Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

7 bons exemplos de landing pages

Comunicação Digital | 1 Fevereiro 2022 | Rafael Venâncio

As primeiras impressões têm muito peso e os sites não são excepção! Descobre alguns exemplos de Landing Pages que aos nossos olhos e em teoria cumprem os “requisitos de excelência digital”.

Guia de boas práticas

Uma boa landing page pode resultar no sucesso ou insucesso da tua estratégia de aquisição de leads.
Na teoria, as landing pages são, na grande maioria, o primeiro contacto que um potencial cliente tem com uma empresa/serviço e todos nós sabemos o quão importante é deixar uma boa primeira impressão!

O que costuma resultar numa landing page:

  • Botões e CTAs apelativos – Estes vão ajudar a guiar um visitante dentro do site e orientá-lo para completar ações-chave pré-estabelecidas.
  • Ser direto e conciso – Muito texto e informação pode repelir potenciais leads. O ideal será conjugar texto e conteúdos media, de forma a criar uma experiência mais leve e divertida.
  • Não sejas um “sell-out” – Todos nós queremos “vender”, mas por vezes a melhor forma de vender é não vender. Nos dias que correm, as estratégias digitais devem ser assentes na troca e partilha com as leads. Em troca da execução da ação pretendida, nós oferecemos um pouco do nosso “know-how” (artigos, e-books, relatórios, descontos, free trial, etc). Funciona, de certa forma, como um tester ou teaser do que podem vir a ganhar ao acederem ao nosso serviços ou produto. Convém, porém, criar real valor para o potencial cliente. Nada pior do que defraudar expectativas logo no primeiro contacto ao fornecer um artigo que é mera publicidade, ou um relatório com informação truncada.

Exemplos de Landing Pages

  • We Transfer

Simples, “clean”, interativa e intuitiva! Assim podemos descrever a Landing Page do We Tansfer.
E se alguma vez recebeste documentos via We Transfer, estás a par das diferentes peças de arte e conteúdos interativos que te são apresentados cada vez que visitas o site, tornando a experiência em algo sempre novo.
Como podemos ver pela imagem, através desta página tens acesso a todas as informações relevantes sobre a empresa e os seus serviços, assim como a própria funcionalidade de envio de documentos (neste caso).

We Transfer
  • Slack

O que há a dizer desta Landing Page do Slack? É leve, divertida e direta.
Para começar, temos uma breve descrição do Serviço que a empresa oferece, acompanhado por uma ilustração e onde salta à vista o CTA — o botão verde onde se oferece a possibilidade de experimentar o serviço ou iniciar sessão.

Slack
  • Squarespace

Se queremos fazer concorrência ao líder de mercado (WordPress) precisamos de criar boas primeiras impressões e, honestamente, o Squarespace não se saiu nada mal.
Através desta Landing podemos rapidamente ter um vislumbre daquilo que é possível criar através da plataforma, além de exemplos de templates e outros recursos.
Esta landing tem um visual e um UX muito agradáveis, e o site corre de forma bastante suave.

Squarespace
  • Wix

Porque entra a WIX aqui? Após termos visto um exemplo de uma landing page de um site focado em website design acima, vemos agora um exemplo claramente diferente.
Se no exemplo da Squarespace temos acesso à informação toda de forma instantânea e com visual profissional, na Wix temos direito a um pouco mais de mistério — apesar da fantástica ilustração!
Ambas as estratégias podem funcionar bem, tudo depende da segmentação e audiência que procuras impactar, assim como o resto das variáveis que acompanham a campanha (como o copy, por exemplo).

Wix
  • Spotify

O Spotify, apesar de pertencer a um mercado distinto, mistura um pouco dos dois exemplos acima.
Por um lado, temos um visual mais divertido e colorido, por outro temos a comunicação mais direto.

Pontos importantes a reforçar sobre esta Landing Page:

  1. O copy – Temos um copy principal com uma mensagem mais emocional, que depois é complementado por uma mensagem de segunda ordem que apela ao lado racional muita coisa para ouvir e não tens de preocupar com cartões de crédito.
  2. Call-to-action – A plataforma disponibiliza um serviço pago premium, mas se reparares no CTA, este incentiva a experimentar imediatamente a versão gratuita.
  3. Boa conjugação visual – É de forma geral uma página “clean”, leve e intuitiva, em que os diversos elementos casam bem.
Spotify
  • Mailchimp

Eis outro excelente exemplo de uma landing page que coloca todas as cartas na mesa, de forma leve e divertida, sem ser demasiado “in your face”.
Muito “in brand”, oferece um vislumbre sobre as valências da plataforma, assim como links directos para diferentes recursos e mais informações sobre a marca. Como mencionámos acima, não vemos uma estratégia agressiva de vendas e o visual da página é muito apelativo.

Mailchimp
  • Airbnb

Para terminar, damos um saltinho ao Airbnb.
A abordagem é muito casual e divertida, mas oferece tudo aquilo que esperamos da plataforma.
Se souberes para onde queres ir, podes logo pesquisar, e se estiveres numa onda de aventura, a página também tem sugestões para ti.
Se, por outro lado, o teu desejo é ser anfitrião, também tens um link dedicado logo no ecrã inicial.
Rápida, fácil, intuitiva, criativa e apelativa. Todos estes são critérios importantes para uma landing page e todos estes aqui estão presentes.

Airbnb

Esperamos que gostado dos nossos exemplos de Landing Pages!

Se ficaste com alguma dúvida ou quiseres partilhar algum exemplo, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.