En

Contacte-nos

A importância do SEO

Comunicação Digital, Sites & apps | 4 Outubro 2018 | Jesse Viana

Aparecer na primeira página do Google pode ser decisivo para o sucesso de um negócio. E como é que isto é possível? Com muito trabalho e dedicação na optimização do teu site (ou blogue). É aqui que aquelas três letras que estás sempre a ver em todo o lado entram em acção: SEO. Para que fique bem claro, estamos a falar de Search Engine Optimization.

Então, o que é isto? Nada mais, nada menos, do que o processo que afecta a visibilidade de um website ou de uma página num motor de busca que não se pague (o exemplo mais popular sendo o Google). Ou seja, é o optimizar do conteúdo online para que tenha o melhor rank quando alguém pesquisar uma determinada keyword.

Neste processo, como tão bem nos explica o Neil Patel, existem 3 partes essenciais: tu, o motor de busca, e quem está a pesquisar. Imagina que tens um artigo sobre lasanha vegetariana no teu blogue. Naturalmente, vais querer que, quem pesquise por essas keywords, veja a tua publicação em primeiro. Para isso, terás que fazer a tua magia para que o Google o vá buscar, ao ter uma página bem arrumadinha e o conteúdo claro e bem definido. Também é importante saber que o Google valoriza a qualidade genuína do conteúdo, e a missão é a de conseguir responder, da melhor maneira, ao searcher’s intent.

 E é aqui que entram os conceitos de On-Page SEO e de Off-Page SEO. Não nos vamos alongar muito com isto, porque já temos um guia que podes espreitar.

Basicamente, o primeiro corresponde ao interior (headlines, conteúdo, estrutura da página) e às optimizações do teu site, a fim de melhorar a experiência do utilizador. O objetivo principal é que te encontrem rápida e facilmente, através de aspectos-chave de informação que, por sua vez, vão dar sinal dos tópicos de relevo ao motor de busca e valorizar o conteúdo. A par disto, é importante teres uma boa capacidade de loading na tua página, assim como uma boa versão mobile.

Já o segundo, corresponde ao exterior do teu site (aquilo que o Google vai reparar e que não depende só de ti), sendo o link building (haver ligação para o teu site, a partir de outros sites, mostra que tens valor) essencial para que esteja bem feito.

Porquê otimizar o teu site?

Agora que já te introduzimos ao tema e a alguns dos seus aspectos, chegou à altura de te explicar a importância que a optimização tem para o teu website, blogue, negócio, marca… o que tu quiseres. É bastante comum que se subestime o valor que o SEO pode trazer, e isto só faz com que, quem o faz, seja deixado de parte. Quando é bem feito, cria uma experiência fantástica ao consumidor, o que vai fazer com que confie na tua empresa.

Há algumas objecções ao uso do SEO, maioritariamente ligadas ao tempo e ao investimento a que obriga, pois os resultados podem demorar até se fazerem notar. Mas há alguns resultados imediatos que vão beneficiar tanto o cliente como o negócio:

  1. Ao corrigir os erros no site, e ao selecionar as keywords certas, vais começar a ganhar ranking, assim como a ver a performance orgânica melhorada.
  2. Ao entrar num site que está limpo e arrumado, o utilizador vai encontrar aquilo que procura mais facilmente. Isto não só melhora a experiência do consumidor, como também a reputação do site, e pode até levar a mais loads e conversões.

A longo prazo, os benefícios que o investimento em SEO traz apenas se vão multiplicar. Quanto mais for melhorado, mais retorno vais receber (o qual vai ultrapassar, de longe, o investimento inicial). Tempo, esforço e dedicação são as palavras-chave para que tenhas sucesso – e vão compensar.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário