Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como criar imagens 360º para o Facebook

Gestão de redes sociais | 21 Março 2017 | Hugo Picado de Almeida

Cada vez mais comuns no Facebook, as imagens 360º permitem aos designers construir conteúdos que oferecem aos utilizadores uma nova e mais apelativa experiência no consumo de informação. Estas imagens, como as fotos de 360º que o Facebook lançou em Junho de 2016, são interactivas, exploráveis arrastando o rato, no desktop, ou mexendo o telemóvel ou arrastando o dedo, em mobile.

Como, então, criar imagens 360º para o Facebook? Existem duas formas correntes:

MÉTODO 1: editando os meta-dados da imagem

  1. Num software de edição de imagem, criar um documento com um máximo de 6000px x 3000px (sempre respeitando um rácio de 2:1).
  2. Fazer Guardar Como/Save As para Jpeg.
  3. Abrir um editor de meta-dados (o site https://www.thexifer.net fá-lo gratuitamente) e preencher os seguintes campos. Este processo é essencial, destinando-se a fazer com que o Facebook leia a imagem como carregada a partir de um smartphone específico, habilitando a visualização 360º:

Make: Ricoh
Modelo: Ricoh Theta S

Todos os outros campos podem ser deixados por preencher. No fundo da página, carregar em “go.exifing”, fechar o editor e fazer o download da imagem.

  1. Fazer o upload da imagem no Facebook, como para uma foto normal. Ao carregar, o símbolo de um globo deverá surgir sobre a foto, indicando que está a ser tratada como imagem 360º.

Caso este método falhe, não seja possível editar os meta-dados da imagem, ou seja necessário um outro formato de imagem, existem templates Photoshop panorâmicos para Facebook que facilitam a criação destas imagens. https://www.dropbox.com/sh/70mwlh8k0y4rg0g/AACVNV7hvRZtjEKj4DoJMhCba?dl=0

MÉTODO 2: através dos templates Photoshop

  1. Escolher o tipo de panorama/dimensões que mais se adequam ao conteúdo a criar e abrir a imagem correspondente no Photoshop.
  2. Esconder a layer com as instruções e desenhar o conteúdo como pretendido.
  3. Guardar Como/Save As para formato Jpeg.
  4. Fazer upload directamente para Facebook, sem necessidade de editar meta-dados. Ao carregar, o símbolo de um globo deverá surgir sobre a foto, indicando que está a ser tratada como imagem 360º.

Este tipo de conteúdos permite uma experiência mais interactiva e eventualmente mais imersiva dos utilizadores, permitindo-lhes aceder ao conteúdo de forma diferenciadora. O Sporting Clube de Portugal é uma das marcas que explora de forma visualmente apelativa esta ferramenta: http://bit.ly/2mLzkCI

 

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário