Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

As campanhas de Natal que não podes perder este ano!

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 20 Dezembro 2019 | Rafael Venâncio

O Natal voltou e com ele voltaram os tão aguardados anúncios de Natal!
Fica com algumas das campanhas de Natal que prometem marcar esta quadra tão especial.

Xfiniti – A Holiday Reunion

A empresa de telecomunicações norte-americana trouxe o ET de volta para uma reunião que demorou 37 anos a acontecer. O anúncio reúne Elliot e a sua família com o ET, que descobre que a Terra e a tecnologia evoluíram bastante desde a sua última visita.

O anúncio mostra a importância de nos reunirmos com aqueles que amamos e, claro, sublinha que a tecnologia da Xfiniti é extremamente avançada, até para um alien que viaja numa nave espacial e utiliza tecnologia topo de gama.
O vídeo já conta com mais de 12 milhões visualizações e 143k likes na página de YouTube da Xfiniti.

Hafod Hardware – Hafod Hardware Christmas

A Hafod Hardware é uma loja familiar de hardware em Rhayader, País de Gales.
O vídeo é protagonizado por Arthur Jones, filho do dono da loja, e teve um custo “exorbitante” de 100 libras (equivalente a 117 euros), que advém exclusivamente da gravação do cover de “Forever Young” utilizado no anúncio.

Hafod Hardware - Hafod Hardware Christmas Advert

Este Natal, a loja decidiu relembrar a importância de sermos crianças.
O vídeo já conta com mais de 2 milhões de visualizações e 28k likes na página de YouTube da Hafod Hardware.
Para além de ser um anúncio incrivelmente querido e ter a mensagem principal bastante denunciada, esconde outras pequenas mensagens que só são possíveis de analisar à lupa. O anúncio “esconde à vista de todos” que a Hafod é um negócio familiar, com um atendimento cuidado e próximo, e que apesar de não ter grandes “produções” o importante é oferecer produtos e atendimento de qualidade. Como podemos concluir isso? A forma como o empregado da loja recebe os clientes, a entreajuda entre colaboradores, o atendimento personalizado, o pôr “mãos à obra” e, por fim, o facto de estarem a utilizar staff verdadeiro e familiares para a realização do anúncio.

Visa – Christmas Advert 2019

O anúncio de Natal que a Visa lançou no UK está a dar que falar. É uma chamada de atenção para os negócios locais que muitas vezes, especialmente nesta quadra, são trocados por grandes retalhistas. O vídeo conta com a emocionante interpretação de “Somebody to Love” dos Queen por parte de comerciantes locais reais.

Visa - Christmas Advert 2019

A Visa está claramente a tentar melhorar a sua ARM (atitude relativa à marca) ao associar-se a uma causa nobre, que neste caso é apoiar o comércio local.
O vídeo conta apenas com 113.084 visualizações e 573 likes na página de YouTube da Visa Uk, mas promete não deixar ninguém indiferente.

Sainsbury’s – Nicholas the Sweep

Não podes perder o anúncio da Sainsbury’s deste ano. Descobre a “verdadeira” história por detrás da origem do Pai Natal.

Sainsbury’s - Nicholas the Sweep

À semelhança do anúncio da VISA, a Sainsbury’s tenta melhorar a ARM, neste caso, ao associar-se a valores “nobres”. Tem também uma mensagem mais clara de que quem faz o bem é recompensado e quem pratica más ações acaba por ser punido.
O vídeo conta com mais de 6 milhões de visualizações e mais de 14k likes na sua página de YouTube. Promete ensinar uma lição de humildade e partilha! 

Waitrose and John Lewis Christmas -Excitable Edgar

O anúncio de Natal da Waitrose e John Lewis conta a história de uma relação de amizade entre uma jovem e Edgar, um dragão trapalhão.

Waitrose and John Lewis Christmas -Excitable Edgar

E quais são as “hidden messages” aqui? Pois bem, a Waitrose é uma cadeia de supermercados – curioso que todos os alimentos que vimos ou são feitos à mão (como o pão), ou são frescos –, e a John Lewis uma cadeia de roupa e equipamentos sofisticados, o que sublinha a qualidade da roupa utilizada no anúncio, sobretudo para a época em que foi “gravado”. O anúncio trabalha ainda a ARM ao tentar associar a valores morais altos, como a amizade, companheirismo, perdão e da família.
O vídeo saiu no dia 13 de Novembro, conta com mais de 9 milhões de visualizações e já ultrapassou os 80k likes na página de YouTube da John Lewis & Partners.

Apple – The Surprise

A Apple brindou-nos este Natal com um anúncio que promete comover até os mais fortes.
O anúncio mostra duas netas que tentam alegra o seu avô utilizando um Ipad. É através do mesmo que criam uma apresentação com momentos da família e da falecida mulher.

Apple - The Surprise

O anúncio mostra que as tecnologias evoluíram mas que os produtos da Apple conseguem respeitar e adaptar conteúdos “velhos”. É uma forma de mostrar as valências de ter um Ipad e apelar a um target mais velho que não quer ter nada a ver com as novas tecnologias. Não só apela a um target mais abrangente como trabalha a ARM ao associar-se a temas sensíveis como o envelhecimento e a perda de entes queridos.
O vídeo saiu apenas no dia 25 de Novembro mas já ultrapassou os 20 milhões de visualizações e os 80k likes.

Em Portugal também se fazem boas Campanhas de Natal:

Uma das campanhas que está a marcar a quadra natalícia, como já é recorrente, é a da Vodafone. A marca de telecomunicações lançou uma campanha que irá deixar qualquer um a “suar” dos olhos. Fala da história de reconciliação entre dois irmãos, que são conectados pela prenda que ofereceram à mãe.

Significado “escondido” do anúncio – a Vodafone é uma marca que liga pessoas. E que mais podemos dissecar? O anúncio traduz valores de família (e que nós, clientes, somos a sua família…rebuscado, eu sei), que perdoar é importante, que não devemos esquecer as pessoas que são mais importantes para nós e que o Natal, acima de tudo, é uma época de dar.
O vídeo foi lançado na página da Vodafone no dia 25 de Novembro, já leva mais de 1.700.000 visualizações e superou os 1.5k likes.

  • NOS – A Descoberta

A NOS é outro dos membros que já tem lugar cativo na lista das campanhas de Natal mais marcantes. Este ano, não foi excepção! Traz-nos uma emocionante campanha sobre a inocência que rodeia esta quadra: a mística por detrás do Pai Natal. A NOS conta-nos a história de uma jovem que nunca desistiu do Pai Natal.

NOS - A Descoberta

Mas como qualquer marca que comunica no Natal, o objectivo não é simplesmente espalhar amor e alegria. Por detrás disso, podemos ver que a marca se tenta associar a valores como os de família, de persistência e compaixão.
O vídeo foi lançado no dia 20 de Novembro, conta com quase 3 milhões de visualizações e mais de mil likes no canal de Youtube da NOS.

Conclusão

Algo bastante importante a reter nestes anúncios é que tentam sempre trabalhar a forma como percepcionamos a marca. São uma forma bastante eficaz de vermos um lado mais sensível e humano da marca, sobretudo nesta altura do ano.
E claro, um anúncio de Natal não deixa de ser um anúncio, por isso quer seja de forma subtil ou mais descarada, vamos ver “venda” de produtos ou serviços!
Se quiseres esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido ou partilhar Campanhas de natal que aches que deviam constar nesta lista passa pela nossa página de Facebook ou Instagram. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário