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O User Generated Content – em português, conteúdo criado pelos utilizadores (neste caso, pela audiência de seguidores) – beneficia tanto marcas como consumidores. É uma tática win-win, e da qual as marcas podem tirar muito proveito. É, definitivamente, uma ótima estratégia de marketing, e a prova de que não é preciso depender sempre de influenciadores.
Podes encontrar UGC em todo o lado: desde tweets, a stories ou até mesmo em blog posts. É cada vez mais fácil as pessoas expressarem aquilo que sentem e que acham (em jeito de urgência e de excitação), e este word-to-mouth vai criar, organicamente, mais fãs e uma maior comunidade – prontos a consumir e a dar feedback valioso para a próxima campanha.
Não só põe os clientes no centro das atenções, como contam uma história por ti. Ao mesmo tempo em que se ganha conteúdo, está-se a interagir com os consumidores – o que é amplamente apreciado, por torná-los visíveis e valorizados, e por este tipo de conteúdo ser mais autêntico e mais credível. As mensagens vêm de pessoas reais, servindo como prova de credibilidade – e, o mais divertido, estás a fazer conteúdo com eles.
Este exemplo é o caso do gestor de redes sociais Buffer, que utiliza – e muito bem – conteúdos gerados pelos seus membros/seguidores.
Isto vai fazer com que tenhas fãs dedicados, que comprovam a qualidade dos teus produtos (sejam eles quais forem), e uma boa rede social. Além disso, captam muito mais a atenção e resultam em conversão, pois são uma forma de escapar ao “ruido” de que todos os dias somos alvo por parte de anúncios e de publicidades. Para os evitar, criamos uma espécie de cegueira seletiva, ignorando o excesso de informação, e o UGC contraria isto, por ser mais genuíno.
O tão bem conhecido Starbucks também aproveita as fotos tiradas pela sua audiência.
Este tipo de conteúdo é a maior e mais crescente fonte de conteúdo visual para os marketers, sendo que se pode misturar este conteúdo com o de marca. 72% das pessoas, inclusive, diz sentir-se mais influenciada por user generated visuals (por exemplo, fotos de Instagram, vídeos de Youtube, etc.), por ser mais honesto e mais humano.
Ao escolher utilizar este tipo de conteúdo, a marca está a transmitir abertura para conversar com a audiência, dando-lhes proximidade e fazendo com que sejam ouvidos, tenham reconhecimento e um espaço de incentivo à partilha. A melhor parte? São conteúdos criados por pessoas que adoram a tua marca.
E, por fim, o feed da Adobe é um excelente exemplo de como os fãs conseguem criar visuais inacreditáveis.
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