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A Super Bowl um dos acontecimentos de entretenimento mais marcantes para os americanos – não só declara a equipa vencedora da National Football League (NFL) desse ano; como é um espetáculo completo por si só, e até destronou a Netflix no que às audiências de Domingo diz respeito. E não é só importante pelo desporto: é ainda mais importante pelo espaço publicitário.
Este ano celebrou-se a quinquagésima terceira (53ª) edição e, como tem acontecido ao longo dos anos, grandes marcas competem entre si para o galardão de melhor spot publicitário a passar nos intervalos do evento. A melhor coisa nisto? É que nós, espectadores, queremos (efetivamente) ver estes anúncios. Desde gigantes das bebidas (como a Pepsi ou a Budweiser) ou de comida, a marcas de automóveis (como a KIA ou a Audi), a séries e filmes. Há espaço para tudo, e para todos.
E não é para menos: por cada anúncio, a CBS (canal televisivo que transmite as quatro horas deste evento) cobra à volta de cinco milhões de dólares por trinta segundos de filme. Enquanto que para alguns este tempo de antena é um bom investimento, para outros nem por isso – geram burburinho nas redes sociais, mas não inspiram os consumidores a comprar o produto. Neste artigo, Dan Granger, o CEO da agência Oxford Road, de Los Angeles, explica e exemplifica o que é um bom (ou um mau) anúncio no Big Game (referente a 2018). Por falar nisso… sabiam que, legalmente, as marcas não se podem referir à competição como “Super Bowl”? É uma marca registada pela própria NFL. Bem, mas continuando… reunimos aqui alguns dos muitos anúncios que passaram na edição deste ano, que teve lugar ontem, Domingo, dia 3 de Fevereiro de 2019.
Hulu e Handmaid’s Tale
Trailer para a terceira season, uma recriação do anúncio político feito por Ronald Reagan, em 1984. June, a personagem principal, urge aos espectadores: “Wake up, America. Morning’s over.”
Toy Story 4
O super aguardado novo capítulo do filme da Pixar, no qual se seguem as aventuras dos brinquedos Buzz Lightyear, Woody, Bo Peep, entre outros personagens – desta vez, numa feira popular. Chega aos cinemas em Junho de 2019.
Bud Light x Game of Thrones
A mascote da Bud Light é abalroada por uma personagem misteriosa… que é, nada mais, nada menos, do que o The Mountain, de Game of Thrones. Basicamente, assim se promoveu (também) a última temporada da série.
Stella Artois
Bem, aqui vemos o Deus do chill – sim, o próprio do THE DUDE – a beber uma cerveja (já é logo um “como assim?!” gigante, já que a sua bebida característica é o White Russian) com… Carrie Bradshaw, da série Sexo e a Cidade. Wait, what?!
Amazon
Várias personalidades, desde Harrison Ford a Abbi Jacobson e Ilana Glazer (Broad City), a experimentar artigos que nunca chegaram a ser comercializados.
Washington Post
Com voz-off de Tom Hanks, pretendem alertar para os perigos que os jornalistas enfrentam no seu trabalho, assim como para a importância da profissão, em tempos tão agitados.
Pringles
Nem todos conseguem saborear as Pringles, especialmente um device de Inteligência Artificial. No que é que resulta? Numa crise existencial. Ah, e… será isto um crossover camuflado com a Amazon? Para mais exemplos de tecnolgia e de robots, vão aqui.
Doritos
A sério, mas que salganhada vem a ser esta? Chance The Rapper, Doritos, Backstreet Boys? Tudo é possível, e parece que a nostalgia reinou esta edição.
Budweiser
A marca de cervejas é agora de produção eólica… boa escolha de música, hein?
Pepsi
“Pode ser Pepsi”? Cardi B, Steve Carrell, ou Lil Jon respondem: é mais do que OK, okurrrr?
Bumble
O Bumble é uma dating app na qual as mulheres são o primeiro passo na conversa. Conta com uma mensagem da tenista Serena Williams, e foi produzido por uma equipa totalmente no feminino. E há mais como este: os anúncios, este ano, tiveram uma forte componente feminina.
Expensify
2 Chainz e Adam Scott? YAS, PLEASE! Nunca uma app de gestão financeira teve tanta graça.
Burger King
Sim… é só o Andy Warhol a apreciar um Whooper. Or… is it?
Microsoft
De que forma é que a tecnologia dá poder às pessoas?
M&M’s
Uma ida à mercearia que corre mal… mas que, como sempre, tem imensa piada. Já sabemos o que esta casa dos M&M’s gasta, não é?
A mensagem é a seguinte: embora as palavras nos magoem, e nos separem, as palavras mais pesquisadas são “I Love You“, “How Are You” e “Thank You“. Um dos anúncios mais calorosos da noite.
Bom, já temos aqui uma bela amostra. Os anúncios foram menos políticos, as atuações não impressionaram (mesmo com o Sponge Bob a apresentar o Travis Scott), os robots tiveram muito tempo de antena, e a opinião geral (pelo que fomos vendo ao longo do dia) é a de que, este ano, a Super Bowl não impressionou. Se quiserem ver mais anúncios, estão todos aqui.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
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