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5 tendências de Marketing Digital para 2022

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 7 Janeiro 2022 | Rafael Venâncio

Entramos no novo ano com um olhar sobre as tendências de Marketing Digital que prometem marcar 2022. Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo!

Introdução

2021 foi um ano repleto de novidades e transformação, resultando na estabilização de algumas das tendências verificadas no ano anterior (como o eCommerce) e abrindo portas a novos mundos (como o metaverso).
Novos desafios surgiram e foram superados, deixando um bom presságio para o ano em que entramos.
2022 promete pegar nalgumas das tendências que 2021 nos apresentou e levá-las a um novo patamar.
Desde as questões da privacidade e transparência ao mundo que existe para lá do físico, vamos olhar para as tendências que prometem marcar o ano de 2022 no Marketing Digital!

5 tendências de Marketing Digital para 2022

Como mencionámos acima, as tendências que mencionaremos aqui não serão propriamente novidades, mas sim o continuar do trabalho que se iniciou em 2021 e nos anos antecedentes.

1 Privacidade, transparência e confiança

Começamos por um dos tópicos que promete marcar 2022 e que começou a ser falado com mais fervor desde 2018, com o escândalo de dados Facebook–Cambridge Analytica.
Desde então diversas políticas de privacidade surgiram (como o GDPR) e a forma como fornecemos, recolhemos, acedemos e utilizamos dados de terceiros mudou.
Isto significa o fim da recolha de dados e dos cookies? Não! Mas sabemos que estão cada vez mais atentos às práticas empresariais e que procuram relacionar-se com empresas mais transparentes e respeitadoras das boas-práticas dos seus mercados. No que toca aos dados, os utilizadores demonstraram querer ter mais conhecimento e controlo sobre que utilização será dada aos seus dados pessoais e, desde logo, maior transparência sobre as informações recolhidas.
Privacidade, transparência e confiança vão (continuar a) ser as palavras de ordem no digital para esta ano!

1 Privacidade, transparência e confiança

2 Os utilizadores gostam de “Shoppable” content

O eCommerce continua a crescer gradualmente, muito devido aos desafios que foram colocados ao comércio tradicional pela pandemia de COVID-19. Os dados apontam para que em 2022 o eCommerce (mundial) atinja os 5,4 biliões de USD.
Isto abre (ainda mais) portas para que as plataformas sociais continuem a explorar estas oportunidades. Exemplo perfeito disso é a comodidade e rapidez possibilitados pelo “Shoppable content”.
Os utilizadores gostam de um produto, querem comprar e não se querem deparar com muitas barreiras. Pelo contrário, querem conseguir concluir o processo da forma mais rápida e prática possível. Por exemplo, através do próprio feed, dentro da sua aplicação de eleição.

2 Os utilizadores gostam de “Shoppable” content

3 O Meta (e o Facebook) chegou e veio para ficar

O Facebook chocou o mundo ao anunciar o novo nome e abordagem do seu grupo: o Meta!
Esta abordagem é nada mais, nada menos, que uma aposta no metaverso — o mundo a coincidir com uma realidade virtual.
A novidade vai continuar a alimentar a curiosidade dos seguidores, pois ainda não foi revelado muito acerca deste novo mundo. Além disso, apesar do que é contrariamente pensado e das polémicas em torno da plataforma, o Facebook continua a crescer (contando atualmente com 3 mil milhões de utilizadores).

3 O Meta (e o Facebook) chegou e veio para ficar

4 AI ganha maior preponderância no Marketing Digital

A inteligência artificial está cada vez mais evoluída e presente no nosso dia-a-dia.
Para 2022, os especialistas acreditam que esta ferramenta irá ser ainda mais explorada no que toca ao Marketing Digital. Passando à frente o facto de permitir automatizar tarefas, o próximo olhar será sobre a análise de dados e a possibilidade de prever as preferências e os próximos “passos” dos consumidores, abrindo portas para criar campanhas mais personalizadas (num momento perfeito!)

4 AI ganha maior preponderância no Marketing Digital

5 NFTs e criptos invadem as redes sociais

Em 2021, estes dois devem ter sido dos tópicos mais falados: NFTs e criptomoedas. Aos poucos, têm-se vindo a propagar pelo nosso quotidiano e as redes sociais são o próximo alvo.
Prova disso é o facto de o Twitter estar a trabalhar na integração de pagamentos através de criptomoedas na plataforma e do Facebook já promove a utilização de opções NFT de visualização e de avatares.
Resta aguardar e ver quais serão as próximas plataformas a aderir.

5 NFTs e criptos invadem as redes sociais

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a perceber algumas das tendências de Marketing Digital que prometem marcar 2022!

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