En

Contacte-nos

Como criar um quiz online?

Gestão de redes sociais | 7 Dezembro 2018 | Jesse Viana

Quem não adora um bom quiz? Seja de cultura geral, seja com perguntas sobre um tema mais específico, é sempre divertido. E porque não fazer um para conhecer melhor a tua audiência de forma interativa? Os géneros são vários: escolha-múltipla, de resposta aberta, perguntas de conhecimento ou de personalidade. Ao fazer perguntas sobre a tua marca, negocio, ou indústria, vais poder aplicar as respostas numa melhor comunicação.

Por exemplo, se for o caso de uma agência de viagens, o que importa saber é onde é que as pessoas preferem ir, destinos ideais, onde acomodá-las, e outros factores. Por isso, neste caso, poderia criar-se um teste para saber o que o destino de sonho diz sobre a personalidade da pessoa. Outro exemplo é o Trip Matcher da Airbnb, cujos resultados ajudam a definir a personalidade viajante da pessoas, assim como oferece um itinerário baseado nos seus interesses.

Que tipo de dados quero recolher com estes testes?

Para um teste sobre a personalidade de alguém, é sempre bom ter, pelo menos, três resultados diferentes: os quais devem ser positivos e reforçar traços e características que a pessoa já tenha. No teste da Airbnb, a página de resultados encaminha também para outros 10 tipos de personalidades, para que as pessoas possam explorar.

Ah, dica: para quando alguém terminar de fazer o teste, experimenta deixar a opção de preencher formulário, e assim encorajas a que te enviem o seu e-mail e alguma outra informação pessoal. Poderás usar isto para fazer adaptar a informação diretamente às preferências da pessoa.

Com que plataformas posso criar quizzes?

Tens dois bons sites que te ajudarão a preparar os testes: o Survey Anyplace e o Outgrow, os quais têm já exemplos de design templates e são bastante user-friendly e acessíveis. Depois de criar conta, podes escolher a opção que te convier: a versão grátis de 7 dias, ou o plano de pagamento.

Imagem retirada de: https://www.socialmediaexaminer.com/how-to-create-online-quiz-social-media/

Survey Anyplace

 Quando fizeres o log-in, estás pronto a começar. Se o teu teste for associado a uma marca, e quiseres colocar o logótipo, poderás fazê-lo, mas há também a opção simples.

Depois, é dar um nome ao quiz (que é o que irá aparecer nas pesquisas, mas também poderás personalizar o link), elaborar um texto introdutório e começar a elaborar as perguntas. Este sistema deixa-te escolher que tipo de pergunta é, dependendo da resposta que o utilizador der, e o truque é sempre o mesmo: pergunta e escolhas de resposta – as quais podem ter imagens associadas.

Agora, estás pronto a dar os resultados: escolhe um título e escreve a descrição. É só voltar à opção das perguntas e escolher qual é o resultado que cada resposta tem. Numa página seguinte, poderás também adicionar o formulário e pedir os dados da pessoa (nome, e-mail, etc.), numa onda de “deixa-nos conhecer-te melhor!”, escolhe o design do template (o qual podes personalizar) e é só fazer save/preview.

Outgrow

Aqui, podes começar do início ou escolher logo um template, de acordo com aquilo que queiras. Escolhe o título, subtítulo e o botão para começar. Dá um título às perguntas, e em “Options” vão estar as opções de resposta, as quais podem estar em texto, ícone ou em imagem.

Os resultados (ou “Outcomes”)estão no passo seguinte, onde deves acrescentar a descrição e adicionar vídeo ou imagem para acompanhar. Podes adicionar mais do que um. Depois, é fazer o match com a resposta. Quando estiver tudo certinho, podes também adicionar o formulário (“Lead Generation Form”) para que as pessoas preencham os seus dados.

Para rematar, é só personalizar o teu quiz com imagens de fundo, palete de cores, fonte de texto, logo, etc., clicar em “Preview” para ver o resultado final e está pronto para “Go Live!”.

Imagem retirada de: https://www.socialmediaexaminer.com/how-to-create-online-quiz-social-media/

Últimos passos

A melhor forma de promover o teu quiz? As tuas redes sociais, claro. Para que tenha maior alcance, e também para que seja visível para a audiência que preferes, promove a tua campanha e torna-a atrativa, tendo cuidado redobrado com a imagem escolhida e com a descrição do post. Cuidado para que não pareça algo falso, tipo clickbait, para que as pessoas não achem que é um esquema.

Não te esqueças dos Leads que geraste com os teus testes, é importante que lhes dês a devida atenção e que os analises. Com a informação recolhida, vais ter material para poder personalizar um relatório de resposta com base nas respostas de cada utilizador – o que acrescenta valor ao teu conteúdo, já que dá resultados e informações beneficiais e mais completas a quem responde.

Já estás a postos para criar o teu próprio quiz. Ansioso por ver os resultados?

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário