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Estás a ler este artigo no telemóvel? Então, apresentamos-te o AMP!
Viste quão rápido foi o carregamento da página?
É verdade, hoje vamos falar do mundo “móvel” e da importância de teres uma página rápida e responsiva para dispositivos móveis.
Fica atento ao nosso artigo e descobre porque deves introduzir uma solução AMP no teu site!
AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é uma estrutura HTML de código aberto desenvolvida pelo AMP Open Source Project.
Criada pela Google em 2015, foi lançada com o propósito de concorrer com o Facebook Instant Articles e a Apple News, ferramentas concorrentes que têm propósitos semelhantes.
As páginas com código AMP contêm uma configuração AMP em três etapas:
A criação desta solução tinha uma questão em mente: a navegação em mobile.
O AMP funciona, no fundo, como uma estrutura de código que faz com que o conteúdo de uma página seja quase integrado diretamente nos servidores da Google, resultando em tempos de carregamento de página muito menores.
Ou seja, quando um utilizador entra numa AMP ele está a aceder a uma página que é uma réplica da página original, em que o conteúdo já foi carregado nos servidores da Google.
O AMP permite que uma página tenha uma abertura quase instantânea para todos os visitantes, que entrem através de um dispositivo móvel via Google search.
É verdade que nos dias de hoje, cada vez mais sites estão otimizados para mobile, mas antigamente não era assim!
Como sabemos, o mobile tornou-se num dos principais dispositivos de navegação online, tendo atingido a marca de tráfego online superior a 50%.
E esta é uma tendência que se tem vindo a observar nos últimos anos.
As pessoas procuram, cada vez mais, navegações rápidas e práticas, que podem ser respondidas com uma rápida pesquisa através de um dispositivo móvel.
Tal necessidade obrigou a que os sites estivessem preparados para as exigências do “mobile”.
E porque é tão importante o AMP?
Como podes ter decifrado pelo nome, este é um software desenvolvido para acelerar páginas “móveis”.
E as páginas aceleradas são importantes porque os internautas não gostam de esperar e um segundo extra de carregamento de página pode traduzir-se na perda de várias conversões.
De acordo com dados recolhidos pela Google e SOASTA, 40% dos consumidores abandonam uma página que demora mais de três segundos a carregar.
Com os investimentos em digital a crescerem cada vez mais, potenciais perdas de leads devem ser evitadas e páginas lentas (mal otimizadas para os diferentes dispositivos) são um dos principais responsáveis pelo abandono de um site.
O AMP, nos dias de hoje, é um importante aliado para quem quer obter melhores posicionamentos nos motores de busca e melhores resultados no geral.
É um daqueles casos em que não és prejudicado por utilizar esta ferramenta, por isso, caso tenhas um site, sairás sempre beneficiado.
De qualquer das formas, trazemos-te alguns casos em que seria mais prioritário implementar AMP num site.
Esperamos que o nosso artigo te tenha elucidado sobre o acelerado mundo mobile do AMP.
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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