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2019 está a chegar ao fim, e por isso é tempo de fazer previsões para 2020!
Hoje damos-te a conhecer algumas das tendências de Marketing digital que vão marcar o próximo ano.
O que é o Conversational Marketing? Em português, Marketing Conversacional. Uma das tendências do Marketing Digital para 2020, ele traduz uma abordagem mais pessoal entre marca e consumidor.
O Marketing Conversacional é uma técnica que as marcas começaram a utilizar para encurtar os ciclos de vendas e facilitar o processo das mesmas, adquirir informação sobre os consumidores, criar uma experiência mais personalizada, e humana para o consumidor.
O Marketing Conversacional oferece respostas e soluções àquilo que os consumidores e potenciais consumidores procuram, através de live chat (com um representante da marca), chatbots ou outras formas de AI/Machine Learning.
Trata-se de uma estratégia que surge de uma necessidade dos tempos modernos – respostas personalizadas e num curto prazo. Estudos revelam que 42% dos clientes esperam uma resposta imediata (+/- cinco segundos) e 36% espera uma resposta no prazo máximo de cinco minutos.
A utilização desta técnica não só ajuda a melhorar a relação entre marca e consumidor como também melhora o fluxo comunicação/ resolução de conflitos ou processo de compra.
Este é um assunto sensível e que ganhou grande destaque com a polémica em torno do Facebook e do seu acesso aos dados.
As marcas utilizam dados digitais para criar experiências personalizadas para os seus consumidores. Recolhem, geralmente, dados como o nome, género, endereço de email, morada, telemóvel, gostos, horários de interação, etc.
O problema é que, por vezes, não é claro a que dados estamos a dar autorização de recolha e, pior, muitas vezes são dados que os consumidores não pretendem partilhar.
Que efeito tem para as marcas a utilização indevida de dados dos consumidores? Perda de confiança e afinidade, assim como poderá levar à queda das vendas.
Um estudo da Label Insight indicou que as empresas que produzem conteúdos “honestos” retêm até 94% dos consumidores.
A transparência é a base da confiança, por isso deves comunicar abertamente os teus valores, alterações e atualizações no teu negócio/projeto, justificar decisões tomadas , abrir as portas para o diálogo e feedback. Tudo isto demonstrará que estás preocupado em colocar as cartas todas na mesa e que só queres proporcionar a melhor experiência possível.
Atenção! É muito importante que clarifiques que dados pretendes recolher e pedir a devida autorização antecipadamente.
A tecnologia voice search tem vindo a propagar-se e a ganhar cada vez mais importância. Para que tenhas noção um estudo levado a cabo pela PwC nos EUA revelou que 65% do grupo etário 25-49 anos utiliza pelo menos uma vez por dia dispositivos ativados por voz, e como podes ver na imagem abaixo os outros grupos etários não ficam muito atrás.
O voice search permite encontrar informação relevante de forma simples e rápida, isto porque os AIs dos assistentes por voz (como a Siri, Alexa, Google) estão cada vez mais otimizados e inteligentes.
Estudos revelam que:
Que impacto terá isto? Vai obrigar a que as marcas adaptem a sua estratégia, de forma a poderem oferecer uma experiência otimizada e personalizada, que terá como consequência o aumento da lealdade na atitude relativa à marca (ARM).
Já ouviste falar de Visual Search? Então prepara-te que no próximo ano vais ouvir bastante sobre esta tendência do Marketing Digital. Esta é uma tecnologia que utiliza imagens reais, como screenshots, imagens da internet ou fotografias, para encontrar resultados.
O Visual Search utiliza tecnologia AI para compreender o conteúdo e contexto das imagens inseridas para oferecer uma lista de resultados relacionados. Cria links que as pesquisas por texto não são capazes de oferecer, como por exemplo encontrar uns sapatos que combinem com o meu outfit através de uma imagem.
O visual search aparece como um importante complemento ao e-commerce, pois abre as portas para opções infindáveis de sugestões através de uma simples imagem.
E por que é que o visual search vai ter um papel tão importante:
Em termos comparativos, o visual search é muito mais útil para quem está indeciso e aberto a novas opções, enquanto que a procura através de texto é muito mais útil para quem sabe exatamente o que vai comprar
Exemplos de marcas que utilizam visual search:
O Instagram foi dos primeiros players do mercado a introduzir, com um sucesso enorme, o checkout in-app.
Por que é que isto é importante? Porque permite reduzir etapas do funil de vendas e torna o processo de compra muitos mais simples para o consumidor.
É impossível ser mais simples do que isto: estás fazer scroll no teu feed de Instagram, vês um conjunto de que gostas, clicas no product tag e finalizas a encomenda através da publicação. Simples e eficaz!
Precisas de estatísticas para te aliciar? O Instagram tem mais de mil milhões de utilizadores ativos mensais, sendo que 90% seguem páginas empresariais.
Esta é mais uma importante porta que se abre para o e-commerce nas plataformas sociais!
A última das tendências do Marketing Digital que temos para te apresentar tem sido e será um dos assuntos em destaque durante o próximo ano.
Até ao momento não existem dados oficiais do impacto da remoção da contagem de likes no Instagram, mas um estudo levado a cabo pela HypeAuditor revela que os influencers estão a sentir o peso da medida! Por exemplo, os influencers brasileiros que têm entre 100k e um milhão de seguidores viram os seus likes diminuírem em quase 30%, e o Japão, um dos 7 países em análise, foi o único que viu um crescimento de likes, na ordem dos 6%.
Estes dados não são nada entusiasmantes numa altura em que se fala do aumento no investimento em influencer Marketing para 2020. Será que a inexistência de social proof vai ter um papel importante na redução do número de likes e que para combater isso as marcas vão apostar em mais ads? Ou vai simplesmente ser uma transição pacífica?
Vê a nossa opinião e previsões sobre a remoção de likes aqui (o artigo foi lançado numa altura em que apenas 7 países tinham sido submetidos ao teste: recentemente, foi anunciado o teste global).
2020 ainda não chegou mas já promete bastante!
As marcas estão cada vez mais abertas para apostar em novas técnicas e estratégias, e a tecnologia continua a apresentar inovações fantásticas.
Estas são apenas algumas das tendências de Marketing Digital que irão marcar o próximo ano.
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