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Como aproveitar as Instagram Stories ao máximo

Gestão de redes sociais | 8 Fevereiro 2019 | Jesse Viana

Quem te avisa, teu amigo é: as Instagram Stories são, definitivamente, a ferramenta do ano. Agora que alcançaram os 500 milhões de utilizadores ativos diariamente, não há margem para dúvidas quanto a isto. Também já deu para perceber a obsessão que o grupo Facebook tem com elas, e até têm razão para isso – os utilizadores ultrapassam em 324 milhões aqueles que utilizam o Snapchat. Wow.

Contra este facto, não há argumentos: quem quiser exercer a sua influência, ou fazer com que a que já tem aumente, tem que estar a par de todas as novidades – e de todas as funcionalidades – que tem ao seu dispor. A cada dia que passa, as stories ficam cada vez mais interativas (e melhores), com novas funcionalidades divertidas e que podem – e devem! – ser utilizadas para que quem te segue se sinta atraído pelo teu conteúdo.

Até parece coisa fácil, se fores uma daquelas pessoas super #woke que está a par de tudo, todos os dias, a toda a hora (ou seja, se viveres na Internet). Bem sabemos que teu dia passa a correr e que, às vezes, nem tempo para vir dar aquele check básico às redes tens, por isso, compilamos aquilo que interessa saber, para que não te escape nada – emoji sliders, sondagens, GIFs, e muito mais.

Hashtag Stickers

Se ainda não percebeste para que é que isto serve (sim, ao início também questionámos qual seria a diferença entre usar isto ou apenas escrevê-las em texto…), é simples: funcionam da mesma forma que nas descrições, ou seja, servem para que a story apareça aquando procurada a hashtag. Neste caso, o Instagram vai determinar se o conteúdo é forte em qualidade e em engagement, antes de aparecer.

Estes “autocolantes” (traduzindo à letra) têm muito potencial para chegar a milhares de Instagrammers da tua região, ou da tua indústria, com interesses semelhantes. Em termos de marca, pode ajudar a consolidar uma campanha, ao acompanhá-la, ao mesmo tempo em que ajuda a reiterar a mensagem da marca.

Stickers de Localização

Servem, literalmente, para identificar onde estás. Quando a pessoa que estiver a ver a story clicar sobre a etiqueta, vai ter a outras fotos ou vídeos que outros ‘Grammers tiraram naquele local. Ah, claro, e também aparece o local no mapa.

É útil para, por exemplo, quando estás a seguir aquele sítio novo que abriu na cidade a que ainda não foste, mas que estás ansioso por ir. Ao ver todo o conteúdo partilhado por quem já lá foi, de certeza te vai abrir o apetite para visitar. Ao mesmo tempo, ajuda a aumentar a visibilidade da story, tornando-a mais fácil de descobrir. Se tiveres um negócio, experimenta esta etiqueta para ganhar novas visitas

Identificar alguém

Esta já sabes: é quando mencionas alguém na tua story, através do “@”. Agora, o Instagram facilitou a partilha de uma story quando és mencionado, o que também veio aumentar o teu reach, já que quem é mencionado a partilha com os seus seguidores. Além disso, é ótimo para partilhar User Generated Content (UGC), ou seja, conteúdos feitos e partilhados pela tua audiência. Experimenta sugerir aos teus seguidores que te identifiquem e vais conseguir conteúdos incríveis e autênticos.

GIFs

Usa e abusa deles! São divertidos, dinâmicos e comunicam a personalidade da tua marca, sem interferir com as publicações cuidadas que fazes no teu feed. São ótimos para que dês algum humor e interesse às tuas stories.

Música para os nossos ouvidos

O Spotify trouxe até às stories uma biblioteca de música, com listas categorizadas por ‘popular’, por ‘mood’ ou por ‘género’. Pesquisa a música que queres, ouve um preview e escolhe os quinze segundos que queres que apareçam a tocar na tua story.

Tal como os GIFs, adicionam algo de especial e de diferente às tuas stories – uma emoção, um mood, uma piada… o que tu quiseres. A música que escolheres, e a forma como escolheres utilizá-la, vai dar a conhecer a personalidade da tua marca, assim como o teu gosto musical (sem que tenhas problemas com os direitos de autor!).

Sondagens

É isso mesmo: fazer uma pergunta, e esperar que os teus seguidores te respondam para, a seguir, ver os resultados. Podes perguntar qualquer coisa, e dar a escolher entre duas opções. Qual é a vantagem? São uma forma fácil, direta e imediata de os teus seguidores interagirem contigo. Ao fazê-lo, vais fazer com que a tua audiência seja importante no processo de decisão, assim como mostrar-lhes que te importas com a sua opinião e que os levas a sério.

Perguntas

Excelente ferramenta de interação e de engagement, são uma espécie fácil e divertida de ouvir, e de responder, a qualquer dúvida que os teus fãs possam ter. Incentiva-os a que te perguntem o que seja! As perguntas vão parar às mensagens e são respondidas, de novo, na story.

O que podes retirar disto é muito útil, enquanto marca: insights importantes, dicas e até novas ideias ou propostas de quem te segue, e de quem realmente gosta da tua marca, assim como entender aquilo em que os teus seguidores se interessam. Outra forma interessante de usar esta ferramenta é para recolher perguntas frequentemente feitas (também conhecidas por FAQ’s) e feedback, num geral.

The final contdoooown!

Bem, o nome diz tudo: faz uma contagem decrescente. São ótimas para criar burburinho à volta de um lançamento, gerar hype à volta de algo misterioso, e ajudar a agarrar o interesse de quem segue – estes que podem subscrever a story e são notificados de quando o tempo está a terminar ou, ainda, partilhá-la com os seus seguidores. Quanto é que falta para o fim-de-semana, mesmo?

Emoji Slider

Esta etiqueta é uma pergunta, acompanhada por uma escala deslizável com um emoji agarrado. Permite que a tua audiência comunique quanto é que gosta, ou não, de algo. A premissa é semelhante à da sondagem, mas o que os diferencia é, precisamente, o emoji (admitamos, fica muito mais apelativo).

Etiquetas para compras

 Já existiam nas publicações do feed, mas agora também as podes adicionar às stories. Quando clicas nelas, aparece o preço, ou o local onde podes comprar. Há muito tempo que as marcas esperavam por isto, já que são uma alternativa muito mais suave e menos chata de levar a que os consumidores comprem algum produto (link na bio isto, link na bio aquilo…). Através desta opção, não dá trabalho nenhum.

Considera as stories como um conteúdo que merece estratégia própria, cuidada e pensada de acordo com as suas funcionalidades. Não te esqueças de que são ótimas para que se crie não só oportunidade como também para gerar insights importantes. Para já, são estas as que estão disponíveis – mas, quem sabe, quando estiveres a ler isto já não saíram mais?

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