo, a AirBNB desenvolveu, no ano passado, uma campanha bastante suis generis, onde davam a oportunidade aos seus seguidores de passar uma noite no castelo do Drácula na Transilvânia.

A mensagem, publicada no Twitter da AirBNB a 17 de Outubro de 2016, teve mais de 300 likes e outras centenas de retweets. O mais caricato? Aqueles que se inscreveram foram posteriormente inscritos numa competição para experimentar esta aventura. Os vencedores do prémio foram levados para a Roménia e pernoitaram no castelo que originalmente inspirou o lendário conto do Drácula.

4. Universal – Halloween Horror Nights

 

O resort da Universal, em Orlando, Florida, é um destino bastante familiar na maior parte do ano. Contudo, no Outono, e mais precisamente nas semanas que antecedem o Halloween, este parque de diversões transforma-se num local assustador, onde decorre um grande evento: as Halloween Horror Nights.

É posicionado como a maior experiência de Halloween dos EUA. No ano passado, as campanhas digitais da marca centraram-se em blockbusters como o American Horror Story, Texas Chainsaw Massacre, The Walking Dead, entre outros.

5. Snapchat – Netflix/StrangerThings

Para promover a segunda temporada de Stranger Things, o êxito de sci-fi da Netflix que estreia hoje, o Snapchat desenvolveu um filtro em parceria com a gigante de streaming Norte-Americana. Utilizando a app, que se baseia em princípios de Realidade Aumentada, os utilizadores podem estar na famosa casa de Will Byers, um dos protagonistas da série. Podem também, quando tirarem selfies, ficarem semelhantes à Eleven, a rapariga misteriosa que foi, sem dúvida, um dos pilares da primeira temporada.

Esta campanha está disponível apenas durante o dia de hoje, mas está em tudo relacionada com a época do Halloween.

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