En

Contacte-nos

12 bancos de imagens grátis

Gestão de redes sociais | 9 Outubro 2018 | Hugo Picado de Almeida

Qualquer Community Manager sabe que obter imagens com qualidade para ilustrar os conteúdos dos clientes nem sempre é fácil. Quando estas imagens não são disponibilizadas pelos próprios clientes – o que amiúde acontece, seja por falta de recursos ou de anterior necessidade – e quando bancos de imagens pagos ou trabalhos fotográficos não cabem no orçamento, há que saber encontrar fotografias que associem gratuitidade, utilização livre e qualidade de imagem. Um equilíbrio nem sempre óbvio, mas que alguns bancos de imagens grátis vieram alcançar.

Importante, porém, é salientar que todas as imagens (assim como textos ou quaisquer outros elementos gráficos) que se encontram na internet estão protegidas por Direitos de Autor, mesmo que o autor não esteja declarado. O facto de não se conseguir encontrar o autor de uma imagem não nos permite a sua utilização. Da mesma forma, o facto de se conhecer o autor de uma imagem e de se lhe dar o devido crédito não nos dá automaticamente o direito de fazer uso de uma imagem, independentemente do seu fim.

É aí que entram os bancos de imagens grátis e que não exigem atribuição da autoria. As vantagens são claras: não só se garante o cumprimento dos Direitos de Autor como também se evita ter de incluir uma referência ao autor, o que por vezes pode ser pouco estético ou mesmo difícil de incluir na publicação. Todos estes bancos de imagem oferecem fotografias classificadas como de domínio público ou com licenças Creative Commons Sem Atribuição.

Em primeiro, e para rápida consulta, deixamos a lista de 12 bancos de imagem grátis. Recomendamos a gravação desta página nos favoritos, para fácil consulta dos referidos sites.

12 bancos de imagens grátis

UNSPLASH (um dos nossos preferidos: apesar de muitas keywords devolverem poucos resultados, oferece um interface simples e uma boa selecção de imagens de excelente qualidade)

PIXABAY (por vezes apresenta fotografias de menor qualidade, mas cobre uma grande diversidade de temas e oferece ainda ilustrações, vectores e vídeos)

FLICKR (tendo o cuidado de seleccionar “no known copyright restrictions”, o que mostra as imagens em “domínio público”; talvez aquele que apresenta maior quantidade e variedade de fotografias)

LIBRESTOCK (ao contrário da maior parte da lista, esta plataforma é um agregador de imagens de diferentes fontes incluídas ou não nesta lista; essa é a sua grande força)

SQUAWK (o skuawk oferece uma pesquisa por categorias; as imagens são de enorme qualidade e, na sua maioria, muito limpas, de pormenor, focando um elemento específico)

FOODSHOT (grande selecção de fotos de comida/alimentos, com estética muito cuidada)

NEGATIVESPACE (muitas das imagens aqui encontradas existem também noutros bancos de imagens, mas não deixa de ter uma grande oferta)

EVERYPIXEL (permite pesquisa de imagens pagas e gratuitas, mas é um agregador que oferece ferramentas de pesquisa como “cor predominante”, “espaço da imagem livre de elementos” ou outros)

PICJUMBO (imagens singulares e boa variedade; boa opção quando os outros falham)

STOCKIO (mais um banco de imagens com uma oferta completa – fotos, vectores, ícones e videos – e uma boa selecção de imagens)

PEXELS (mais um site com fotográficas de muito qualidade, no entanto perde um pouco em termos de quantidade)

KABOOMPICS (um site com uma grande variedade de fotografias de boa qualidade, nós preferimos usamos para algumas fotos mais abstratas ou de ambiente)

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário