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Pixel do Facebook, a ferramenta que vai melhorar significativamente a performance dos teus anúncios!
Originalmente introduzido em 2015, esta ferramenta de rastreio sofreu muitas alterações até aos dias de hoje.
Fica atento ao nosso artigo e descobre como criar o teu próprio pixel de Facebook.
Esta ferramenta do Facebook é o melhor amigo que não sabias que precisavas.
Na prática não passam de umas linhas de códigos que inseres no cabeçalho do teu site mas o que estas linhas podem fazer por ti vai muito além disso.
A principal função do pixel é recolher informações das diversas ações realizadas no site para melhor personalizar os teus anúncios.
Ou seja, ao rastreares os movimentos dos teus visitantes vais conseguir perceber o que procuraram e, assim, criar anúncios mais impactantes ou simplesmente perceber que zonas do teu site são mais frequentadas.
É uma ferramenta dinâmica que te vai ajudar, sem qualquer sombra de dúvidas, a melhorar as conversões do teu site.
Ora bem, já sabemos que o pixel recolhe informações dos visitantes do teu site. Mas o que é que fazes com essa informação?
As informações que recolheste com o pixel vão ser fundamentais para criares públicos mais precisos para os teus anúncios, apresentar os anúncios à audiência certa e, ainda, desbloquear ferramentas de anúncios de Facebook adicionais.
Com o pixel do Facebook vais poder recolher dados, criar audiências (ou públicos) e configurar licitações nas campanhas.
Além disso, o pixel do Facebook tem a importante missão de te ajudar, por exemplo, a traçar a “jornada de compra”. Isto é, o pixel ajuda-te a registar eventos, ou ações, que ocorrem no teu site, quer sejam através de anúncios pagos ou resultados orgânicos.
Através do pixel podes registar Eventos Padrão de ações que os visitantes façam no teu site, que te vão ajudar a otimizar conversões, criar públicos personalizados e retirar dados de utilização.
No que toca a públicos, ou audiências, através desta funcionalidade poderás criar diferentes tipos: Públicos Personalizados (segmentos criados automaticamente com base nas ações que as pessoas realizaram na tua app ou site) e Públicos Semelhantes (ajuda-te a alcançar novas pessoas que provavelmente terão interesse no teu negócio, uma vez que os seus interesses e comportamentos são semelhantes à tua audiência existente mais valiosa – pessoas que completam, ativamente, ações no teu site).
No que toca à parte de otimização, os Eventos Padrão vão ajudar-te a converter melhor a um custo mais “eficiente”.
Isto será através:
E quais são os tipos de Eventos Padrão do Facebook Pixel? Eis uma lista fornecida pelo próprio Facebook:
Além dos Eventos Padrão, existem também os Eventos Personalizados. Estes vão ser-te úteis caso a ação que queiras registar não esteja na lista acima. No entanto, esta opção não te vai apresentar dados de medição ou otimização, apenas te apresenta estatísticas e definição do público-alvo do evento que criaste.
Nota: Sempre que puderes, devido a ser mais abrangente em termos de funcionalidades, opta por utilizar a opção de Eventos Padrão.
Tens também uma opção de Eventos Registados Automaticamente.
Ao instalares o Pixel do Facebook, este vai recolher e registar os dados de visualização da tua Página no Site, automaticamente, para a Análise de Dados do Facebook. Caso não pretendas que seja feita esta recolha automática, terás de desativar o registo automático nas definições e, para o registo de eventos específicos, terás de inserir os eventos manualmente no teu site.
Os Eventos Registados Automaticamente permitem criar audiências, recolher dados e, também, fazer a medição e otimização de campanhas.
Agora que já percebeste como funciona o Pixel e para que serve, vamos mostrar-te como criar um!
Passo Prévio: Antes de mais, tens de preencher dois importantes requisitos: ter um site para o teu negócio e conseguires aceder ao código do mesmo.
1º Passo: Para começar, tens de visitar o Gestor de Eventos e clicar em Associar fonte de dados (o ícone “+”)
2º Passo: De seguida, vais selecionar “Web”.
3º Passo: Depois, seleciona a opção “Pixel de Facebook” e clica em associar.
4º Passo: Agora, vais ter de preencher as informações do pixel. Dá-lhe um nome e insere o site que vai rastrear.
5º Passo: Para concluir, insere manualmente o código do pixel no cabeçalho do teu site (se tiveres conhecimentos de programação) ou utiliza um parceiro.
Como viste no último passo do tutorial acima, existem diversos métodos para instalares e ativares o pixel.
Agora vamos mostrar-te exemplos dos 3 métodos acima mencionados!
1º Passo: Após criares o pixel no Gestor de Eventos, seleciona o pixel que queres configurar e clica em Continuar configuração do pixel.
2º Passo: De seguida, vais clicar em instalar código manualmente.
3º Passo: Agora, copia o código de base.
4º Passo: Depois, cola o código no cabeçalho do teu site, acima da tag de fecho “head”.
5º Passo: De seguida, volta ao Gestor de Eventos e clica em continuar.
6º Passo: Caso pretendas, podes ativar a Correspondência avançada automática. Esta opção vai ajudar-te na configuração de campanhas de remarketing.
7º Passo: Para terminar, adiciona os eventos com a ferramenta de configuração de eventos.
1º Passo: Após criares o pixel no Gestor de Eventos, seleciona o pixel que queres configura e clica em Continuar configuração do pixel.
2º Passo: De seguida, vais clicar em usar um parceiro.
3º Passo: Agora, vais ter de selecionar, na lista de parceiros, o WordPress.
Nota: existem diversas opções consoante o parceiro selecionado.
4º Passo: Em seguida, vais selecionar as funcionalidades. Por norma, basta ativares apenas a Correspondência avançada.
5º Passo: Depois, faz download da extensão para instalar no WordPress.
6º Passo: Agora, inicia sessão na tua conta de WordPress e, na secção de plugins, clica em adicionar novo.
7º Passo: Agora, vais clicar em Upload Plugin, depois clicas em escolher ficheiro e carregas o ficheiro zip do Facebook, que descarregaste no 5º passo. Em seguida, clicas em instalar agora.
8º Passo: De seguida, após adicionares o plugin, vais clicar em Activate Plugin.
9º Passo: Em seguida, revê as definições do pixel e clica em continuar.
10º Passo: Para terminar, vais confirmar se o teu pixel está a funcionar corretamente. Os restantes passos referem-se à configuração dos eventos que pretendes rastrear com o teu pixel.
Nota: Se a luz aparecer vermelha quer dizer que nenhuma atividade foi registada. Se aparecer verde significa que está funcional.
1º Passo: Após criares o pixel no Gestor de Eventos, seleciona o pixel que queres configura e clica em Continuar configuração do pixel.
2º Passo: De seguida, vais clicar em usar um parceiro.
3º Passo: Agora, vais ter de selecionar, na lista de parceiros, o Gestor de Etiquetas do Google.
Nota: existem diversas opções consoante o parceiro selecionado.
4º Passo: De seguida, clica em continuar.
5º Passo: A seguir, podes ativar a Correspondência avançada automática. Como mencionámos na configuração manual, esta opção vai ajudar-te na configuração de campanhas de remarketing.
6º Passo: Depois, associa a tua conta de Google Tag Manager e clica em continuar.
7º Passo: Em seguida, clica em terminar configuração. E, para terminar, vais configurar os eventos que pretendes rastrear com o teu pixel no passo seguinte.
1º Passo: Depois de criar o pixel de Facebook no Gestor de Eventos, seleciona o pixel que queres configurar e clica em Continuar configuração do pixel.
2º Passo: De seguida, vais clicar em usar um parceiro.
3º Passo: Agora, vais ter de selecionar, na lista de parceiros, o Gestor de Etiquetas do Google.
Nota: existem diversas opções consoante o parceiro selecionado.
4º Passo: Depois, vais selecionar “Conclui a configuração no Shopify” e clica em continuar.
5º Passo: Para terminar, insere o link do site que o pixel vai rastrear para confirmar se este está corretamente configurado.
Esperamos que o nosso artigo – “Como criar um pixel no Facebook” te tenha auxiliado na tua demanda por mais sabedoria digital!
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