En

Contacte-nos

As 7 melhores campanhas do Dia das Mentiras

Comunicação Digital | 5 Abril 2017 | Miguel Menaia

Numa era em que as fake news estão na ordem do dia, e em que os CEOs das redes sociais estão a tomar posições importantes sobre essa tendência, não deixa de ser curioso que no Dia das Mentiras muitas marcas aproveitem, digitalmente, para gerar conteúdo falso, de forma a interagir com os seus seguidores. Para a comunidade, o 1 de Abril é sinónimo de boa-disposição e entretenimento; para as marcas, é sinónimo de criatividade e dinamismo.

No artigo de hoje, reunimos algumas boas ideias levadas a cabo pelas marcas na internet, particularmente nas redes sociais.

1. Google: Google Gnome

A Google é, talvez, das empresas que mais aposta neste tipo de conteúdos para o Dia das Mentiras. Desenvolver vídeos com produtos falsos e com funcionalidades inexistentes tornou-se, ao longo dos tempos, parte da cultura da marca.

Este ano, a empresa do popular motor de busca fez vídeos para países específicos, como a Holanda e o Japão, e partilhou conteúdos mais gerais, de modo a abranger diferentes targets.

A título de exemplo, destacamos o Google Gnome: uma paródia ao Home Assistant lançado recentemente pela empresa. Menção honrosa também para o Google Haptic Helper: Immerse Yourself in Five Senses, que oferece ao utilizador uma nova experiência em realidade virtual.

No YouTube, o primeiro vídeo conta já com mais de 4 milhões de visualizações; o segundo, tem 270 mil.

2. Burger King: Whopper Toothpaste

“O icónico hambúrguer do Burger King é tão delicioso que os seus fãs iriam fazer qualquer coisa para prolongar o sabor característico a carne grelhada”, dizem-nos no vídeo. Nesse sentido, a equipa de marketing da cadeia de fast food “lançou” a pasta de dentes de Whopper, alegadamente apenas disponível em França.

Numa nota curiosa, esta campanha foi publicada online 3 dias antes do dia 1 de Abril, o que deixou alguns seguidores confusos, embora o vídeo já contabilize cerca de 22 mil interações no Facebook, entre likes, comentários e partilhas.

Ainda não se sabe se o Burger King irá efectivamente comercializar este produto, mas o certo é que marca gosta de inovar: no ano passado, desenvolveu uma campanha igualmente disruptiva, onde nos apresentava uma proposta diferente para comer batatas fritas.

 3. Mcdonalds: Micro Mac

O Mcdonalds não poderia estar fora da corrida para melhor partida de 1 de Abril – sobretudo porque o seu concorrente directo, como vimos em cima, também esteve presente – e por isso mesmo criou o Micro Mac: um hambúrger minúsculo para quem tem pouca fome. O conteúdo é auto-explicativo e, embora não tenha sido tão viral quanto o do Burger King, possui mais de 30 mil views no YouTube.

4. Amazon: Petlexa

Com mais de um milhão de visualizações no YouTube, o anúncio do Petlexa é uma clara alusão ao Alexa, o Home Assistant da Amazon, que nos ajuda com as mais variadas tarefas quotidianas. Este gadget, no fundo, permite que os animais de estimação (cuja linguagem é entendida pelo sistema operativo) tenham “a liberdade de pedir produtos da Amazon, assim como activar brinquedos inteligentes em casa”, algo que seria uma péssima ideia no mundo real.

5. Virgin Australia: Canine Crew

A internet adora animais e, sabendo disso, a Virgin Australia produziu um vídeo onde os cães eram protagonistas. Segundo a companhia aérea, foi criada a primeira “equipa canina do mundo a operar em aviões”, a Virgin Australina Canine Crew. Embora pareça algo bastante inusitado, o certo é que esta falsa campanha gerou algumas interações nas redes sociais. Só no Twitter, tem mais de 3.500 favorites e 1600 retweets, tendo sido altamente apelativa.

6. Polícia de Segurança Pública: Aeromobile

Não é uma empresa na verdadeira concepção da palavra, na medida em que não visa gerar lucro com o seu trabalho. Todavia, a Polícia de Segurança Pública – já aqui falada diversas vezes – consegue ensinar-nos várias coisas sobre marketing digital e gestão de redes sociais. Prova disso foi esta publicação, que teve bastante engagement no Facebook. Com 9 mil likes e 3 mil partilhas, a PSP celebrou o Dia das Mentiras anunciando o primeiro veículo policial europeu que funcionava simultaneamente na terra e no ar.

Numa publicação relacionada, este post cheio de humor (com as principais mentiras dadas pelos condutores) também gerou bastantes interações.

7. TAP: CosmosXperience

Estando atenta às tendências, a TAP surpreendeu os seus seguidores com a CosmosXperience. A companhia aérea prometeu aos seus clientes voos nocturnos com a possibilidade de observar constelações directamente do avião. “O #Retrofit de Longo Curso irá proporcionar-vos uma experiência única: nos voos nocturnos, os passageiros sentir-se-ão num autêntico planetário.”, lê-se no post que tem 35 mil visualizações.

Vivendo numa época em que toda a informação está à distância de um clique, ou numa época em que os factos alternativos e a pós-verdade têm lugar na agenda noticiosa, consideramos que o Dia das Mentiras tenderá a afastar-se da sua concepção original. Ao invés disso, assumir-se-á como um dia onde as marcas poderão primar pela criatividade e disrupção, e onde os consumidores serão cada vez mais exigentes para com os conteúdos (falsos) que lhes são apresentados.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário