Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

As principais notícias de marketing digital de 2022

Sem categoria | 23 Dezembro 2022 | Rafael Venâncio

Como é tradição, no final do mês gostamos de fazer um pequeno recap, mas por estarmos tão perto do novo ano decidimos olhar para as principais notícias de marketing digital de 2022!
Vamos ver quais foram os eventos, digitais, que marcaram este ano.

As principais notícias de marketing digital de 2022

Janeiro – Baby Shark continua a bater recordes

As notícias de Marketing Digital de 2022 começaram com o mundo musical. Após se ter tornado no vídeo com mais visualizações em 2020, o Baby Shark atinge agora a marca recorde dos 10 mil milhões de visualizações. A música já existia, mas foi catapultada para o estrelato em 2016, após ter sido lançada pela Pinkfong com uma dança original no YouTube.

Fevereiro – Rede social de Trump é lançada nos EUA: Truth Social

A Truth Social é uma plataforma social desenvolvida pela empresa de comunicação social do ex-presidente dos EUA — Donald Trump. Esta rede social assemelha-se muito ao Twitter, anteriormente a rede social de eleição de Donald Trump e da qual foi banido por incitar à violência.

Março – Rússia limita acesso às redes sociais e outras plataformas de comunicação

A agência reguladora de tecnologia e comunicações Roskomnadzor tem vindo a bloquear e a pressionar algumas plataformas sociais e outlets de notícias, como a Wikipédia (para remover relatórios alegadamente falsos), e bloqueou o acesso ao Facebook, Twitter e ao site da BBC News. A lei, aprovada por Vladimir Putin, imporá multas ou penas de prisão por divulgar informações falsas sobre os militares, bem como multas para pessoas que apelem publicamente a sanções contra a Rússia.

Abril – Meta cancela a sua conferência F8

O grupo Meta anunciou que não iria realizar a sua Conferência F8 este ano. O grupo afirma estar focado na empresa e nas grandes mudanças necessárias para a criação do metaverso.

Maio – TikTok entra no mundo do gaming

O TikTok está a começar a dar os primeiros passos no mundo do gaming, com o lançamento dos seus próprios mini-jogos dentro da aplicação. O teste desta funcionalidade teve início no Vietname, mas está a ser alargado.

Junho – Twitter “alarga” Tweets

O Twitter está a explorar novas formas de expandir a dimensão dos Tweets, tendo anunciado a chegada da sua nova opção “Notas” em perfis de utilizadores selecionados. A nova funcionalidade oferece uma forma simples e integrada de anexar elementos de texto mais longos aos Tweets.

Julho – Meta anunciou novo passo em direção ao Metaverso

O Grupo Meta continua a testar e a inserir o mundo criptográfico nas suas plataformas, com a introdução dos “Colecionáveis Digitais” no Facebook. Os utilizadores do Facebook poderão criar publicações personalizadas de NFTs, com uma etiqueta “Digital Collectible”, assim como partilhar nos seus perfis, numa nova secção.

Agosto – TikTok mergulha no mundo AI

O TikTok adicionou um novo efeito AI à plataforma. Este novo efeito chama-se “AI greenscreen” e permite aos utilizadores digitarem algo que depois é convertido em imagem. As imagens geradas podem então ser usadas como fundo para um vídeo.

Setembro – WhatsApp lança-se ao mundo cinematográfico

O WhatsApp anunciou a sua primeira curta-metragem original “Naija Odyssey”. Esta conta a história do jogador da NBA Giannis Antetokounmpo, que fechou recentemente uma parceria com a plataforma do Grupo Meta. “Naija Odyssey” estreou na plataforma de streaming Prime Video no dia 21 de Setembro de 2022.

Outubro – Após ser suspenso no Twitter, Kanye anuncia intenções de comprar a Parler

O rapper norte-americano, Kanye West, anunciou que pretendia adquirir a plataforma social Parler. Os termos financeiros não foram divulgados, mas a Parler concordou em vender na totalidade ao artista. A rede social continuaria a receber apoio técnico da Parlement Technologies, incluindo o acesso aos seus serviços de cloud e às infraestruturas de dados. A Parler é uma plataforma criada nos EUA conhecida por dar maior liberdade de expressão, atraindo um vasto leque de grupos. Mais recentemente, as negociações com a Parler caíram por terra.

Novembro – Elon Musk e Twitter chegam a acordo

A saga “Twitter vs Elon Musk” chegou finalmente ao fim! O empreendedor completou a compra da plataforma social por $44 mil milhões de dólares na passada semana. Algumas das primeiras medidas envolveram o despedimento de três figuras de destaque dentro da plataforma: o CEO Parag Agrawal, o diretor financeiro Ned Segal, e o chefe da política jurídica, confiança, e segurança da plataforma Vijaya Gadde.

Dezembro – As verificações voltaram ao Twitter

Após ter pausado temporariamente o plano de verificação pago, o Twitter anunciou que o irá retomar agora. O @TwitterBlue está de volta, para web (no valor de $8/mês) e iOS (no valor de $11/mês), com funcionalidades exclusivas como: menos 50% de anúncios, a publicação de vídeos mais longos e acesso prioritário a novas funcionalidades.

Esperamos que tenhas gostado do nosso recap das principais notícias de marketing digital de 2022! Obrigado por nos teres acompanhado durante este ano, foi um prazer. Encontramo-nos novamente em 2023!
Se quiseres esclarecer alguma dúvida, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.