Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como obter uma conta verificada no Instagram?

Gestão de redes sociais | 24 Outubro 2018 | Jesse Viana

Sempre foi algo que causou intriga. Afinal, como é que se obtém o distintivo azul que dá verificação à conta do Instagram? Quais são os critérios? O número de seguidores conta? Só é acessível a celebridades ou a influencers? Como é que o Instagram decide? As perguntas acumulam, e o mistério permanecia.

Mas já não é assim. Há pouco tempo, a própria rede social divulgou quais são estes critérios, e permitiu que toda a gente pudesse candidatar-se a receber um distintivo. E de forma bastante acessível, sem ter que sair da aplicação. 
Só tens de:
1. estar com o log-in feito na conta que se quer verificar.
2. ir às definições e fazer o pedido de verificação, fornecendo o username, o nome e alguma forma de identificação (oficializado pelo Governo).

Quais são, então, os requisitos?

Normalmente, associa-se este visto a uma figura pública, uma celebridade ou a uma grande marca. Ou seja, a conta deve ser autêntica, representar alguém real – um negócio registado ou uma entidade. Deve, também, ser única presença da pessoa/marca na aplicação (no caso de ter várias contas associada, apenas uma poderá ser verificada).

Mas há exceções à regra: no caso de contas de uma mesma marca, mas numa linguagem diferente (por exemplo, as diferentes contas da revista Vogue); ou, por exemplo, a Adidas, que tem várias contas verificadas para diferentes tipos de desporto/países. Da mesma forma, o Instagram afirma não dar verificação a contas de interesse genérico, mas nem sempre é assim.

Para receber o belo do distintivo, a conta tem também de ser completa – pública, com uma bio, foto de perfil e, pelo menos, um post – e deve representar alguém (ou algo) notável, que seja conhecido e muito pesquisado. Este último critério não é fácil de medir, mas são “contas que estão em várias fontes de notícia” e que não sejam pagas nem promocionais.

É por esta dificuldade e mistério envolventes que o visto azul é tão desejado. Por exemplo: se tiveres contas verificadas noutras redes sociais, não importa para o Instagram. E o que acontece depois da candidatura? Segundo o próprio help center, recebe-se uma notificação para saber se foi ou não aprovado. No primeiro caso, é imediato, no caso de ser negativo, 30 dias depois podes voltar a concorrer. Ah, e atenção à falsa informação, poderá ter consequências drásticas – não só perdes o distintivo, como te podem apagar a conta.
Ter uma conta verificada, para além da exclusividade, é uma ótima maneira de ganhar confiança e credibilidade, mostra que és o “real deal.” Se achas que reúnes todos os requisitos, porque não tentar?

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

*Artigo com base em um anteriormente escrito pela Later.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.