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Neste artigo vamos explicar o que é um sitemap, ou mapa do site, e por que é que deves usar esta ferramenta.
O Sitemap ou mapa do site é um ficheiro que inclui toda a informação do site: páginas, imagens, vídeos, outros ficheiros existentes no site e a correlação entre estes.
Resumindo, este organiza a informação de um site num mesmo ficheiro para que os crawlers dos motores de busca tenham a tarefa mais facilitada e, por conseguinte, consigam melhores indexações.
Além disso, também informa o motor de busca, como o Google, de quais são as páginas e ficheiros mais relevantes do site, juntamente com alguma informação adicional, como as atualizações de um página, a frequência com que é alterada e, ainda, quaisquer versões em idiomas alternativos de uma mesma página.
É obrigatório usar um Sitemap? Não!
Mas esta é claramente uma boa prática. Apesar de teres o site corretamente “linkado” e este ser rastreável pelos motores de busca, o Sitemap pode melhorar o rastreamento de ficheiros especializados ou facilitar a correcta indexação de sites de maior dimensão.
Mas não te preocupes, vamos explicar-te em que casos é mais prioritário teres um Sitemap e casos em que podes considerar dispensá-lo.
Existem dois tipos de Sitemaps: HTML e XML.
O Sitemap HTML é um ficheiro que lista as páginas importantes de um site e explicita quais as páginas que devem ser indexadas pelos motores de busca, como o Bing ou Google.
Esta versão está mais voltada para o utilizador menos experiente que pretende conhecer a estrutura de um site.
Nos dias de hoje, é cada vez menos utilizado devido à pouca necessidade de acesso por parte dos próprios utilizadores.
Já o Sitemap XML, simplificando, é uma lista dos URLs de um site. XML significa “Extensible Markup Language” e é utilizado para descrever a informação de um site.
O Sitemap XML tem a importante missão de apresentar a estrutura de um site aos motores de busca. Quanto melhor for a estrutura de um site, melhor será a leitura do Sitemap XML.
Até agora ainda não foram descobertas evidências de que o Sitemap XML interfira no ranking de um site nos motores de busca. A sua importância é permitir, ou facilitar, a indexação.
O Sitemap XML tem ainda uma segunda versão, o “mais leve” e compacto XML.GZ, mas a sua função é a mesma.
Quando estiveres a desenvolver o mapa do teu site deves ter alguns pontos em atenção:
Após a criação do ficheiro do Sitemap, vais ter de carregá-lo no servidor.
No caso do motor de busca Google, para melhorar o rastreamento do site, podes inserir o Sitemap na Google Search Console.
Esperamos que o nosso artigo – “Afinal o que é um sitemap?” te tenha auxiliado na tua demanda por mais sabedoria digital!
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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