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Só este ano, o algoritmo já sofreu várias mudanças e atualizações, o que tem causado alguma confusão e frustração e dificulta que os posts sejam vistos. Saudades do feed cronológico. Os utilizadores da aplicação estavam a perder 70% dos conteúdos, assim como 50% dos conteúdos dos seus amigos.
Nada fixe, não é? Também achamos. Ainda é mais chato para as marcas, que tentam chegar a novos clientes e para os influencers, que dependem dos seus seguidores.
Com o novo algoritmo, e apesar de toda a confusão gerada, o Instagram garante que agora se vê 90% dos posts e que se passa mais tempo na app.
Uma das consequências de teres o feed não cronológico, é o facto de, mesmo que sigas exatamente as mesmas páginas do que alguém que tu conheças, o que te vai aparecer no feed não vai ser igual – é diretamente proporcional ao teu comportamento na aplicação e naquilo que a mesma acha que te vai interessar.
Então… como fazer para os teus posts serem vistos no meio de tanta “balbúrdia”? Como lhes dar exposição?
É a estas perguntas que vamos procurar responder.
Finalmente, e depois de evitar falar sobre o assunto durante algum tempo, as respostas sobre como é que funciona exatamente o algoritmo chegaram, e pela voz da própria Instagram. Para que não restem mais dúvidas, são 3 os factores que vão determinar o que aparece no teu feed.
O que o Instagram prevê que te faz gostar de um post, de acordo com aquilo que te interessa, e sempre de acordo com a forma como te comportaste perante um conteúdo semelhante.
Por exemplo: se gostas mais de conteúdo de moda, viagens, ou até comida, é isto o que o Instagram, baseando-se em interações feitas anteriormente, te vai mostrar em primeiro – uma loja, um restaurante… Já deu para entender. Outra forma de o algoritmo poder priorizar aquilo que te interessa é através das hashtags que utilizas.
Há quanto tempo foi publicado? O algoritmo vai sempre dar prioridade a publicações mais recentes.
Os posts das pessoas ou páginas com quem interages mais, vão sempre aparecer em primeiro. Basicamente, o algoritmo vai ler a proximidade que tens com algum seguidor. Como foi dito pelo próprio Instagram: “deverás sempre ver os conteúdos dos teu melhores amigos primeiro.” E, mais uma vez, como é que ele vai saber? Através de interações passadas, como gostos, mensagens, quem procuras e quem conheces na vida real.
Mas também há outros fatores que fazem com que o algoritmo funcione:
As vezes que abres ou visitas a app. Vai-te ser apresentado aquilo que de melhor foi publicado desde a última visita. Se apenas abrires a aplicaçãoo uma vez por dia, o algoritmo vai mostrar aquilo que considera ser relevante naquele dia. Se, pelo contrário, fores como eu e estiveres sempre no refresh, verás mais conteúdo – ou seja, aquilo que ainda não tinhas visto desde a última visita.
Se segues muita gente, o Instagram vai escolher uma mão-cheia de pessoas que vão aparecer regularmente no teu feed. Basicamente, é por isto que não consegues ver muitas das publicações de alguém (que até querias ver mais do que aquelas que efetivamente te aparecem).
A quantidade de tempo que passar a scrollar infinitamente na aplicação, também é determinante para decidir se vais, ou não, ver os melhores posts durante pequenos períodos de tempo – ou se apenas estás a ver aqueles que já estão mais enraizados.
Agora que já te explicamos como é que isto funciona, esperamos que te faça mais sentido o que é isto do algoritmo e o que mudou, efetivamente. Até que faz algum sentido, não? Vá, se seguires tudo à risca, vais ver que não é um bicho tão complicado quanto achas!
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