En

Contacte-nos

Como Taggar Produtos no Instagram

Gestão de redes sociais | 25 Maio 2018 | Pedro Rosa

Pois é, ao que parece, chegou o Instagram Shopping a Portugal. “Ó Pedro, o que é isso do Shopping?” Instagram Shopping é, no fundo, uma funcionalidade nova que permite taggar produtos no Instagram em fotos e assim tornar o vosso Instagram numa loja. Pronto, pessoal, assim conseguimos monetizar o Instagram e já podemos ir todos de férias que o nosso trabalho aqui está terminado.

Ehhhh, more calma, s’il vous plait! Ou como diriam os germânicos “not so fast, volks!”
Antes da festa começar, ainda temos vários passos a dar. Por isso, passamos já para a parte que interessa, para ver se conseguimos colocar este menino a correr.

1- Ter uma conta de negócios.

Esta era bastante óbvia, e acredito que todas as pessoas com páginas e marcas já tenham feito a configuração da conta de negócios. Mas como sei que não há coisa mais chata que estar num tutorial e perceber que vou ter de ir a outro lado para fazer o passo X, fica aqui a dica: vão aos “settings” da conta e cliquem no link que diz “mudar para conta de empresa”, ou qualquer coisa tipo isto. Vá lá, não é assim tão difícil.

2- Vender bens físicos que respeitem o acordo de comerciante e as políticas de comércio do Facebook.

Sim, estas lojas apenas estão disponíveis para bens físicos. Nós, o pessoal dos serviços, não podemos entrar nestas festas. Exactamente por causa disso, a VAN vai agora passar a vender “merch”, como qualquer bom youtuber. Aproveitem já o novo código promocional MEGADESCONTÃO. Estou a gozar. A parte realmente interessante são estes 2 documentos, que dizem respeito ao acordo de comerciante e às politicas de comércio do Facebook. É ler isto e ver se está tudo ok, ou não ler e esperar que esteja tudo ok.

3- Ter o perfil de instagram associado a um catálogo do Facebook

A primeira coisa que as pessoas perguntam é: como assim, um catálogo no Facebook? Estão a ver aquelas páginas que metem uns produtos e têm as lojas integradas num separador de Facebook? Yup, têm de ter isso primeiro.
Existem várias maneiras de fazer isso e só isso dava outro artigo. Mas, de um modo geral, temos 2 hipóteses principais: ou criam um catálogo via Business Manager ou adicionam uma secção de loja à vossa página de Facebook. Ambas as hipóteses são chatas mas a do Business Manager é claramente mais chata, especialmente para as pessoas que não fizeram ainda setup do Business Manager. Vou, por isso, explicar a hipótese 2, que me parece mais simples e prática.
1- Ir aos settings da página de Facebook.
2- Ir a “Edit Page”.
3- Clicar em “Add Tab” .
4- Escolher a hipótese “Shop”.
5- Ir para a tab da “Shop” nova que agora aparece e criar uma loja.


Neste ponto é preciso ter muita atenção e escolher a opção “check out on another website”, porque a opção “message to buy” não está disponível nesta integração com o Instagram. Se errarem nesta parte vão ter de apagar a loja e criá-la novamente.
6- Por fim, Criar Produtos.

Para toda aquela malta que queria fazer isto via Business Manager, está aqui o link com a explicação do facebook. Existe ainda a opção de fazer este processo via algumas aplicações de e-commerce externas, como o Shopify e o BigCommerce. Em ambos os casos, o processo é bastante simples.

4- Esperar que a conta de Instagram Shopping seja aprovada

Segundo o Instagram, este processo pode demorar alguns dias. Quando o processo estiver concluído, deverão receber uma notificação com essa mesma informação. A partir do momento em que a vossa conta está apta para ser usada, está na hora de taggar produtos. Sim, esta é a parte da história em que o Instagram pega num barrote de madeira e nos bate com ele na cabeça de uma forma divertida e super animada. É que esta dita aprovação parece chegar no dia de são nunca, e já pela tarde. O que o Instagram diz é que quase por magia vamos receber uma notificação a dizer que estamos aprovados para o Shopping. Só que ela nunca mais chega. Para além disso, não temos nenhum feedback sobre se está aprovado ou se foi recusado por causa de X ou Y. No fundo, o Instagram gosta de manter aquela surpresa, e de nos fazer abrir a aplicação todos os dias para descobrirmos que afinal ainda não chegou a maldita notificação.

5- Activar o tagging de produtos

Para activar o tagging de produtos basta seguir os passos abaixo como se a vossa vida dependesse disso mesmo:
1- Ir às opções do perfil.
2- Clicar em “Shopping”.
3- Clicar em “Continuar”.
4- Escolher o catálogo de produtos a conectar com o perfil de negócio.
5- Clicar em “Concluído”.
6- Clicar em “Partilhar”.

Atenção: se a opção de Shopping ainda não estiver disponível nas opções do vosso Instagram é porque a vossa conta de Instagram Shopping ainda não foi aprovada.

6- Taggar produtos

Finalmente chegamos aqui. Quem diria que, depois de todo este processo, ainda estaríamos vivos. Eu, quando vi o artigo do Instagram sobre como activar o Instagram Shopping, pensei que ia ser fácil. Não podia estar mais errado. Claro que isto depende da fase do processo em que cada um se encontra. Nós temos clientes que já tinham a loja criada e a funcionar no Facebook, e nesses casos o processo é mais rápido. Mas quem tem de fazer tudo de inicio tem sem dúvida uma bela caminhada pela frente. Vamos então fechar isto com a parte mais simples de todas: taggar efectivamente os produtos.
1- Selecionar uma foto como se se estivesse a fazer uma publicação normal.
2- Tocar no produto dentro dessa foto.
3- Introduzir o nome do produto.
4- Selecionar o produto na caixa de pesquisa.
5- Clicar em “Concluir”.
6- Clicar em “Partilhar”.

Para concluir, este processo é longo e uma seca. Para além disso, a plataforma não nos dá muito feedback, o que nos deixa um pouco à deriva. Eu entendo; é uma funcionalidade nova e provavelmente o mecanismo de aprovação no futuro vai ter mais informação e ser mais “visível”. Até lá, temos de fazer tudo direitinho e rezar aos deuses das redes sociais para que a aprovação chegue.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário