En

Contacte-nos

6 Tendências do Marketing Digital para 2020

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 13 Dezembro 2019 | Rafael Venâncio

2019 está a chegar ao fim, e por isso é tempo de fazer previsões para 2020!
Hoje damos-te a conhecer algumas das tendências de Marketing digital que vão marcar o próximo ano.

1. Conversational Marketing

O que é o Conversational Marketing? Em português, Marketing Conversacional. Uma das tendências do Marketing Digital para 2020, ele traduz uma abordagem mais pessoal entre marca e consumidor.
O Marketing Conversacional é uma técnica que as marcas começaram a utilizar para encurtar os ciclos de vendas e facilitar o processo das mesmas, adquirir informação sobre os consumidores, criar uma experiência mais personalizada, e humana para o consumidor.
O Marketing Conversacional oferece respostas e soluções àquilo que os consumidores e potenciais consumidores procuram, através de live chat (com um representante da marca), chatbots ou outras formas de AI/Machine Learning.
Trata-se de uma estratégia que surge de uma necessidade dos tempos modernos – respostas personalizadas e num curto prazo. Estudos revelam que 42% dos clientes esperam uma resposta imediata (+/- cinco segundos) e 36% espera uma resposta no prazo máximo de cinco minutos.
A utilização desta técnica não só ajuda a melhorar a relação entre marca e consumidor como também melhora o fluxo comunicação/ resolução de conflitos ou processo de compra.

1. Conversational Marketing

2. Valorização da transparência de empresas

Este é um assunto sensível e que ganhou grande destaque com a polémica em torno do Facebook e do seu acesso aos dados.
As marcas utilizam dados digitais para criar experiências personalizadas para os seus consumidores. Recolhem, geralmente, dados como o nome, género, endereço de email, morada, telemóvel, gostos, horários de interação, etc.
O problema é que, por vezes, não é claro a que dados estamos a dar autorização de recolha e, pior, muitas vezes são dados que os consumidores não pretendem partilhar.
Que efeito tem para as marcas a utilização indevida de dados dos consumidores? Perda de confiança e afinidade, assim como poderá levar à queda das vendas.
Um estudo da Label Insight indicou que as empresas que produzem conteúdos “honestos” retêm até 94% dos consumidores.
A transparência é a base da confiança, por isso deves comunicar abertamente os teus valores, alterações e atualizações no teu negócio/projeto, justificar decisões tomadas , abrir as portas para o diálogo e feedback. Tudo isto demonstrará que estás preocupado em colocar as cartas todas na mesa e que só queres proporcionar a melhor experiência possível.
Atenção! É muito importante que clarifiques que dados pretendes recolher e pedir a devida autorização antecipadamente.

2. Valorização da transparência de empresas

3. Aumento significativo das pesquisas por voz

A tecnologia voice search tem vindo a propagar-se e a ganhar cada vez mais importância. Para que tenhas noção um estudo levado a cabo pela PwC nos EUA revelou que 65% do grupo etário 25-49 anos utiliza pelo menos uma vez por dia dispositivos ativados por voz, e como podes ver na imagem abaixo os outros grupos etários não ficam muito atrás. 
O voice search permite encontrar informação relevante de forma simples e rápida, isto porque os AIs dos assistentes por voz (como a Siri, Alexa, Google) estão cada vez mais otimizados e inteligentes.

3. Aumento significativo das pesquisas por voz

Estudos revelam que:

  • Até 2020, 50% das pesquisas serão feitas através de voz (fonte comScore);
  • 72% das pessoas que utilizam dispositivos ativados por voz dizem que estes dispositivos fazem parte da sua rotina diária (fonte Google);
  • 41% das pessoas que têm dispositivos ativados por voz dizem que sentem que estão a falar com um familiar ou amigo quando usam estes dispositivos (fonte Google).

Que impacto terá isto? Vai obrigar a que as marcas adaptem a sua estratégia, de forma a poderem oferecer uma experiência otimizada e personalizada, que terá como consequência o aumento da lealdade na atitude relativa à marca (ARM)

3. Aumento significativo das pesquisas por voz

4. Visual Search

Já ouviste falar de Visual Search? Então prepara-te que no próximo ano vais ouvir bastante sobre esta tendência do Marketing Digital. Esta é uma tecnologia que utiliza imagens reais, como screenshots, imagens da internet ou fotografias, para encontrar resultados.
O Visual Search utiliza tecnologia AI para compreender o conteúdo e contexto das imagens inseridas para oferecer uma lista de resultados relacionados. Cria links que as pesquisas por texto não são capazes de oferecer, como por exemplo encontrar uns sapatos que combinem com o meu outfit através de uma imagem. 
O visual search aparece como um importante complemento ao e-commerce, pois abre as portas para opções infindáveis de sugestões através de uma simples imagem.

4. Visual Search

E por que é que o visual search vai ter um papel tão importante:

  • 90% da informação transmitida ao cérebro humano é visual (fonte MIT).
  • O cérebro humano consegue identificar imagens em 13 milissegundos (fonte MIT). 
  • 62% dos millennials querem mais novidades visual search, para poderem fazer as compras de forma mais eficiente e rápida (fonte Business Wire).
  • 59% considera que a informação visual é mais importante que a informação contextual (entre todas as categorias; fonte Business Wire).

Em termos comparativos, o visual search é muito mais útil para quem está indeciso e aberto a novas opções, enquanto que a procura através de texto é muito mais útil para quem sabe exatamente o que vai comprar

Exemplos de marcas que utilizam visual search:

  • Pinterest – Pinterest Lens: inspira mensalmente mais de 600 milhões de procuras no Pinterest (App e Browser; descobre como funciona no nosso tutorial);
4. Visual Search - Pinterest Lens
  • Google – Google Lens: a lente do Google foi utilizada, até ao momento, mais de mil milhões de vezes.
4. Visual Search - Google Lens

5. Instagram Shoppable Posts

O Instagram foi dos primeiros players do mercado a introduzir, com um sucesso enorme, o checkout in-app.
Por que é que isto é importante? Porque permite reduzir etapas do funil de vendas e torna o processo de compra muitos mais simples para o consumidor.
É impossível ser mais simples do que isto: estás fazer scroll no teu feed de Instagram, vês um conjunto de que gostas, clicas no product tag e finalizas a encomenda através da publicação. Simples e eficaz!
Precisas de estatísticas para te aliciar? O Instagram tem mais de mil milhões de utilizadores ativos mensais, sendo que 90% seguem páginas empresariais. 
Esta é mais uma importante porta que se abre para o e-commerce nas plataformas sociais!

5. Instagram Shoppable Posts

6. Remoção dos likes no Facebook e Instagram

A última das tendências do Marketing Digital que temos para te apresentar tem sido e será um dos assuntos em destaque durante o próximo ano.
Até ao momento não existem dados oficiais do impacto da remoção da contagem de likes no Instagram, mas um estudo levado a cabo pela HypeAuditor revela que os influencers estão a sentir o peso da medida! Por exemplo, os influencers brasileiros que têm entre 100k e um milhão de seguidores viram os seus likes diminuírem em quase 30%, e o Japão, um dos 7 países em análise, foi o único que viu um crescimento de likes, na ordem dos 6%.
Estes dados não são nada entusiasmantes numa altura em que se fala do aumento no investimento em influencer Marketing para 2020. Será que a inexistência de social proof vai ter um papel importante na redução do número de likes e que para combater isso as marcas vão apostar em mais ads? Ou vai simplesmente ser uma transição pacífica?
Vê a nossa opinião e previsões sobre a remoção de likes aqui (o artigo foi lançado numa altura em que apenas 7 países tinham sido submetidos ao teste: recentemente, foi anunciado o teste global).

6. Remoção dos likes no Facebook e Instagram

Conclusão

2020 ainda não chegou mas já promete bastante!
As marcas estão cada vez mais abertas para apostar em novas técnicas e estratégias, e a tecnologia continua a apresentar inovações fantásticas. 
Estas são apenas algumas das tendências de Marketing Digital que irão marcar o próximo ano.

Se quiseres esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido passa pela nossa página de Facebook ou Instagram. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário