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VANSalmão Marketing, Lda.
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Experimentas várias técnicas de comunicação mas não consegues chegar aos teus potenciais consumidores? Neste artigo, vamos dizer-te que pontos deves trabalhar para te tornares mais apetecível e conseguires ter uma comunicação mais eficiente.
Vê as dicas de marketing digital que preparámos para adquirires mais leads!
Como podemos ver nesta imagem, apesar do seu volume ter decrescido, os dispositivos móveis representam mais de 50% do tráfico na Web. O que é que isto significa? Significa que 50.6% das pesquisas feitas são feitas através de telemóveis.
É imperativo que tenhas o teu site preparado para estes dispositivos; a chamada otimização móvel.
Estes são os pontos fulcrais que deves ter em conta:
Se há coisa que não deves deixar passar são os conteúdos de vídeo.
Os vídeos são o tipo de conteúdo mais comum nas redes sociais em termos de media, no geral. Ao fazeres scroll no teu feed, repara na quantidade de imagens estáticas vs o número de vídeos. São o tipo de conteúdo que tem maior alcance e retenção de mensagem. Por outras palavras, as “leads” interagem melhor com conteúdos de vídeo e memorizam melhor a mensagem que estamos a passar, em comparação com imagens estáticas.
Dados revelam que a grande maioria das pessoas prefere ver um vídeo sobre um produto em vez de ler sobre o mesmo (4X mais consumidores, segundo dados da OptinMonster).
Os tipos de vídeo que resultam melhor:
São vídeos que oferecem algo de que os consumidores precisam, que mostram cuidado e interesse nas necessidades da nossa comunidade (não se cinge às redes sociais).
Quando falamos de conteúdos de vídeo deves, também, ter atenção aos seguintes fatores:
A presença nas redes sociais é imperativa nos dias de hoje. Isto, no entanto, não significa que devas estar em todas.
Nas redes sociais poderás criar uma relação com a tua audiência e oferecer-lhe conteúdos relevantes. É uma forma de te “venderes” de uma forma não agressiva. Expõe as tuas qualidades, valências e demonstra que estás interessado na tua comunidade.
Cria publicações que sejam relevantes para ela – terás de analisar que tipo de conteúdo são os mais consumidos pela tua audiência – ou similares.
Colocando a tua marca nas redes sociais tornas-te “amigo” do teu público-alvo. Crias uma maior afinidade com a tua audiência e esta fica mais predisposta a ouvir o que tens para dizer.
Tens, porém, de ter em atenção que as diferentes redes sociais têm diferentes targets, pelo que terás de adaptar os teus conteúdos e tom de comunicação a cada uma delas.
Bonus tip: se queres conhecer os teus atuais e potenciais consumidores, frequenta os mesmos “sítios” que eles frequentam. Vê que conteúdos eles consomem e adapta-os à tua estratégia de comunicação.
O marketing de influência é uma forma inteligente de cativar a tua audiência, uma vez que associas uma cara conhecida, de “confiança”, ao teu produto.
Segundo estudos da Nielsen, 83% dos inquiridos ”confiam cegamente” nas recomendações de amigos ou familiares.
Se escolheres as “caras” certas, provavelmente conseguirás ganhar pontos junto dos teus consumidores e potenciais consumidores.
Exemplo: A parceria da Puma com Usain Bolt.
Convém analisares e estudares com quem o teu público se identifica. É igualmente importante tentares encontrar um influencer que acredite no teu produto e se identifique com a tua marca!
Fica a conhecer os 8 tipos de influencers e descobre qual o mais indicado para o teu negócio.
Outra forma de te dares a conhecer e levares as pessoas a visitar uma determinada página é através do email.
Mas enviar emails não é tão simples quanto pode parecer.
Para teres uma noção da realidade, a taxa de abertura de emails “promocionais” é consideravelmente baixa, como se pode ver na imagem abaixo.
O Email Marketing é muito difícil de dominar, mas existem algumas áreas em que te deves focar para obteres melhores resultados:
1º – “O assunto”
Esta é a primeira coisa com que as pessoas vão interagir. É importante escreveres um assunto “catchy” e interessante, caso se justifique utiliza, moderadamente, emojis.
Bonus tip: evita o uso excessivo de caps lock, não é apelativo e o mais provável é que vás parar ao spam.
2º – “Preview text”
Esta parte do email é muitas vezes desvalorizada, erradamente. Esta será a parte do email que vai resumir a informação que queres passar. Tem de ser concisa e convidativa.
3º – Design do email
Aposta num visual clean. Não tenhas muita coisa a acontecer. Deves também manter tudo bem alinhado e visualmente agradável. Não utilizes cores muito berrantes, tem critério na escolha e otimização de imagens, certifica-te que o email tem uma construção lógica e seja de fácil interpretação.
4º – Copy
Tenta manter o copy pouco extenso, vai o mais direto ao assunto possível. Não deves deixar informação de fora mas texto a mais afasta os leitores.
Bonus tip: Utiliza uma escrita adequada ao teu público.
5º – Call-to-action
Promove uma ação, guia os leitores. Utiliza botões, indicadores, emojis, qualquer coisa que facilite e oriente a navegação do leitor no email.
6º – Recompensa os leitores
Os leitores gostam e esperam receber algo em troca. Por exemplo, eu abro os emails do Neil Patel à espera de um guia de dicas de marketing digital, ou um sneak peak de um livro de Marketing; quem é capaz de recusar isto? Analiza a tua audiência, descobre o que querem em troca e o que estão dispostos a dar-te por isso.
7º – Não sejas chato
Não sobrecarregues a tua audiência com emails, só vais fazer com que eles te ignorem e acabem por parar de te seguir.
Testa vezes sem conta. Não espremas uma estratégia até ao tutano só porque está a funcionar bem num dado momento.
Em termos de site:
No marketing digital nunca verás a tua missão concluída, trata-se de um work in progress. Há sempre algo que pode ser melhorado e que seja capaz de atrair e manter as pessoas mais tempo no nosso site.
Como consegues saber o impacto que algo está a ter no teu site? Testes A/B. Esta técnica permite-te comparar diferentes versões da mesma página para ver qual converte melhor.
Atenção: Testa um elemento de cada vez. Se alterares vários ao mesmo tempo não saberás o que teve efeito positivo ou negativo. Por exemplo, testa imagens estáticas vs vídeo; copy extenso vs curto; existência de botão call to action vs pop up.
Redes sociais:
Vê as tendências, analisa a concorrência, estuda a tua a audiência.
Testa diferentes tipos de conteúdos mas com cabeça, tronco e membros.
O último conselho que temos para ti é a análise de dados. Vai ser o melhor indicativo da prestação das tuas campanhas de comunicação.
É aqui que vais ver a interação que os teus posts têm, as tuas campanhas promovidas, se a mensagem está a ser eficiente, se as pessoas estão a abrir os links, quais deles se mostraram mais relevantes, etc.
Esta a análise vai permitir que vejas o que está a funcionar e o que não está a funcionar.
Bonus tip: Faz benchamark. Vê o que a concorrência está a fazer e como podes integrar isso na tua estratégia de comunicação. Cuidado! Não deves copiar! Apenas deves tirar ideias, inspiração, e fazer uma abordagem que siga a linha comunicacional da tua marca, com conteúdos originais.
Esperamos que estas dicas te ajudem a prosperar neste mundo misterioso que é o do Marketing digital.
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