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O digital tornou-se num plano da vida incontornável para muitas pessoas e marcas! Hoje, vamos falar de alguns dos mitos em torno do Marketing Digital.
O Marketing Digital tem vindo a crescer a um ritmo avassalador nos últimos anos, e a pandemia só veio incentivar ainda mais a exploração das suas potencialidades.
É cada vez maior a presença de marcas e pessoas online, o volume de compras feito online, o investimento na comunicação digital, mas também o tempo que passamos nas redes. O digital, já o sabemos, encurta distâncias como nenhum outro meio, mas também multiplica por muito o leque de ofertas e ferramentas à disposição — sites, redes sociais, plataformas de eCommerce, Ads, etc.
Existe no digital um mundo muito mais vasto e recheado do que aquilo que alguma vez experienciámos. E cabe-nos a nós, curiosos digitais, embarcar nesta viagem.
Feitas as introduções, vamos agora olhar para alguns dos mitos que ainda hoje perduram nas cabeças de algumas pessoas.
1. “Não é necessário marcar presença no digital”
Começamos por tocar num tópico sensível e muito amplo. É verdade que nem todos os negócios precisam de estar no digital para subsistir. Falamos, por exemplo, de serviços de primeira necessidade, como escolas ou hospitais. Mas só abona a seu favor “pisar os relvados” digitais.
Esta presença no digital veio abrir uma nova porta de comunicação e oferecer um lado mais humano às organizações e entidades. Além disso, são mais um canal de contacto e de prestação de informações úteis, de uma forma mais cómoda e instantânea.
No caso dos negócios, o digital veio oferecer novas formas de chegar aos consumidores, quer em termos de comunicação, quer em termos de oferta e venda de produtos e serviços, tornando-se num forte aliado para todos os negócios, independentemente do sector ou dimensão.
E, para marcar presença no digital, quer seja nas redes sociais quer seja através da criação de um site, existem diversas ferramentas que permitem que qualquer pessoa, com alguma dedicação e tutoriais à mistura, desenvolva a sua presença online.
2. “Ter uma página no Facebook é suficiente”
Sim e não. Mais uma vez, voltamos a dizer que existem casos e casos.
No entanto, marcar presença no digital, sobretudo nos dias de hoje, exige uma estratégia mais planeada e abrangente.
Falamos de uma abordagem multi-canal, que ajude a nossa marcar a chegar a mais pessoas (dentro do segmento relevante) nos diversos locais que frequentam online.
Áreas-chave que devem ser cobertas inicialmente são: uma presença bem estruturada nas redes sociais que façam sentido para a marca (não serve de nada marcar presença em todas, é preferível fazer uma seleção ponderada) e a criação de um site robusto. Neste site é muito importante desenvolver uma componente de Inbound Marketing, que se pode traduzir na criação de conteúdos relevantes. Oferecer algo às leads, em troca da sua atenção… e dados.
Para quem pretende fazer uma abordagem mais avançada, pode também explorar técnicas de e-mail marketing e, muito importante, investir em Ads (tanto nas redes sociais como nos motores de busca).
3. “Já ninguém vai ao email”
Não tivéssemos nós falado de e-mail marketing no ponto anterior, não é?
A verdade é que o e-mail marketing continua a ser uma importante ferramenta com um tremendo potencial. Para o comprovar, dados da Hubspot revelam que diariamente 4 mil milhões de utilizadores utilizam as suas contas de e-mail.
Isto significa que a criação de campanhas continua a ser uma excelente possibilidade para qualquer negócio. Se os dados tiverem sido recolhidos de forma correta, esta é uma excelente forma de oferecer conteúdos e ofertas exclusivas diretamente a um conjunto de potenciais clientes com uma pré-disposição maior para ouvir a marca.
No que toca a custos associados, plataformas como o MailChimp ou E-goi oferecem planos gratuitos bastante completos.
4. “O Marketing Digital é caro”
Não querendo ser repetitivos, sim e não. É tudo uma questão de perspetiva.
O Marketing Digital tem ínfimas opções para explorar e comunicar, que têm diferentes níveis de exigência (tanto financeira como intelectual).
A maior parte das ferramentas digitais oferecem grande flexibilidade, seja por permitirem a cada cliente fazer o investimento que lhe convém (caso das plataformas de anúncios) ou até por permitirem uma utilização gratuita, dependendo da escala e das necessidades das empresas.
No entanto, quando comparado com o alcance dos meios tradicionais e o seu custo, o digital consegue quebrar barreiras que o tradicional não consegue e chegar a resultados muito mais vantajosos com investimentos menores. Para além disso, o digital permite também criar comunicações mais impactantes e personalizáveis com muito menos custos inerentes.
5. “Não preciso otimizar para mobile”
É e acabou-se a discussão!
Hoje em dia, as pessoas marcam cada vez mais presença no digital através dos seus dispositivos móveis. É mais leve, portátil e cómodo. Através de um telemóvel podemos aceder a praticamente qualquer funcionalidade ou aplicação, em qualquer lugar.
Dados da Statista revelam que existem 4,32 mil milhões de utilizadores de internet em mobile em todo o mundo, e o valor continua a crescer.
Por isso, testa tudo para mobile, quer seja um site, quer seja uma newsletter. No mobile, a velocidade ganha ainda maior preponderância. Explora ferramentas como o AMP (Accelerated Mobile Pages) e certifica-te de que o teu site está à altura.
Assim acabamos a nossa conversobre mitos de Marketing Digital! Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a compreender e a desmistificar alguns dos “velhos dizeres” que continuam a assombrar o Marketing Digital.
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O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
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