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Como criar um formulário de contacto de sucesso para o meu site?

Comunicação Digital | 1 Junho 2016 | Miguel Menaia

Ter um formulário de contacto num website é algo bastante importante para o sucesso – ou insucesso – de uma empresa. Se o visitante tem tido uma boa user experience até ao ponto de visitar a página de contacto, e se essa mesma página falha naquele último clique decisivo, provavelmente perde-se um potencial cliente. Para sempre.

Nesse sentido, é imperativo encorajar os utilizadores a dar o passo seguinte para aumentar o engagement com a empresa. Como tal, uma página de contacto eficaz irá fazer, certamente, com que o visitante tenha a certeza de querer interagir. Quase como se essa página fosse uma espécie de selo de qualidade do serviço prestado.

Como se faz, então, para que uma página de formulário tenha sucesso? Aqui ficam 5 dicas indispensáveis a todos os designers e marketers.

1. Utilizar o layout correcto

Investigadores suíços desenvolveram recentemente, com o apoio da Google, um estudo onde concluíram quais eram as melhores directrizes para melhorar a usabilidade de um site. Do estudo podemos retirar que:

  • Para ajudar os utilizadores a preencher o formulário o mais rapidamente possível, deve-se colocar acima de cada campo a designação correspondente;
  • Um formulário nunca deve ser dividido em mais do que uma coluna – deverá fazer-se, assim, uma pergunta por linha;
  • O tamanho de seus campos de entrada tem estar em conformidade com o comprimento esperado da resposta.

van exemplo formulario

2. Campos obrigatórios: não mais do que três

Mais do que 3 campos de resposta num formulário é considerado ruído visual, de acordo com esta infografia da Quicksprout. Assim sendo, limitar o número de campos presentes melhora a user experience e garante uma taxa de conversão de 25%. E outro estudo confirma este mesmo pressuposto – o HubSpot analisou 40.000 formulários e chegou à conclusão de que, se esses formulários reduzissem o número de campos de quatro para três, a taxa de conversão (isto é, o número de pessoas que efectivamente cumpre o objectivo — neste caso, estabelecer contacto –, face ao número total de visitantes) melhoraria em 50%.

 

3. O captcha tem de desaparecer

Sim, sabemos que os captchas são um dos mais populares sistemas de anti-SPAM aplicados em formulários de contacto; todavia, têm um impacto negativo no que diz respeito a taxas de conversão, garantem os estudos. Afigura-se possível concluir que empresas que utilizam captchas podem perder 3.2% de todas as suas conversões de formulários.

Nesse aspecto, há que balancear a segurança e a usabilidade do site, mesmo que muitos captchas sejam enfadonhos (na medida em que as imagens mostradas são, muitas vezes, impossíveis de decifrar).

Se quiseres evitar o tão comum “Sending and Posting Advertisement in Mass”, mas continuar a maximizar a taxa de conversão do teu site, tens de criar um captcha de forma livre que seja protegido contra SPAM. Como é que isso se faz? Utilizando códigos de HTML e JavaScript.

 

4. Não pedir números de telemóvel

Pedir um número telemóvel é um dos erros mais comummente praticados pelas empresas nas páginas de formulários. Não só é um campo extra para preencher como é baseado numa ideia, por si só, errada: a de que os utilizadores estão dispostos a partilhar os seus contactos telefónicos. Não estão. Salvo raras excepções, a maior parte das pessoas acha de mau tom ser interrompida por uma empresa persistente.

Como tal, é muito mais fácil pedir-se o e-mail que, mesmo estando presente no nosso quotidiano, não é, de todo, um incómodo à nossa vida. Contudo, e a título de curiosidade, se o mobile marketing for pedido de uma maneira opcional (estando essa opção devidamente assinalada no site) a taxa de abandono do formulário desce de 39% para 4%. O que é algo que, no mínimo, dá para pensar.

 

5. Inserir detalhes que confiram credibilidade

Pode parecer redutor, mas não é. Ao estarmos a providenciar informação ao utilizador, estamos, também, a garantir-lhe alguma segurança. E isso irá fazer com que o contacto com a empresa seja efectivamente estabelecido.

Ter um contacto telefónico ou uma morada física no site – mesmo que o negócio seja online – é benéfico para quem está do outro lado, na medida em que reduz a margem para inseguranças. Não obstante, a credibilidade também se ganha através de elementos que aumentem o valor da empresa, nomeadamente testemunhos de clientes, uma breve descrição com o número de anos de vida do negócio, entre outro tipo de informações.

Pode concluir-se que os formulários de contacto são fulcrais para a construção de uma empresa on-line bem sucedida. Por essa ordem de ideias, investir nessa componente é muito importante para um negócio, até porque reduzir os problemas que o utilizador pode encontrar no seu formulário de contacto é meio caminho andado para a sua satisfação.

 

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