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Como tornar o Pinterest da tua marca atraente em 5 passos

Gestão de redes sociais | 31 Agosto 2018 | Jesse Viana

É certo e sabido que as redes sociais são, cada vez mais, o sítio (e o meio) de eleição para que as marcas se promovam. Respetivamente, o Facebook e o Twitter têm bons resultados no que diz a interação (ou, por outras palavras, engagement) e na brand awareness; enquanto que o Intagram e o Pinterest dominam o recurso à imagem – a qual não pode, nem deve, ser subvalorizada. 

As categorias mais populares do Pinterest variam entre receitas e cozinhados, decoração, planeamento de casamentos, arquitetura… mas não se fica por aí. Em média, o Pin (que, tal como o próprio nome indica, é como se fosse o pino de um quadro na parede) de uma publicação leva a 2 visitas ao website, já que estes têm um tempo de vida longo: pode ser “repinned” até 10 vezes

Como tirar proveito disto para impulsionar a tua marca é aquilo que te vamos ensinar neste artigo, em cinco fáceis passos.

1. Usar imagens verticais

O Pinterest é desenhado em colunas, e não em filas, com o número de imagens visíveis a depender do formato do ecrã. Cada coluna tem o mesmo comprimento, mas a largura varia consoante o scroll. A chave é usar imagens verticais e com muito boa resoluçãoo, pois vão ocupar mais espaço no feed.
Mesmo que se veja o pin todo, é importante (a um nível competitivo) que a imagem seja informativa e que deixe a pessoa intrigada. Exemplos disto são as listas, infografias, colagens, etc. Isto vai fazer com que a visibilidade da tua marca/página seja maximizada.

2. Links relevantes para o teu website

Quando alguém clicar no teu pin, vai ser remetido para um separador exterior, o qual vai incluir a imagem por inteiro e com toda a informação.
Aqui, vais poder escrever o sumário sobre o teu pin, assim como o link direto para o teu website – de preferência, escolhe um que tenha a ver com o teu pin, acompanhado de uma pergunta ou de um pitch, que encoraje os visitantes a ir espreitar a página.
Por exemplo, se puseste uma infografia sobre um dos teus serviços, convém que a ligação que o acompanha leve o visitante para o respetivo sítio no website onde estes estão (não os mandes para a homepage.)

3. Conta de Negócio

Claro que tu, sendo uma marca, não vais ter um perfil normal. A opção business dá-te muito mais vantagens, como um espaço para destacar o teu negócio, uma bio, os teus pins mais recentes e ainda um botão para subscrever.
Mas o melhor de tudo é o “Business Analytics Tool”, o qual te da informação detalhada sobre a tua audiência, incluindo hábitos de uso e preferências, assim como insights úteis para a melhorares o fluxo.

4. Adiciona a opção de salvar pins ao teu site

Não basta ver a plataforma, é também preciso integrá-la no site: mas não te preocupes, se não souberes fazê-lo, a própria ensina-te como. As conexões nas redes sociais, tal como  acontece com uma partilha no Facebook ou um tweet, vão encorajar quem as vê a colocar conteúdos do teu website no Pinterest – por exemplo, nas receitas de cozinha. Imagina que, depois de ver uma receita deliciosa da Tasty, gostaste tanto que decides partilhá-la. Ao fazê-lo, estás a partilhar conteúdo do website da Tasty para o teu Pinterest.

5. Tendências de pins populares

O que faz com que alguns pins sejam mais populares do que outros? Como é explicado pelo próprio Pinterestum bom pin é como conhecer alguém numa festa”: as mais interessantes vão contar históriasfazer-te rir ou puxar conversa. Um bom pin também te poderá provocar todos estes efeitos. O truque está na boa qualidade de imagem, de preferência tendo uma boa resolução e uma boa composição; ter cuidado no uso de texto, para que não fique uma confusão (por exemplo, em how-to pins); e, por fim, torná-los interessantes, com uma boa descrição que nos puxe pela imaginação e conte uma história – é através disto que são encontrados nas pesquisas.

E o qual é o benefício de usar o Pinterest? Mais tráfego no teu website, inspiração visual e a possibilidade de educar a tua audiência.
Já sabes, segue a nossa máxima: sê competitivo e maximiza a tua visibilidade!

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