ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
Não é segredo que adoramos redes sociais, e por isso não precisamos de nenhuma desculpa elaborada para te trazer algumas plataformas novas que poderás querer experimentar. Descobre tudo no nosso artigo.
Redes sociais existem dezenas para todos os gostos e com as mais diversas funcionalidades.
Olhando para o top de utilizadores de redes sociais, podemos ver um padrão naquilo de que os utilizadores gostam e aquilo que procuram numa rede social.
Se, há três anos, o Facebook e o Instagram dominavam quase sem concorrência, nos últimos tempos temos assistido a uma mudança de situação e a um interesse crescente pelas plataformas que privilegiam o vídeo. O TikTok atingiu a marca dos mil milhões de utilizadores a nível mundial nas últimas semanas, e o YouTube conta hoje com 1.325.000.000 utilizadores.
No entanto, o Facebook (2.853 mil milhões) e o Instagram (1. 386 mil milhões) continuam a ter o maior número de utilizadores a nível mundial, mostrando que a maior variabilidade de conteúdo continua a ser um fator relevante.
Criada em 2015, a Vero é uma plataforma social norte-americana que ganhou maior notoriedade em 2018, após ter sido adoptada por Influencers e personalidades conhecidas.
Tem como principal fator distintivo o facto de não ter anúncios nem ser regida por um algoritmo, estando apenas disponível para dispositivos móveis.
Em termos práticos, a plataforma funciona de forma semelhante a tantas outras: tem um feed de scroll vertical, permite publicar atualizações (fotos, vídeos, links, locais, etc), permite fazer chamadas e enviar mensagens, pesquisar por interesses, etc.
Oferecendo uma opção ligeiramente diferente, trazemos-te agora uma aplicação mais dedicada à escrita: a Medium.
A Medium foi desenvolvida e lançada em 2012 por Evan Williams, cofundador do Twitter e do Blogger.
Em Março de 2021, a plataforma anunciou uma mudança na sua estratégia editorial e modelo de negócio, que consistia numa mistura entre jornalistas pagos (que desenvolvem as suas próprias publicações) e um maior apoio a escritores independentes.
Atualmente, a plataforma conta com mais de 60 milhões de utilizadores mensais ativos.
Se gostas de escrever e estás à procura de um sítio para expor os teus artigos, dá uma vista de olhos. A Medium aposta no trunfo de se assemelhar muito a uma revista online para emprestar um toque de profissionalismo às tuas publicações.
Agora, mudamos mais uma vez de paradigma comunicacional, e trazemos-te uma plataforma dedicada à troca de mensagens: a WeChat!
Inicialmente lançado em Janeiro de 2011 na China, o WeChat é um serviço de mensagens instantâneas, multi-plataforma, desenvolvido pela Tencent.
Se estás a pensar no quão semelhante é o conceito-base, e logo em comparação com o WhatsApp, não estás errado. Mas o WeChat é muito mais do que isso, permitindo, dependendo da tua região:
Atualmente, a plataforma já conta com 1.25 mil milhões de utilizadores ativos mensais.
Seguindo a tendência do vídeo, já referida acima, apresentamos-te a Caffeine!
Fundada em 2016 e divulgada em 2018, esta rede social é uma plataforma que permite criar transmissões em direto (lives/streams) para amigos e seguidores.
Se estás a pensar para ti mesmo que a plataforma parece replicar o conceito da Twitch é porque, na verdade, ela é bastante semelhante, até mesmo no seu design.
Para terminar, trazemos-te uma rede social “super-recente”: o Reddit!
Apesar de ter sido criada em 2005, é nos últimos anos que o Reddit tem vindo a ganhar mais e mais adeptos, e em 2020 já registava a impressionante marca de 52 milhões de utilizadores diários ativos.
O Reddit acaba por funcionar como um fórum, subdividido em categorias e interesses. É um local onde os utilizadores partilham notícias, dúvidas e tantas outras ideias, e os membros pertencentes a essa comunidade específica (ou subreddit) podem comentar. Esta é uma excelente plataforma para debater ideias e receber feedback!
Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a conhecer e descobrir novas plataformas sociais!
Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.