Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

As notícias de Marketing Digital de Setembro

Notícias | 30 Setembro 2022 | Rafael Venâncio

Chegou novamente aquela altura do mês: o recap de Setembro! Com a ajuda do nosso Auto-Rádio, vamos olhar para algumas das notícias de Marketing Digital que marcaram o mês de Setembro! Subscreve o Auto-Rádio para receberes semanalmente as notícias em primeira-mão.

  • TikTok expande potencial dos live streams

O TikTok anunciou o alargamento da funcionalidade que permite convidar diversos utilizadores a participar em live streams. Esta funcionalidade permite convidar até cinco convidados, sendo que inicialmente, quando foi lançada em Julho deste ano, apenas permitia ter um convidado.

  • Shorts ficam mais monetizáveis

Os criadores de Shorts terão acesso aos “Super Thanks” em breve. Esta é uma funcionalidade de doação para criadores de conteúdos, que permite aos fãs pagarem uma quantia para verem os seus comentários destacados no chat. A medida está incluída no pacote de novidades focadas na monetização das Shorts.

  • Vídeos nas Stories ficam mais longos

O Instagram continua a reforçar e a trabalhar nas suas ferramentas de vídeo. Desta vez anunciou uma atualização ao formato dos vídeos nas Stories, que permitirá publicar vídeos nas Stories até 60 segundos, sem dividi-los em segmentos de 15 segundos. A funcionalidade tem estado em testes, com utilizadores selecionados, durante o último ano.

  • YouTube apresenta novidade para os Shorts

O YouTube anunciou uma nova funcionalidade para os criadores responderem aos comentários sobre os seus vídeos com novos Shorts. A funcionalidade está atualmente a ser lançada a todos os criadores no iOS, com o YouTube a trabalhar para o trazer em breve para o Android. A plataforma está também a testar uma funcionalidade para notificar os fãs se um criador utilizar o seu comentário num Short. 

  • WhatsApp lança-se ao mundo cinematográfico

O WhatsApp anunciou a sua primeira curta-metragem original “Naija Odyssey”. Esta conta a história do jogador da NBA Giannis Antetokounmpo, que fechou recentemente uma parceria com a plataforma do Grupo Meta. “Naija Odyssey” estreou na plataforma de streaming Prime Video no dia 21 de Setembro de 2022.

  • Estados do Golfo Árabe pressionam Netflix

Os Estados do Golfo Árabe exigiram que a Netflix retirasse conteúdos ofensivos da plataforma. A declaração foi feita pelo Conselho de Cooperação do Golfo, que afirma que a plataforma de streaming viola os regulamentos locais e valores sociais daqueles países.

  • Saga de Twitter e Elon Musk continua

Os acionistas do Twitter aprovaram a proposta de aquisição de 44 mil milhões de dólares por Elon Musk. A aprovação significa que o empresário e o Twitter irão proceder a um julgamento em Outubro. Elon Musk pretende retirar a sua proposta de compra, alegando que o Twitter escondeu dados importantes sobre as suas operações internas.

  • Meta copia Discord

Mark Zuckerberg, CEO do Grupo Meta, anunciou os “Community Chats”. No fundo, trata-se de organizar chats em categorias, incluindo canais de áudio e vídeo para discussão em tempo real e chats apenas para administradores, para anúncios e eventos. A funcionalidade Discord-like estará disponível nos grupos do Messenger e Facebook.

  • Twitter (finalmente) cede

A pedido de muitos (mesmo muitos), o Twitter lançou a primeira fase de testes da funcionalidade de edição de Tweets. Os Tweets editados incluirão uma nota na parte inferior e todos os utilizadores poderão aceder ao histórico de edição de tweets.

  • Meta condenada pela má gestão de dados

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda condenou o Grupo Meta a pagar uma multa no valor de 405 milhões de euros após uma investigação sobre como geriu os dados de utilizadores adolescentes no Instagram. A investigação teve início há cerca de dois anos e incidiu sobre alegadas infrações às regras do GDPR. A primeira alegava que a plataforma permitiu aos jovens utilizadores, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, criar contas empresariais (tornando as suas informações de contacto públicas). A segunda alegava que o Instagram tornou públicas as contas de alguns jovens utilizadores por defeito.

  • LinkedIn testa nova funcionalidade de agendamento

O LinkedIn está a desenvolver uma nova opção nativa de agendamento a partir da plataforma. A nova opção de programação será incorporada no fluxo do compositor da publicação, com um novo ícone de relógio adicionado na parte inferior direita da janela.

  • Meta anuncia data para o seu evento virtual

Um ano após a transformação do Facebook para Meta, a empresa irá organizar a sua segunda conferência Connect dia 11 de Outubro. O evento virtual promete focar o salto para o metaverso e o futuro da realidade aumentada e virtual. De momento, não existem informações sobre as sessões e oradores.

  • TikTok copia BeReal

Finalizamos as nossa lista de notícias e Marketing Digital do mês de Setembro com o rei do vídeo. O TikTok anunciou uma nova funcionalidade chamada “TikTok Now”. Esta permitirá, à semelhança do BeReal, que os utilizadores partilhem uma fotografia, usando a câmara frontal e traseira, a uma hora aleatória, todos os dias. Os utilizadores receberão um aviso diário para capturar um vídeo de 10 segundos ou uma foto estática do momento.

Esperamos que tenhas gostado do nosso recap de Setembro, fica atento para não perderes o próximo e saberes quais foram as notícias de Marketing Digital que marcaram o mês de Setembro!
Passa pela nossa página de Facebook ou Instagram para esclareceres quaisquer dúvidas ou partilhares a tua opinião. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.