En

Contacte-nos

Como aumentar a tua audiência no Instagram?

Gestão de redes sociais | 28 Dezembro 2018 | Jesse Viana

Este foi um bom ano para esta aplicação: ultrapassou o milhão de utilizadores ativos, ao mesmo tempo em que lançou o seu próprio canal de TV (IGTV), deu as boas-vindas às vídeo-chamadas, às mensagens de voz ,a mudanças no perfil, aos GIF – tanto nas stories como nas mensagens privadas –, à música nas stories, à partilha de conteúdo apenas com amigos chegados, etc. Está em constante atualização, e cada mês traz novidades à aplicação.

Por isto mesmo, é apenas natural que os utilizadores queiram trabalhar no sentido de construir a sua presença na plataforma, ainda que saibam que não é tarefa fácil e que requer esforço e dedicação, já que são cada vez mais exigentes e já não clicam no botão ‘follow’ de ânimo leve. É claro que isto pode ser frustrante, e que demora o seu tempo, mas vamos ajudar-te a perceber como podes trabalhar para aumentar a tua audiência no Instagram: o que poderás estar a fazer de errado, e o que é que podes melhorar.

  1. Não estás a interagir com a tua audiência? Devias.

Se não estás a responder aos comentários, os teus seguidores, simplesmente, não se vão dar ao trabalho de interagir contigo. Ainda que o foco principal do Instagram seja a partilha de conteúdo visual, é importante dar também atenção aos aspeto social da coisa. Se apenas te limitas a publicar coisas, nada impede os teus seguidores de te fazer aquele unfollow.

Dica: é muito simples, apenas tens de começar a responder às pessoas. Ao interagir através do teu próprio conteúdo, estás a enviar uma mensagem a ti mesmo, assim como ao algoritmo do Instagram – de que estás a ativo e aberto à discussão. Incentiva a conversa através de comentários perspicazes e que estendam o tópico.

  1. Trabalha a tua consistência nas publicações.

 Ao publicar mais vezes, vais gerar mais interação, assim como tens uma maior probabilidade de angariar mais seguidores. Criar mais conteúdo é um processo que também demora o seu tempo, mas no final irás ver que vale a pena – e, ao agendá-lo, vai ajudar-te a ter mais consistência.

Dica: planeia com antecedência e cria um calendário de publicações. Isto vai ajudar-te a que te organizes e a que tenhas uma estratégia mais bem definida no que ao teu feed diz respeito. Nesta nota, certifica-te que o teu conteúdo tem um tema visual único, e que segue tópicos e assuntos relevantes (mas, calma, isto não quer dizer que também não possas ser arrojado! Surpreende os teus seguidores, de vez em quando).

  1. Interage mais com outras contas.

Ver para ser visto, sempre se ouviu dizer. Se queres que o teu bom nome circule por aí, também tens que te dar ao trabalho de te aproximar de outras contas do teu nicho. Estabelecer relações de proximidade com outras pessoas influentes, ou que te interessem, ou apenas com quem te identificas e gostarias de ser associado, é a melhor forma para que a tua conta seja catapultada para as luzes da ribalta.

Dica: cria laços, conecta-te, não vivas numa bolha. Mas fá-lo de forma consciente… não vás nessa do follow for follow vazio e sem significado.

  1. Não usas as stories? Como assim?

Bem, estamos no final de 2018 e ainda não descobriste a pérola de interação e criação de conteúdo que são as stories, os vídeos, assim como outras funcionalidades do Instagram? Não faz mal. É para isso que estamos aqui.

As fotos são incríveis, claro, mas se não maximizares o uso daquilo que a aplicação tem para te oferecer, estás a perder oportunidades valiosas. Ao expandir o conteúdo, estás também a tornar o teu perfil mais apelativo, assim como a dar mais exposição.

Dica: usa e abusa das stories, usa hashtags, stickers de localização, faz diretos e partilha algum evento que possas organizar. Faz vídeos, explora os GIF’S e diverte-te com os Boomerangs.

  1. Hum… o teu conteúdo é uma seca?

Pois, isto acontece quando te tornas demasiado familiarizado com uma plataforma e começas a jogar pelo seguro. Arrisca mais e mostra a tua personalidade.

Dica: aposta em coisas com mais valor, conta a tua história. Ah, e atenção – nem tudo precisa de ir parar ao Instagram. Qualidade é muito melhor do que quantidade. Antes de publicar, faz este exercício: é apelativo? É único? Destaca-se?

  1. Sê tu mesmo!

 Ser autêntico é muito importante, qualquer que seja a rede social, mas em especial no Instagram. As pessoas gostam de seguir pessoas reais (e é por isto que os influencers e que as Kardashians da vida são tão relevantes).

Dica: “keep it real”. Evita fotos excessivamente editadas, tem cuidado ao construir as descrições (representa a tua própria voz) e avalia bem o que publicas (sim, já estamos fartos de repetir, mas é mesmo importante!).

  1. Não sejas chato nas promoções.

Não há mal nenhum em promover conteúdo, é para isso que os publicitários estão na plataforma, afinal. Mas a verdade é que nós, consumidores, temos uma tendência enorme de nos desligar, ou de bloquear, conteúdos de marketing.

Dica: tens que ser mais subtil. Não exageres nas publicações promocionais, faz com que isto seja mais orgânico. Não estejas sempre a impingir que as pessoas te comprem coisas, ao invés disso adiciona substância ao teu conteúdo, faz com que seja atraente e que tenha impacto na audiência.

  1. Optimiza o teu perfil.

Antes de alguém aceitar o teu pedido, ou clicar no botão mágico para te seguir, a primeira coisa em que reparam é no teu perfil. Cuidados tão básicos como o teu handle (ou seja, o teu nome de Instagram), fotografia de perfil e a tua bio, são essenciais para causar uma primeira boa impressão.

Dica: o teu handle deve ser único e pessoal, algo que seja facilmente memorizável. A tua fotografia de perfil deverá ser clara, e a apresentaçãoo deve ser cuidada (se fores uma marca, por exemplo, o logótipo é uma opção de destaque). Quanto à bio, deverá ser direta e informativa – mas, ao mesmo tempo, com uma pitada de intriga.

  1. Não compres seguidores e atenção ao conteúdo impróprio.

Se há algo que te pode arruinar o game, é a violação dos Termos e Condições do Instagram. É o caminho mais fácil de aumentar interações e número de seguidores, mas ao fazê-lo, habilitas-te a que a tua conta seja encerrada.

Dica: esta é básica…. apenas não compres seguidores. Não só o próprio Instagram está cada vez mais em cima deste assunto, como também há várias aplicações que denunciam o aumento estranho de seguidores, e podes ser denunciado. O mesmo se aplica a publicações e comentários inapropriados.

Bem, depois de ler isto tudo com atenção, já sabes o que fazer – e, acima de tudo, o que é que não está a resultar. Começa o ano novo de cara renovada, e vais ver que os teus números vão melhorar.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário