Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como desenhar uma imagem de capa para a sua página de Facebook?

Gestão de redes sociais | 14 Junho 2016 | Hugo Picado de Almeida

Ao entrar na sua página de Facebook, a “timeline cover” — a imagem de capa que surge no topo da sua página — é o primeiro contacto do cliente com o seu conteúdo. Funcionando como um dos rostos da sua empresa nesta rede social, é imediatamente evidente que esta imagem deve merecer grande atenção no momento da sua concepção.

Como elemento de destaque, a “timeline cover” assume importante papel na comunicação aos utilizadores: seja uma promessa da marca, os seus valores, um produto destacado ou um ambiente visual a promover. Independentemente das particularidades e objectivos da sua comunicação, é preciso ter em mente as definições e dimensões óptimas para a imagem a criar, assim como não esquecer os espaços que, após o carregamento da sua imagem, o Facebook ocupará com a colocação da foto de perfil, dos botões de contacto, like e mensagem, assim como o próprio nome e descrição da sua empresa. Este aspecto, aparentemente óbvio, é muito comummente descurado por alguns designers não habituados a trabalhar redes sociais, que simplesmente adaptam a imagem da marca ao formato rectangular da cover, com as medidas certas, mas esquecendo que parte da informação relevante poderá ficar escondida ou com a leitura dificultada (por exemplo, atrás dos botões do Facebook).

Partilhamos abaixo um guia com as principais medidas a ter em conta ao desenhar uma timeline cover para a sua página de Facebook:

timeline_dimensions

Resumidamente, a cover deve ser desenhada como um material específico, e não ser apenas eco, parente pobre, dos demais materiais da marca. É sempre conveniente contar com um designer experiente em redes sociais para a concepção da sua timeline cover, para evitar repetir alguns dos erros abaixo:

exemplocover1
Neste caso, obviamente não foram consideradas as especificidades de uma imagem de capa no Facebook: não foi tido em conta o espaço ocupado pelo nome da página e pelos botões. O resultado é obviamente ruidoso e uma falha comunicacional: por um lado, impede a leitura e consequente acesso à mensagem que a empresa pretendia passar, por outro, oferece uma imagem pobre e descuidada, com risco para a credibilidade da empresa. Além disso, a imagem terá sido carregada em JPEG e não em PNG, que seria o mais adequado para o caso. Vejamos abaixo:

exemplocover2
Neste segundo caso, conquanto a sobreposição de elementos não seja grave, é porém notória a perda de qualidade da imagem em redor do texto, com diversos artefactos pixelizados a surgir. Para prevenir isto, sobretudo ao utilizar texto e vectores, é sempre preferível usar o formato PNG.

Em artigos futuros abordaremos mais profundamente as diferenças entre tipos de ficheiro e o seu upload para o Facebook, bem como um guia de dimensões para os diversos tipos de imagem existentes nesta rede social.

Hugo Picado de Almeida
Perfil LikedIn

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios  mais comuns do marketing nas redes sociais”]

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.