En

Contacte-nos

AutoDraw, a nova ferramenta da Google que transforma rabiscos em arte

Comunicação Digital | 13 Abril 2017 | Miguel Menaia

Lançado recentemente, o AutoDraw é a nova ferramenta da Google que, através da inteligência artificial (AI), nos ajuda a criar simples desenhos e vectores. Totalmente gratuita, a aplicação é rápida, intuitiva e de fácil utilização. Quando começamos a explorar o interface, o AutoDraw apresenta-nos uma série de possíveis desenhos para o esboço que estamos a desenvolver. De seguida, basta escolher apenas aquele que melhor satisfaz as nossas necessidades.

Uma vez concluído, é possível fazer o download do desenho em formato .PNG, partilhá-lo através de um URL gerado para o efeito, ou partilhá-lo directamente via Twitter, Facebook e Google +.

Importante para Marketers

Esta ferramenta é importante para marketers que não dominem ferramentas de imagem naturalmente mais complexas, como o Adobe Ilustrator e o Photoshop. O AutoDraw veio, por isso, colmatar o handicap de quem pretendia ter vectores de qualidade para os seus conteúdos.

Para além disso, a ferramenta pode e deve ser utilizada por qualquer pessoa em qualquer contexto, diz-nos Dan Motzenbecker, criativo na Google Creative Lab. “Da próxima vez que queiram fazer um postal de aniversário, utilizem o AutoDraw. É mais fácil do que tudo o resto que possamos ver na internet”, conclui.

O sentido de comunidade

Mais do que uma boa ferramenta para marketers, o AutoDraw ensina-os que o espírito de comunidade e entreajuda é uma das bases para o sucesso de uma plataforma. No site, os designers de todo o mundo podem submeter os seus desenhos, que posteriormente serão colocados numa base de dados acessível a qualquer utilizador. Como tal, consideramos que esta situação é um win-win: tanto para os designers, que vêm o seu trabalho reconhecido e divulgado; como para os utilizadores-comuns, que garantem um conteúdo de qualidade para ilustrar o que quiserem.

A aplicação pode ser acedida através do telemóvel, computador e tablet, funcionando em todos os browsers. A Google revelou que se inspirou no jogo Quick Draw para desenvolver a ferramenta, e garante que o Machine Learning demora menos de 20 segundos a identificar todos os esboços.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário