Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como construir um site em simples passos

Comunicação Digital, Sites & apps | 7 Abril 2021 | Rafael Venâncio

Às vezes menos é mais e nós, como adoramos descomplicar a tua vida, trazemos-te um artigo com os pontos-chave para construíres um site.
Ah, não te preocupes! Este artigo não requer conhecimentos avançados de código.
Fica atento e descobre como construir um site.

Os sites já não são o que eram!

Construir um site profissional e completo nunca foi tão simples.
Nos dias que correm já existem centenas de sites e ferramentas que te vão simplificar este processo.
Ao contrário dos “primórdios” do mundo online, em que se não fosses engenheiro informático estavas condenado.
Porém, com o passar dos anos, a tecnologia foi evoluíndo e a “WWW” também.
Construir um site simples, quer seja para portfólio ou uma loja básica, é tão fácil quanto arrastar umas quantas caixas e inserir conteúdo.
Por outro lado, se precisares de uma coisa mais avançada e personalizada, podes contar com o apoio de especialistas… como nós!

Os sites já não são o que eram

Pontos-chave para criares o teu site.

Vamos passar ao que importa e descobrir que pontos deves ter em mente para criares um site simples e funcional!

1º – Escolha uma plataforma de CMS que se adeque ao teu orçamento e necessidades:

  • Existem diversas plataformas de construção de sites no mercado, que vão ser mais ou menos adequadas consoante aquilo que procuras.
  • A nossa plataforma de eleição e principal sugestão é o WordPress.org. Para além de ser a plataforma que mais sites trouxe à internet, é gratuita (apenas tens de comprar domínio e alojamento à parte) e bastante personalizável.
  • Caso pretendas uma coisa mais básica, podes por exemplo dar uma vista de olhos à WIX. Esta é uma solução ideal para iniciantes e tem à disposição um plano gratuito. 
Escolha uma plataforma de CMS que se adeque ao teu orçamento e necessidades.

2º – Seleciona o plano que melhor se adequa às tuas necessidades e objetivos:

  • Diferentes planos oferecem diferentes vantagens e condições. Por isso, é importante definires bem a tua estratégia e perceberes o que precisas de uma plataforma de CMS.
  • Este é um ponto importante porque pode tanto pode resultar no incumprimento de objetivos, como também na alocação de recursos de forma errada.
  • Em muitos casos a versão gratuita é suficiente. Faz um favor a ti mesmo e à tua carteira: antes de aderires a um plano pago, aproveita o free trial!
  • Podes construir um site de forma gratuita? Sim mas traz algumas desvantagens. Por exemplo, na plataforma WIX, os sites gratuitos correm anúncios e não permitem criar um domínio personalizado.
  • Pesa os prós e contras e descobre que plano se ajusta melhor às tuas necessidades e orçamento.
Seleciona o plano que melhor se adequa às tuas necessidades e objetivos.

3º – Cria uma primeira impressão memorável… com um nome de domínio:

  • O nome é, muitas vezes, o primeiro contato com o teu site e um importante fator que traça a personalidade do mesmo. Ou seja, uma pessoa que entra num site chamado Continente sabe que está a entrar num site de confiança e sério. Por outro lado, um visitante que entra num site chamado The Useless Web sabe que está a entrar num site um bocado random, divertido e “useless”.
  • Um bom nome pesa muito mais do que aquilo que possas pensar. Um bom nome de domínio deve ser autêntico, curto e memorável.
  • Um bom truque que te podemos dar é: inspira-te no mercado em que te queres inserir e tenta acrescentar características da tua personalidade (algo que te represente ou pelo que te interesses).
Cria uma primeira impressão memorável... com um nome de domínio.

– Escolhe o template perfeito e torna-o teu:

  • Criar um template de raíz requer conhecimentos de programação, por isso explora e percorre os templates que as plataformas de CMS têm para oferecer e dá-lhes um “twist”.
  • Em plataformas como o WordPress, vais encontrar umas vasta variedade de templates gratuitos e pagos, nos quais poderás dar pequenos retoques e adicionar os teus conteúdos e informações (colocar botões de redes sociais, adicionar páginas, conteúdos media e texto, etc).
  • Aproveita as ferramentas de edição para diferenciares os teus conteúdos. Desde títulos, tipos de letra, cor, formatação e muito mais. Testa as opções de edição à tua disposição.
  • Algumas dicas para os teus conteúdos escritos: não os compliques! Usa linguagem simples e frases concisas, guia o visitante através de CTAs (ao longo do site, nos artigos e nas redes sociais), não tenhas medo de utilizar títulos (muito importante para que o leitor retenha melhor o teu conteúdo), usa e “abusa” dos conteúdos media e, muito importante, partilha-os nas redes sociais e gera interações.
Escolhe o template perfeito e torna-o teu.

5º – Adiciona apps e/ou plugins:

  • É aqui que poderás diferenciar o teu site e dinamizar o teu site.
  • O WordPress é uma das principais plataformas de CMS muito devido à vasta oferta de plugins.
  • Vê o que precisas e pretendes para o teu site e de certeza que encontrarás uma aplicação ou plugin para isso.
Adiciona apps e/ou plugins.

6º – Testa, revê e publica:

  • Para terminar, só precisas de ver se está tudo nas conformidades. Vê se todos os links e botões funcionam; se as imagens, textos e vídeos estão corretamente carregados; testa velocidade e formatação do site nos vários formatos (muito importante estar otimizado para dispositivos móveis).
  • Utiliza a opção de preview, que praticamente todas as plataformas de CMS oferecem. Assim, conseguirás testar e navegar no site como se fosses um visitante.
  • Se estiver tudo de acordo, está na hora de apresentares a tua criação ao mundo.
Testa, revê e publica.

Esperamos que o nosso artigo te guie na construção do teu site!

Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.