En

Contacte-nos

Como obter uma conta verificada no Instagram?

Gestão de redes sociais | 24 Outubro 2018 | Jesse Viana

Sempre foi algo que causou intriga. Afinal, como é que se obtém o distintivo azul que dá verificação à conta do Instagram? Quais são os critérios? O número de seguidores conta? Só é acessível a celebridades ou a influencers? Como é que o Instagram decide? As perguntas acumulam, e o mistério permanecia.

Mas já não é assim. Há pouco tempo, a própria rede social divulgou quais são estes critérios, e permitiu que toda a gente pudesse candidatar-se a receber um distintivo. E de forma bastante acessível, sem ter que sair da aplicação. 
Só tens de:
1. estar com o log-in feito na conta que se quer verificar.
2. ir às definições e fazer o pedido de verificação, fornecendo o username, o nome e alguma forma de identificação (oficializado pelo Governo).

Quais são, então, os requisitos?

Normalmente, associa-se este visto a uma figura pública, uma celebridade ou a uma grande marca. Ou seja, a conta deve ser autêntica, representar alguém real – um negócio registado ou uma entidade. Deve, também, ser única presença da pessoa/marca na aplicação (no caso de ter várias contas associada, apenas uma poderá ser verificada).

Mas há exceções à regra: no caso de contas de uma mesma marca, mas numa linguagem diferente (por exemplo, as diferentes contas da revista Vogue); ou, por exemplo, a Adidas, que tem várias contas verificadas para diferentes tipos de desporto/países. Da mesma forma, o Instagram afirma não dar verificação a contas de interesse genérico, mas nem sempre é assim.

Para receber o belo do distintivo, a conta tem também de ser completa – pública, com uma bio, foto de perfil e, pelo menos, um post – e deve representar alguém (ou algo) notável, que seja conhecido e muito pesquisado. Este último critério não é fácil de medir, mas são “contas que estão em várias fontes de notícia” e que não sejam pagas nem promocionais.

É por esta dificuldade e mistério envolventes que o visto azul é tão desejado. Por exemplo: se tiveres contas verificadas noutras redes sociais, não importa para o Instagram. E o que acontece depois da candidatura? Segundo o próprio help center, recebe-se uma notificação para saber se foi ou não aprovado. No primeiro caso, é imediato, no caso de ser negativo, 30 dias depois podes voltar a concorrer. Ah, e atenção à falsa informação, poderá ter consequências drásticas – não só perdes o distintivo, como te podem apagar a conta.
Ter uma conta verificada, para além da exclusividade, é uma ótima maneira de ganhar confiança e credibilidade, mostra que és o “real deal.” Se achas que reúnes todos os requisitos, porque não tentar?

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

*Artigo com base em um anteriormente escrito pela Later.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário