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O teu perfil de Instagram é um ótimo sítio para que possas mostrar a tua marca, assim como os teus produtos (quaisquer que sejam). Muitas pessoas, e também muitos marketeers, não estão a usar esta plataforma da forma que mais potencia o tráfego para os websites – mas ainda bem que, pelo menos na bio, é possível colocar um link para esse efeito.
Não é possível colocar links externos nas publicações, o que faz com que as oportunidades de gerar tráfego para o exterior sejam limitadas, mas é exatamente por isso que existe o famoso link na bio que vemos em todo o lado. Com esta opção, deves também aproveitar este espacinho para promover os objetivos da tua marca, assim como para desenvolver o negócio.
Ficam aqui lgumas dicas para que consigas otimizar esta ferramenta, assim como algumas coisas a considerar quando estiveres a pensar na estratégia do link na bio do teu Instagram.
Como só te é permitido um link na bio, deves ter a certeza de que irá gerar conversões e de que, da mesma forma, te irá ajudar a conseguir atingir o teu objetivo.
O primeiro passo para que consigas otimizar o teu link na bio é pensar naquilo que queres que aconteça quando as pessoas visitam o teu perfil. Queres melhorar vendas? Construir brand awareness? Angariar novas subscrições na newsletter?
Assim que souberes a resposta a estas perguntas, conseguirás saber qual é o link que resultará melhor – por exemplo, se estás a procura de mais subscrições, deves colocar o link que levará os teus seguidores diretamente para a landing page da mailing list. Mais ou menos como nós fazemos para vos levar a seguir o Auto-Rádio.
Esta é uma forma eficaz de levar a audiência, ou seja, vocês que nos estão a ler, a clicar no link e a juntar-se à nossa Newsletter semanal. Ou, pelo menos, assim o esperamos. Mas não corram o risco de perder subscrições ao enviar os vossos seguidores para o sítio errado, ou para um sítio que não seja óbvio e que faça com que se sintam perdidos. Quanto mais targeted o link, melhor.
Exatamente por isto, faz um double-check nos links que colocas na tua bio, para que garantas que está certo e, acima de tudo, que funciona.
Está ali no teu perfil, tão pequenino, mas pode ser enorme se o conseguires otimizar. Este artigo do Social Media Today dá ótimos exemplos de como o fazer, nomeadamente o Linkin.bio do programa especializado em Instagram, o Later. Também é uma boa dica para procurares informações úteis sobre a aplicação.
Ora então, com essa extensão do programa, todos os teus posts no Instagram podem levar a tua audiência para páginas específicas do teu site, o que vai fazer com que consigam encontrar, de forma fácil, o produto que procuram – e, ao mesmo tempo, enquanto scrollam o teu perfil.
Outra coisa muito importante: o ‘call to action’ no final de cada post. É através disto que vais chamar a atenção dos teus seguidores para onde se podem dirigir, caso tenham interesse em alguma coisa promovida no post. O mesmo pode ser feito nas stories – seja através de um .GIF, disponibilizados na ferramenta GIPHY, ou em texto (quer escrito por ti, quer escrito na própria imagem).
Estão a gostar da nossa publicidade subtil ao auto-rádio? 😏
O próprio Instagram está a desenvolver ferramentas próprias para promover itens, seja em imagens ou em vídeos, como por exemplo as ‘Shopping Tags’ ou a mais recente opção de Checkout. Estas opções chegaram com o intuito de facilitar a compra de artigos sem sair da aplicação, mas ainda não estão acessíveis a toda a gente.
O copy que estejas a usar na tua bio tem de refletir aquilo que pretendes, a fim de fazer com que quem esteja a visitar o teu perfil saiba o porquê de clicar no link (e fazer com que queiram clicar).
Só tens 150 caracteres para jogar, mas acredita que o tempo e o esforço que lhe dedicas, vai valer a pena – não te esqueças de incluir, também aqui, um call to action forte no final. Ah, sê criativo! Usa e abusa de emojis, caracteres especiais, ícones e até fontes alternativas para fazer com que a tua bio sobressaia.
O que quer que escolhas, certifica-te de que combina contigo (ou seja, com a tua marca, ou com o teu negócio), seja no tom de voz, na estética ou no branding. Bem sabemos que já está um pouco por todo o lado, mas qual é o objetivo de ter link na bio se não for bem feito? Só assim vais conseguir o tráfego e as conversões que desejas.
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