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Como criar Marketing para Millennials

Comunicação Digital | 13 Dezembro 2016 | Miguel Menaia

De acordo com o Hootsuite, os Millennials são um grupo diverso de indivíduos que nasceram entre a década de 1980 e inícios de 2000. Alguns destes indivíduos ainda conheceram o mundo sem a existência da internet, enquanto que outros não se lembram de viver sem um smartphone com acesso à rede. Seja como for, os Millennials – também designados por Geração Y – afiguram-se como um dos segmentos jovens mais importantes da actualidade quando falamos de marketing digital.

Segundo alguns dados de 2014, 94% dos Millennials têm acesso à internet e utilizam, pelo menos, uma rede social. Isto prova a importância deste target em qualquer estratégia online, pelo que os marketers necessitam de criar conteúdo partilhável que apele a esta geração a um nível emocional – algo que não se relaciona necessariamente com emojis ou memes.

3 pontos essenciais no marketing para Millennials 

1. Responsabilidade ambiental

Um inquérito levado a cabo pela Nielsen concluiu que 51 por cento dos Millennials se preocupa com a sustentabilidade das marcas que segue, sendo esse um aspecto crucial na decisão de compra. Artigos salientam, inclusive, que este segmento demográfico está a alterar a maneira como as empresas fazem o seu branding, levando-as a agir de forma mais consciente a nível ambiental.

A título de exemplo, o cartão pré-pago ViaCard lançou recentemente o ViaCard ECO, um sistema que providencia descontos exclusivos para veículos amigos do ambiente (isto é, veículos eléctricos e híbridos plug-in) nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. A campanha, que neste momento ainda decorre, tem recebido um bom feedback e volume de shares no Facebook.

2. Solidariedade social

Ainda na senda da responsabilidade, as empresas que partilham a ideia de “retribuição à comunidade” fazem com que o consumidor se sinta melhor em relação à compra efectuada. Ao transmitirem que se preocupam com causas sociais, as marcas conseguem garantir uma “nova empatia” proveniente dos millennials – que estão, também, mais propensos a este tipo causas.

Este tipo de valor está muito presente durante a quadra natalícia, época onde as marcas costumam salientar a sua veia solidária. Por isso mesmo, ilustramos este ponto com a nova campanha do Licor Beirão. “Preferias Beirão?” é, resumidamente, uma troca de bens que propaga o nome bebida licorosa, ao mesmo tempo que ajuda Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No site da marca, pode submeter-se uma prenda e oferecê-la a uma das IPSSs selecionadas. Caso aceite a troca, a IPSS oferece-lhe uma garrafa de Licor Beirão como agradecimento. A campanha tem sido um sucesso nas redes sociais. Prova disso é este vídeo, que conta já com mais de 360 mil visualizações no YouTube.

3. Honestidade

Embora este valor seja transversal a todos os segmentos, os Millennials são um target que privilegia a transparência e autenticidade de uma marcaHabituados a confrontar a informação que absorvem nos media, e tendo um nível de educação globalmente maior do que as gerações anteriores, os Millennials possuem um sentido crítico mais aprumado.

num mundo digital onde a informação se dissemina com facilidade, os erros podem ser impossíveis de apagar. Ter uma marca alinhada com os valores que propaga é a melhor maneira de manter um negócio bem sucedido, evitando demais crises e problemas. Ainda assim, criar um plano de gestão de crises e actualizá-lo regularmente deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa.

Conclusão


  • Emojis e memes podem ser sinónimos de uma linguagem jovem e disruptiva. Ainda assim, esse tipo de conteúdo deve ser usado com moderação, uma vez que não transmite necessariamente a imagem pretendida e corre o risco de se tornar falso. Incluir o humor é importante, mas é possível fazê-lo de formas mais proveitosaa, como se pode ler aqui.
  • Alguns especialistas falam de um “novo tipo de empatia” que os Millennials têm com os assuntos e com o mundo. Ao contrário do que se pensa, esta geração não é (apenas) centrada em si mesma e alheada da realidade, mas sim preocupada com o meio ambiente e com causas sociais – algo que é comprovado por estudos, que poderão ser vistos no início do artigo.
  • Os Millennials estão a fazer com que algumas indústrias tenham escolhas mais conscientes a nível ambiental e social. Isto significa que esta geração (e muito provavelmente as gerações vindouras) será mais ecológica, solidária e preocupada.  As marcas terão, por isso mesmo, de agir em concordância.
  • Praticar um marketing honesto e transparente, com campanhas que propaguem valores autênticos, é uma boa forma de atrair Millennials para uma marca, uma vez que este segmento privilegia transparência e autenticidade.

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]

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