En

Contacte-nos

Como criar imagens 360º para o Facebook

Gestão de redes sociais | 21 Março 2017 | Hugo Picado de Almeida

Cada vez mais comuns no Facebook, as imagens 360º permitem aos designers construir conteúdos que oferecem aos utilizadores uma nova e mais apelativa experiência no consumo de informação. Estas imagens, como as fotos de 360º que o Facebook lançou em Junho de 2016, são interactivas, exploráveis arrastando o rato, no desktop, ou mexendo o telemóvel ou arrastando o dedo, em mobile.

Como, então, criar imagens 360º para o Facebook? Existem duas formas correntes:

MÉTODO 1: editando os meta-dados da imagem

  1. Num software de edição de imagem, criar um documento com um máximo de 6000px x 3000px (sempre respeitando um rácio de 2:1).
  2. Fazer Guardar Como/Save As para Jpeg.
  3. Abrir um editor de meta-dados (o site https://www.thexifer.net fá-lo gratuitamente) e preencher os seguintes campos. Este processo é essencial, destinando-se a fazer com que o Facebook leia a imagem como carregada a partir de um smartphone específico, habilitando a visualização 360º:

Make: Ricoh
Modelo: Ricoh Theta S

Todos os outros campos podem ser deixados por preencher. No fundo da página, carregar em “go.exifing”, fechar o editor e fazer o download da imagem.

  1. Fazer o upload da imagem no Facebook, como para uma foto normal. Ao carregar, o símbolo de um globo deverá surgir sobre a foto, indicando que está a ser tratada como imagem 360º.

Caso este método falhe, não seja possível editar os meta-dados da imagem, ou seja necessário um outro formato de imagem, existem templates Photoshop panorâmicos para Facebook que facilitam a criação destas imagens. https://www.dropbox.com/sh/70mwlh8k0y4rg0g/AACVNV7hvRZtjEKj4DoJMhCba?dl=0

MÉTODO 2: através dos templates Photoshop

  1. Escolher o tipo de panorama/dimensões que mais se adequam ao conteúdo a criar e abrir a imagem correspondente no Photoshop.
  2. Esconder a layer com as instruções e desenhar o conteúdo como pretendido.
  3. Guardar Como/Save As para formato Jpeg.
  4. Fazer upload directamente para Facebook, sem necessidade de editar meta-dados. Ao carregar, o símbolo de um globo deverá surgir sobre a foto, indicando que está a ser tratada como imagem 360º.

Este tipo de conteúdos permite uma experiência mais interactiva e eventualmente mais imersiva dos utilizadores, permitindo-lhes aceder ao conteúdo de forma diferenciadora. O Sporting Clube de Portugal é uma das marcas que explora de forma visualmente apelativa esta ferramenta: http://bit.ly/2mLzkCI

 

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário