ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
Tal como estarem atentos às novas tendências, é importante para os profissionais de Marketing aprofundar conhecimentos e saber o que pensam alguns dos mais experientes e interessantes profissionais da área.
Hoje, apresentamos 7 livros de marketing imperdíveis para quem quiser aprimorar os seus conhecimentos sobre esta área:
Sendo fundador do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi sabe melhor do que ninguém como criar um império em torno do conteúdo, e o seu mais recente livro comprova-o. Ao contrário das inúmeras obras que seguem um pensamento tradicional sobre modelos de negócio, em Content Inc. é nos aconselhado a construir primeiro um público-alvo através do conteúdo – seja ele um blog, um podcast, etc. – e só depois lançar o produto ou serviço da empresa.
Utilizando este modelo de negócio, a monetização de determinado produto ou serviço para os seguidores assíduos torna-se muito mais fácil, pelo que os empresários com poucos recursos podem utilizar as recomendações de Pulizzi para serem bem-sucedidos.
Para além disso, o livro conta também com case-studies inspiradores.
Segundo Daniel Kahneman (conceituado psicólogo e economista Americano-Isreaelita), existem dois sistemas que conduzem a nossa forma de pensar e de agir: o Sistema Um, que é rápido, intuitivo e emocional; e o Sistema Dois, que é mais lógico e ponderado. Examinando estes dois sistemas, Kahneman, o vencedor do Prémio Nobel de Economia em 2002, expõe as extraordinárias capacidades do nosso cérebro, num livro que questiona as escolhas que fazemos (bem como o seu porquê).
À primeira vista, esta obra pode não estar em nada relacionada com marketing… Mas não será importante para um marketer entender um pouco sobre psicologia comportamental, para conseguir executar melhor o conteúdo para o seu target? Sem dúvida.
Como tal, Thinking, Fast and Slow é um must-read que teoriza sobre até que ponto conseguimos confiar nas nossas intuições, ou como podemos beneficiar das vantagens do “pensamento lento”.
Como já concluímos aqui, gerir uma crise nas redes sociais é, provavelmente, das tarefas mais difíceis para os Social Media Managers. Contudo, há um livro que ajuda qualquer profissional de marketing digital a lidar com os commumente denominados haters.
Pela experiência, entendemos que ignorar os comentários negativos não é, de todo, o caminho a seguir; mas de que forma devemos lidar com os utilizadores mais agressivos e críticos? Nesta obra, Jay Baer não só transforma uma experiência potencialmente negativa em algo benéfico para uma marca, como também agrupa os vários tipos de queixosos, ilustrando-os com exemplos de sucesso de empresas.
Ainda na senda de produzir conteúdo para a web, incluímos um guia para melhorar a escrita de todos os marketers. Afinal, escrever bem deve ser uma qualidade inerente a qualquer profissional da comunicação.
Dessa forma, em Everybody Writes, Ann Handley oferece conselhos práticos sobre aquilo que deve ser a nossa escrita quotidiana – escrita essa que “nos pode fazer parecer espertos, estúpidos, competentes ou de confiança”.
Porque contar histórias muito bem é um dos princípios básicos para se ter sucesso nas redes, explica a autora que o conteúdo é “tudo aquilo com que o cliente interage” até ao mais ínfimo pormenor.
Posto isto, este é o livro ideal para compreender que estratégias narrativas devemos de utilizar para ter a atenção do nosso público. Consideramos também que esta é uma obra útil para percepcionar o peso que as palavras têm.
De onde vêm as nossas ideias brilhantes, e como é que elas podem ser reconhecidas pelos outros? Foi esta questão que serviu de mote para o livro de Dorie Clark, onde nomes como Seth Godin, Daniel Pink e David Allen (entre outros conceituados empresários) são entrevistados com o intuito de dar a conhecer a capitalização do seu processo criativo.
Basicamente, Stand Out fala de como podemos capitalizar a nossa criatividade, conhecimento e perspectivas sobre o mundo, por forma a inspirar os nossos pares a fazer o mesmo.
Segundo a sinopse, a obra não é, de todo, sobre auto-promoção. “É sobre mudar o mundo para melhor enquanto conseguimos dar conselhos de carreira”.
“Todos os marketers contam histórias. E se o fizerem bem, nós acreditamos nelas. Acreditamos que um vinho sabe melhor num copo de 20 euros do que num de 1 euro. Acreditamos que um Porsche caríssimo é qualititivamente superior a um Volkswagen mais em conta. E, acreditando nisso, torna-se verdade.”
É assim que a sinopse ilustra o livro controverso de Seth Godin, onde este nos conta as particularidades do storytelling executado pelos profissionais de marketing. O autor salienta a ideia de que os bons marketers não falam das funcionalidades de um produto, nem mesmo das suas qualidades. Em vez disso, contam uma história – contam aquilo que queremos ouvir, seja factual ou não.
Tal como Don Draper nos diz na série Mad Men – sendo esta uma das ideias vincadas no livro por Godin, ainda que de uma maneira mais ortodoxa -, as histórias de amor são apenas uma invenção criada por pessoas como ele, para vender nylons. Por isso mesmo, All Marketers Tell Stories é, sem dúvida, uma narrativa contemporânea a ler.
Considerado um bestseller pela New York Times, Contagious é um dos grandes livros de marketing da última década, tendo sido o melhor do sector em 2014 pela AMA (American Marketing Association). Enquanto “tornar um conteúdo viral” possa não ser a maior ambição para um gestor de redes sociais, fazer com que a sua marca se destaque das restantes é um objectivo a longo prazo.
Como tal, Jonah Berger mergulha em seis qualidades “contagiosas” que englobam tudo – desde posts no Facebook a conteúdos publicados nos media. Aprendendo estas seis qualidades, o autor salienta que é possível criar conteúdo altamente partilhável, o que torna a leitura da obra algo obrigatória.
Esperamos que algumas destas escolhas possam fazer parte da vossa estante num futuro próximo. Boas leituras!
[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.