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Google Analytics, a ferramenta que te vai ajudar a dinamizar o teu site!
Não sabes como funciona? Não te preocupes!
Neste artigo vamos explicar-te como instalar o Google Analytics de forma rápida e simples.
Fica atento e descobre tudo.
Antes de mais, temos de perceber o que é o Google Analytics.
Como o nome indica, a plataforma criada pela Google em 2005, é um serviço de análise web que rastreia e reporta o tráfego dos sites.
É um serviço gratuito disponibilizado pela Google, que permite, através da instalação de um código no site, rastrear e analisar diferentes variáveis de navegação de um site.
Enquanto ferramenta é bastante importante para definir estratégias e criar reports, uma vez que dá uma ideia geral daquilo que está a funcionar e daquilo que precisa de ser melhorado.
Através do Google Analytics vais poder imensas informações detalhadas e importantes para o teu negócio.
Desde as conversões, ao público-alvo, às sessões, aos cliques e até mesmo a origem do tráfego!
É uma ferramenta bastante completa, que não só te vai ajudar a compreender quem está interessado no que tens para oferecer, como também te vai ajudar a melhorar e a dinamizar o teu site.
Agora que já sabemos o que é o Google Analytics e de que forma pode ajudar a melhorar o teu negócio, vamos passar à parte prática: como instalar o Google Analytics!
Preparámos um pequeno tutorial, que te vai ajudar a iniciar nos mares analíticos da Google.
O processo é simples mas tem uns quantos passos…
1º Passo: Para começar, visita o site do Google Tag Manager e clica em “Start for free”.
2º Passo: Em seguida, preenche os espaços em branco com os dados da conta.
3º Passo: Depois, vais ter de inserir o código de rastreamento da Google no código do teu site.
Nota: Caso tenhas um site WordPress, existem plugins que te facilitam esta tarefa. Exemplo disso é o Insert Headers and Footers e o próprio Google Tag Manager for WordPress.
1º Passo: Para começar, visita o site do Google Analytics.
2º Passo: De seguida, clica em “Start for free”.
3º Passo: Depois, vais ter de clicar em “Começar avaliação“.
4º Passo: Em seguida, vais ter inserir um nome de conta, selecionar as opções de partilha de dados e, por fim, clicar em próximo.
5º Passo: Depois, vais ter de configurar os detalhes da propriedade.
Nota: Uma propriedade no Google Analytics refere-se, por exemplo, ao site ou aplicação mobile que a ferramenta da Google terá de rastrear.
6º Passo: Em seguida, vais ter de preencher as informações do teu negócio e, quando tiveres concluído, clicar em “Criar”.
7º Passo: Agora que já criámos a conta vamos começar a configuração da recolha de dados. Para começar, vais ter selecionar uma plataforma.
8º Passo: Depois, vais ter de configurar os dados do fluxo e clicar em “Criar fluxo”.
1º Passo: Em primeiro lugar, vais ter de voltar ao Google Tag Manager e clicar em “New Tag”.
2º Passo: De seguida, edita o nome da tag e clica em “Tag Configuration”.
3º Passo: Depois, vais selecionar a opção “Google Analytics – Universal Analytics”.
4º Passo: Em seguida, vais selecionar o tipo de tracking que queres fazer e, depois, vais clicar em “New Variable…”.
5º Passo: Na opção “New Variable…”, vais inserir o teu tracking code do Google Analytics e clicar em “Save”.
6º Passo: De seguida, volta atrás e, na opção Triggering, seleciona “All Pages”. Assim poderás receber informações de todas as páginas do teu site.
7º Passo: Para terminar este processo, vais ter de clicar em “Save”.
Caso tenhas um site de WordPress, podes instalar um plugin no mesmo e facilitar todo o processo de rastreamento.
1º Passo: Para começar, na área de admin do teu site WordPress, clica em “Add New” na secção dos plugins.
2º Passo: Em seguida, pesquisa o plugin Site Kit, faz download do mesmo e clica em ativar.
3º Passo: Depois, vais ser encaminhado para a área dos plugins instalados, onde vais ter de fazer o setup inicial do Set Kit.
4º Passo: Para terminar, basta seguir o tutorial de setup oficial da Google. Aqui vais ter de verificar a tua identidade, dar algumas autorizações e organizar a Search Console.
Este processo é igualmente simples e vai permitir-te rastrear o tráfego e conversões da tua loja online!
1º Passo: Para começar, visita o site do Google Analytics.
2º Passo: De seguida, clica em “Start for free”.
3º Passo: Depois, vais ter de clicar em começar avaliação.
4º Passo: Em seguida, vais ter inserir um nome de conta, selecionar as opções de partilha de dados e, por fim, clicar em próximo.
5º Passo: Agora, vais ter de configurar os detalhes da propriedade.
Nota: Uma propriedade no Google Analytics refere-se, por exemplo, ao site ou aplicação mobile que a ferramenta da Google terá de rastrear.
6º Passo: Em seguida, vais ter de preencher as informações do teu negócio e, quando tiveres concluído, clicar em criar.
7º Passo: Agora, vais ter de ir à zona de Admin e clicar em “Criar propriedade”.
8º Passo: Em seguida, preenche os detalhes de propriedade e, depois, clica em opções avançadas.
Nota: Por defeito, a Google cria Google Analytics 4 properties mas para poderes conectar o Analytics ao Shopify vais ter de selecionar a opção Universal Analytics property.
9º Passo: Para terminar a criação de propriedade, preenche as informações do teu negócio e clica em criar.
1º Passo: Para começar, vais ter de copiar o código de rastreamento gerenciado na criação da propriedade universal.
2º Passo: Depois, vais ter de visitar a área de admin da tua conta de Shopify.
3º Passo: Em seguida, vais ter de clicar em preferências e colar o código de rastreamento na zona destacada ao Google Analytics.
4º Passo: Depois de colares o código no Shopify e salvares as alterações, volta à área de admin do Google Analytics e clica em “configurações de comércio eletrónico”.
5º Passo: Para terminar, ativa a opção de rastreamento de dados de comércio eletrónico e clica em salvar.
Esperamos que o nosso artigo “Como instalar o Google Analytics em 5 mins” te tenha elucidado sobre o mundo anlítico da Google!
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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