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Como tirar proveito do Link na Bio?

Gestão de redes sociais | 5 Abril 2019 | Jesse Viana

O teu perfil de Instagram é um ótimo sítio para que possas mostrar a tua marca, assim como os teus produtos (quaisquer que sejam). Muitas pessoas, e também muitos marketeers, não estão a usar esta plataforma da forma que mais potencia o tráfego para os websites – mas ainda bem que, pelo menos na bio, é possível colocar um link para esse efeito.

Não é possível colocar links externos nas publicações, o que faz com que as oportunidades de gerar tráfego para o exterior sejam limitadas, mas é exatamente por isso que existe o famoso link na bio que vemos em todo o lado. Com esta opção, deves também aproveitar este espacinho para promover os objetivos da tua marca, assim como para desenvolver o negócio.

Ficam aqui lgumas dicas para que consigas otimizar esta ferramenta, assim como algumas coisas a considerar quando estiveres a pensar na estratégia do link na bio do teu Instagram.

Torna claro o objetivo do teu negócio ou marca

Como só te é permitido um link na bio, deves ter a certeza de que irá gerar conversões e de que, da mesma forma, te irá ajudar a conseguir atingir o teu objetivo.  

O primeiro passo para que consigas otimizar o teu link na bio é pensar naquilo que queres que aconteça quando as pessoas visitam o teu perfil. Queres melhorar vendas? Construir brand awareness? Angariar novas subscrições na newsletter?

Assim que souberes a resposta a estas perguntas, conseguirás saber qual é o link que resultará melhor – por exemplo, se estás a procura de mais subscrições, deves colocar o link que levará os teus seguidores diretamente para a landing page da mailing list. Mais ou menos como nós fazemos para vos levar a seguir o Auto-Rádio.

Esta é uma forma eficaz de levar a audiência, ou seja, vocês que nos estão a ler, a clicar no link e a juntar-se à nossa Newsletter semanal. Ou, pelo menos, assim o esperamos. Mas não corram o risco de perder subscrições ao enviar os vossos seguidores para o sítio errado, ou para um sítio que não seja óbvio e que faça com que se sintam perdidos. Quanto mais targeted o link, melhor.

Exatamente por isto, faz um double-check nos links que colocas na tua bio, para que garantas que está certo e, acima de tudo, que funciona.

Otimiza o teu Link na Bio

 Está ali no teu perfil, tão pequenino, mas pode ser enorme se o conseguires otimizar. Este artigo do Social Media Today dá ótimos exemplos de como o fazer, nomeadamente o Linkin.bio do programa especializado em Instagram, o Later. Também é uma boa dica para procurares informações úteis sobre a aplicação.

Ora então, com essa extensão do programa, todos os teus posts no Instagram podem levar a tua audiência para páginas específicas do teu site, o que vai fazer com que consigam encontrar, de forma fácil, o produto que procuram – e, ao mesmo tempo, enquanto scrollam o teu perfil.

Outra coisa muito importante: o ‘call to action’ no final de cada post. É através disto que vais chamar a atenção dos teus seguidores para onde se podem dirigir, caso tenham interesse em alguma coisa promovida no post. O mesmo pode ser feito nas stories – seja através de um .GIF, disponibilizados na ferramenta GIPHY, ou em texto (quer escrito por ti, quer escrito na própria imagem).

Estão a gostar da nossa publicidade subtil ao auto-rádio? 😏

O próprio Instagram está a desenvolver ferramentas próprias para promover itens, seja em imagens ou em vídeos, como por exemplo as Shopping Tags ou a mais recente opção de Checkout. Estas opções chegaram com o intuito de facilitar a compra de artigos sem sair da aplicação, mas ainda não estão acessíveis a toda a gente.

Foca-te na Bio e no conteúdo que publicas

O copy que estejas a usar na tua bio tem de refletir aquilo que pretendes, a fim de fazer com que quem esteja a visitar o teu perfil saiba o porquê de clicar no link (e fazer com que queiram clicar).

Só tens 150 caracteres para jogar, mas acredita que o tempo e o esforço que lhe dedicas, vai valer a pena – não te esqueças de incluir, também aqui, um call to action forte no final. Ah, sê criativo! Usa e abusa de emojis, caracteres especiais, ícones e até fontes alternativas para fazer com que a tua bio sobressaia.

O que quer que escolhas, certifica-te de que combina contigo (ou seja, com a tua marca, ou com o teu negócio), seja no tom de voz, na estética ou no branding. Bem sabemos que já está um pouco por todo o lado, mas qual é o objetivo de ter link na bio se não for bem feito? Só assim vais conseguir o tráfego e as conversões que desejas.

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