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5 TED Talks inspiradoras sobre marketing digital

Comunicação Digital | 2 Agosto 2017 | Miguel Menaia

Popularizadas pela internet na última década, as TED Talks são palestras que nos ajudam a compreender melhor uma área de negócio, uma história ou uma ideia. Para além disso, e por serem realizadas mundialmente, servem também de inspiração para qualquer pessoa, uma vez que são dadas, habitualmente, por oradores que se destacam nas áreas da educação, empreendorismo, ciência, tecnologia e criatividade.

Neste artigo, apresentamos cinco TED Talks sobre marketing digital, produtividade e criação de conteúdos.

1. “3 Ways to Usefully Lose Control of Your Brand”, por Tim Leberecht

Tim Leberecht, conhecido orador e autor alemão, abre a sua TED Talk com a frase “A tua marca é aquilo que as outras pessoas dizem sobre ti quando não estás presente“. Posteriormente, explica que as marcas têm que perceber que têm pouco controlo sobre a sua reputação, sendo que esse poder está concentrado no público.

De acordo com Leberecht, existem três formas dos negócios perderem o controlo (de forma positiva, entenda-se) sobre si próprios. Esse descontrolo saudável é bom para os consumidores, que enriquecem assim a sua relação com a marca.

Esta TED Talk afigura-se relevante na medida em que nos ajuda a perceber como humanizar um negócio, apresentando algumas ideias nesse sentido.

Transparência, honestidade e relevância são palavras-chave desta palestra.

A TED Talk pode ser vista aqui.

2. “How to gain control of your free time”, por Laura Vanderkam

Laura Vanderkam é expert em gestão de tempo. Esta speaker Norte-Americana acredita que a gestão de tempo só é bem sucedida quando se definem prioridades a curto e médio prazo – algo que se pode aplicar não só no nosso crescimento pessoal, como também na nossa vida profissional.

Uma vez que as redes sociais requerem um acompanhamento regular (há que estar atento aos trending topics, aos likes, aos comentários, etc.), saber mais sobre gestão de tempo pode ser profícuo para apresentar, enquanto Community Manager, um trabalho mais profissional e estruturado.

A TED Talk pode ser vista aqui.

3. “Adventures in Twitter fiction”, por Andrew Fitzgerald

Actualmente, o storytelling é um dos tópicos mais falados no mundo digital. Nunca tantas marcas ou influencers contaram tantas histórias como agora, onde a informação se dissemina na internet em segundos. Por isso mesmo o Chefe de Conteúdo Digital da Hearst Magazine (anteriormente Editor do Twitter Moments), Andrew Fitzgerald, explora a forma como plataformas de microblogging (como o Twitter, justamente) estão alterar os media e a partilha de conteúdos.

O storytelling em tempo real é algo a considerar caso façamos tweets ou Instagram Stories. Nesse sentido, o orador fala sobre as diversas pontes entre o mundo digital e físico, sobre a partilha de conteúdos à qual estamos sujeitos diariamente, e sobre os limites das várias plataformas digitais que temos ao nosso dispor.

A TED Talk pode ser vista aqui.

4. “How to get your ideas to spread”, por Seth Godin

Seth Godin, um dos mais conceituados autores contemporâneos no que a marketing diz respeito, dá uma TED Talk bastante interessante sobre como espalhar uma ideia.

De acordo com Godin, as marcas necessitam de encontrar um grupo que se preocupe com o que estas têm para dizer. “Nós vendemos produtos e serviços para as pessoas que nos estão a ouvir. Com sorte, depois disso, talvez essas pessoas passem a mensagem aos seus amigos”, remata.

A TED Talk pode ser vista aqui.

5. “Why videos go viral”, por Kevin Alloca

Se existe alguém que percebe de conteúdos virais, esse alguém é Kevin Allocca, Trend Manager do Youtube. Sabemos que não existe uma fórmula perfeita para fazer um vídeo viral, mas isso não nos impede de tecer algumas considerações sobre o tema. É isto que Alloca faz nesta palestra. O orador aborda temas como a participação da comunidade, a influência dos vloggers, e o efeito-surpresa de um viral.

A TED Talk pode ser vista aqui.

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