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Como instalar o Google Analytics em 5 mins

Comunicação Digital, Sites & apps | 24 Março 2021 | Rafael Venâncio

Google Analytics, a ferramenta que te vai ajudar a dinamizar o teu site!
Não sabes como funciona? Não te preocupes!
Neste artigo vamos explicar-te como instalar o Google Analytics de forma rápida e simples.
Fica atento e descobre tudo.

O que é o Google Analytics?

Antes de mais, temos de perceber o que é o Google Analytics.
Como o nome indica, a plataforma criada pela Google em 2005, é um serviço de análise web que rastreia e reporta o tráfego dos sites.
É um serviço gratuito disponibilizado pela Google, que permite, através da instalação de um código no site, rastrear e analisar diferentes variáveis de navegação de um site.
Enquanto ferramenta é bastante importante para definir estratégias e criar reports, uma vez que dá uma ideia geral daquilo que está a funcionar e daquilo que precisa de ser melhorado.
Através do Google Analytics vais poder imensas informações detalhadas e importantes para o teu negócio.
Desde as conversões, ao público-alvo, às sessões, aos cliques e até mesmo a origem do tráfego!
É uma ferramenta bastante completa, que não só te vai ajudar a compreender quem está interessado no que tens para oferecer, como também te vai ajudar a melhorar e a dinamizar o teu site.

Google Analytics.

Como instalar o Google Analytics?

Agora que já sabemos o que é o Google Analytics e de que forma pode ajudar a melhorar o teu negócio, vamos passar à parte prática: como instalar o Google Analytics!
Preparámos um pequeno tutorial, que te vai ajudar a iniciar nos mares analíticos da Google.
O processo é simples mas tem uns quantos passos…

  • Passo 1: Configurar o Google Tag Manager
  • Passo 2: Criar uma conta Google Analytics
  • Passo 3: Criar a etiqueta analítica com o Google Tag Manager

1 – Criar conta no Google Tag Manager

1º Passo: Para começar, visita o site do Google Tag Manager e clica em “Start for free”.

Visita o site do Google Tag Manager e clica em "Start for free".

2º Passo: Em seguida, preenche os espaços em branco com os dados da conta.

Preenche os espaços em branco com os dados da conta.

3º Passo: Depois, vais ter de inserir o código de rastreamento da Google no código do teu site.
Nota: Caso tenhas um site WordPress, existem plugins que te facilitam esta tarefa. Exemplo disso é o Insert Headers and Footers e o próprio Google Tag Manager for WordPress.

Insere o código de rastreamento da Google no código do teu site.

2 – Criar conta no Google Analytics

1º Passo: Para começar, visita o site do Google Analytics.

Visita o site do Google Analytics.

2º Passo: De seguida, clica em “Start for free”.

Clica em "Start for free".

3º Passo: Depois, vais ter de clicar em “Começar avaliação“.

Clica em "Começar avaliação".

4º Passo: Em seguida, vais ter inserir um nome de conta, selecionar as opções de partilha de dados e, por fim, clicar em próximo.

Insere um nome de conta, seleciona as opções de partilha de dados e, por fim, clicar em próximo.

5º Passo: Depois, vais ter de configurar os detalhes da propriedade.
Nota: Uma propriedade no Google Analytics refere-se, por exemplo, ao site ou aplicação mobile que a ferramenta da Google terá de rastrear.

Configura os detalhes da propriedade.

6º Passo: Em seguida, vais ter de preencher as informações do teu negócio e, quando tiveres concluído, clicar em “Criar”.

Preenche as informações do teu negócio.

7º Passo: Agora que já criámos a conta vamos começar a configuração da recolha de dados. Para começar, vais ter selecionar uma plataforma.

Seleciona uma plataforma.

8º Passo: Depois, vais ter de configurar os dados do fluxo e clicar em “Criar fluxo”.

Configura os dados do fluxo e clica em "Criar fluxo".

3 – Criar a etiqueta analítica com o Google Tag Manager

1º Passo: Em primeiro lugar, vais ter de voltar ao Google Tag Manager e clicar em “New Tag”.

Clica em "New Tag".

2º Passo: De seguida, edita o nome da tag e clica em “Tag Configuration”.

Clica em "Tag configuration".

3º Passo: Depois, vais selecionar a opção “Google Analytics – Universal Analytics”.

Clica em "Google Analytics - Universal Analytics”.

4º Passo: Em seguida, vais selecionar o tipo de tracking que queres fazer e, depois, vais clicar em “New Variable…”.

Clica em "New variable...".

5º Passo: Na opção “New Variable…”, vais inserir o teu tracking code do Google Analytics e clicar em “Save”.

Insere o teu tracking code do Google Analytics e clica em "Save".

6º Passo: De seguida, volta atrás e, na opção Triggering, seleciona “All Pages”. Assim poderás receber informações de todas as páginas do teu site.

Seleciona "All Pages".

7º Passo: Para terminar este processo, vais ter de clicar em “Save”.

Clica em "Save".

Plugin Google Analytics para WordPress

Caso tenhas um site de WordPress, podes instalar um plugin no mesmo e facilitar todo o processo de rastreamento.

1º Passo: Para começar, na área de admin do teu site WordPress, clica em “Add New” na secção dos plugins.

Clica em "Add New".

2º Passo: Em seguida, pesquisa o plugin Site Kit, faz download do mesmo e clica em ativar.

Faz download do Site Kit.

3º Passo: Depois, vais ser encaminhado para a área dos plugins instalados, onde vais ter de fazer o setup inicial do Set Kit.

Faz o setup inicial do Set Kit.

4º Passo: Para terminar, basta seguir o tutorial de setup oficial da Google. Aqui vais ter de verificar a tua identidade, dar algumas autorizações e organizar a Search Console.

Segue o tutorial oficial da Google.

Como associar Google Analytics ao Shopify

Este processo é igualmente simples e vai permitir-te rastrear o tráfego e conversões da tua loja online!

  • Passo 1: Criar uma conta Google Analytics
  • Passo 2: Associar Google Analytics ao Shopify

1 – Criar uma conta Google Analytics

1º Passo: Para começar, visita o site do Google Analytics.

Visita o site do Google Analytics.

2º Passo: De seguida, clica em “Start for free”.

Clica em “Start for free”.

3º Passo: Depois, vais ter de clicar em começar avaliação.

Clica em começar avaliação.

4º Passo: Em seguida, vais ter inserir um nome de contaselecionar as opções de partilha de dados e, por fim, clicar em próximo.

Insere um nome de conta, seleciona as opções de partilha de dados e, por fim, clica em próximo.

5º Passo: Agora, vais ter de configurar os detalhes da propriedade.
Nota: Uma propriedade no Google Analytics refere-se, por exemplo, ao site ou aplicação mobile que a ferramenta da Google terá de rastrear.

6º Passo: Em seguida, vais ter de preencher as informações do teu negócio e, quando tiveres concluído, clicar em criar.

Preenche as informações do teu negócio e, quando tiveres concluído, clica em criar.

7º Passo: Agora, vais ter de ir à zona de Admin e clicar em “Criar propriedade”.

Clica em "Criar propriedade".

8º Passo: Em seguida, preenche os detalhes de propriedade e, depois, clica em opções avançadas.
Nota: Por defeito, a Google cria Google Analytics 4 properties mas para poderes conectar o Analytics ao Shopify vais ter de selecionar a opção Universal Analytics property. 

Seleciona a opção Universal Analytics property.

9º Passo: Para terminar a criação de propriedade, preenche as informações do teu negócio e clica em criar.

Preenche as informações do teu negócio e clica em criar.

2 – Associar Google Analytics ao Shopify

1º Passo: Para começar, vais ter de copiar o código de rastreamento gerenciado na criação da propriedade universal.

Copia o código de rastreamento gerenciado na criação da propriedade universal.

2º Passo: Depois, vais ter de visitar a área de admin da tua conta de Shopify.

Visita a área de admin da tua conta de Shopify.

3º Passo: Em seguida, vais ter de clicar em preferências e colar o código de rastreamento na zona destacada ao Google Analytics.

Cola o código de rastreamento na zona destacada ao Google Analytics.

4º Passo: Depois de colares o código no Shopify e salvares as alterações, volta à área de admin do Google Analytics e clica em “configurações de comércio eletrónico”.

Clica em "configurações de comércio eletrónico".

5º Passo: Para terminar, ativa a opção de rastreamento de dados de comércio eletrónico e clica em salvar.

Ativa a opção de rastreamento de dados de comércio eletrónico e clica em salvar.

Esperamos que o nosso artigo “Como instalar o Google Analytics em 5 mins” te tenha elucidado sobre o mundo anlítico da Google!

Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

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