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De acordo com o Hootsuite, os Millennials são um grupo diverso de indivíduos que nasceram entre a década de 1980 e inícios de 2000. Alguns destes indivíduos ainda conheceram o mundo sem a existência da internet, enquanto que outros não se lembram de viver sem um smartphone com acesso à rede. Seja como for, os Millennials – também designados por Geração Y – afiguram-se como um dos segmentos jovens mais importantes da actualidade quando falamos de marketing digital.
Segundo alguns dados de 2014, 94% dos Millennials têm acesso à internet e utilizam, pelo menos, uma rede social. Isto prova a importância deste target em qualquer estratégia online, pelo que os marketers necessitam de criar conteúdo partilhável que apele a esta geração a um nível emocional – algo que não se relaciona necessariamente com emojis ou memes.
Um inquérito levado a cabo pela Nielsen concluiu que 51 por cento dos Millennials se preocupa com a sustentabilidade das marcas que segue, sendo esse um aspecto crucial na decisão de compra. Artigos salientam, inclusive, que este segmento demográfico está a alterar a maneira como as empresas fazem o seu branding, levando-as a agir de forma mais consciente a nível ambiental.
A título de exemplo, o cartão pré-pago ViaCard lançou recentemente o ViaCard ECO, um sistema que providencia descontos exclusivos para veículos amigos do ambiente (isto é, veículos eléctricos e híbridos plug-in) nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. A campanha, que neste momento ainda decorre, tem recebido um bom feedback e volume de shares no Facebook.
Ainda na senda da responsabilidade, as empresas que partilham a ideia de “retribuição à comunidade” fazem com que o consumidor se sinta melhor em relação à compra efectuada. Ao transmitirem que se preocupam com causas sociais, as marcas conseguem garantir uma “nova empatia” proveniente dos millennials – que estão, também, mais propensos a este tipo causas.
Este tipo de valor está muito presente durante a quadra natalícia, época onde as marcas costumam salientar a sua veia solidária. Por isso mesmo, ilustramos este ponto com a nova campanha do Licor Beirão. “Preferias Beirão?” é, resumidamente, uma troca de bens que propaga o nome bebida licorosa, ao mesmo tempo que ajuda Instituições Particulares de Solidariedade Social.
No site da marca, pode submeter-se uma prenda e oferecê-la a uma das IPSSs selecionadas. Caso aceite a troca, a IPSS oferece-lhe uma garrafa de Licor Beirão como agradecimento. A campanha tem sido um sucesso nas redes sociais. Prova disso é este vídeo, que conta já com mais de 360 mil visualizações no YouTube.
Embora este valor seja transversal a todos os segmentos, os Millennials são um target que privilegia a transparência e autenticidade de uma marca. Habituados a confrontar a informação que absorvem nos media, e tendo um nível de educação globalmente maior do que as gerações anteriores, os Millennials possuem um sentido crítico mais aprumado.
E num mundo digital onde a informação se dissemina com facilidade, os erros podem ser impossíveis de apagar. Ter uma marca alinhada com os valores que propaga é a melhor maneira de manter um negócio bem sucedido, evitando demais crises e problemas. Ainda assim, criar um plano de gestão de crises e actualizá-lo regularmente deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa.
[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]
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