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Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 18 Outubro 2019 | Rafael Venâncio

Experimentas várias técnicas de comunicação mas não consegues chegar aos teus potenciais consumidores? Neste artigo, vamos dizer-te que pontos deves trabalhar para te tornares mais apetecível e conseguires ter uma comunicação mais eficiente.
Vê as dicas de marketing digital que preparámos para adquirires mais leads!

1.  Experiência Mobile-Friendly

#1 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Como podemos ver nesta imagem, apesar do seu volume ter decrescido, os dispositivos móveis representam mais de 50% do tráfico na Web. O que é que isto significa? Significa que 50.6% das pesquisas feitas são feitas através de telemóveis.
É imperativo que tenhas o teu site preparado para estes dispositivos; a chamada otimização móvel.

Estes são os pontos fulcrais que deves ter em conta:

  • O texto deve ser legível em mobile: tem atenção ao tipo de fonte e ao tamanho que utilizas;
  • Os botões call-to-action devem ser chamativos e perceptíveis;
  • Tem atenção às dimensões e à personalização dos botões e barras de navegação, estes devem ser atrativos, perceptíveis e suficientemente grandes para não criar constrangimentos;
  • Não sobrecarregues os visitantes com pop-ups; a forma como estes lidam com pop-ups em desktop e mobile é completamente diferente. Em mobile, os utilizadores são-lhes menos receptivos, o que pode levar a uma saída precoce da página;
  • Super Importante: o site deve carregar rapidamente. Experimenta ferramentas de AMP (accelerated mobile page). Sites que utilizam estas tecnologias levam, em média, 0.5 segundos a abrir. As pessoas são cada vez mais impacientes e querem as coisas no momento, não têm tempo para um site que demora muito tempo a carregar, saltando logo para o seguinte;
  • Comprime os ficheiros de media para tornares a página menos pesada e, portanto, mais rápida;
  • Está atento e testa novas ferramentas mobile-friendly!

2.  Utiliza conteúdo vídeo

Se há coisa que não deves deixar passar são os conteúdos de vídeo.

#2 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Os vídeos são o tipo de conteúdo mais comum nas redes sociais em termos de media, no geral. Ao fazeres scroll no teu feed, repara na quantidade de imagens estáticas vs o número de vídeos. São o tipo de conteúdo que tem maior alcance e retenção de mensagem. Por outras palavras, as “leads” interagem melhor com conteúdos de vídeo e memorizam melhor a mensagem que estamos a passar, em comparação com imagens estáticas.

Dados revelam que a grande maioria das pessoas prefere ver um vídeo sobre um produto em vez de ler sobre o mesmo (4X mais consumidores, segundo dados da OptinMonster).

Os tipos de vídeo que resultam melhor:

São vídeos que oferecem algo de que os consumidores precisam, que mostram cuidado e interesse nas necessidades da nossa comunidade (não se cinge às redes sociais).

Quando falamos de conteúdos de vídeo deves, também, ter atenção aos seguintes fatores:

  • Relevância das Keywords (faz uma pesquisa aprofundada do que o teu target procura);
  • Duração do Vídeo (não faças vídeos nem muito extensos nem muito curtos);
  • Tempo de visualização (quanto tempo passam as pessoas a ver o vídeo);
  • Analisa comentários, gostos e feedback (é sempre importante retirar conclusões das nossas campanhas de comunicação e analisar o que pode ser melhorado).

3.  Marca presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais é imperativa nos dias de hoje. Isto, no entanto, não significa que devas estar em todas.
Nas redes sociais poderás criar uma relação com a tua audiência e oferecer-lhe conteúdos relevantes. É uma forma de te “venderes” de uma forma não agressiva. Expõe as tuas qualidades, valências e demonstra que estás interessado na tua comunidade.
Cria publicações que sejam relevantes para ela – terás de analisar que tipo de conteúdo  são os mais consumidos pela tua audiência – ou similares.
Colocando a tua marca nas redes sociais tornas-te “amigo” do teu público-alvo. Crias uma maior afinidade com a tua audiência e esta fica mais predisposta a ouvir o que tens para dizer.
Tens, porém, de ter em atenção que as diferentes redes sociais têm diferentes targets, pelo que terás de adaptar os teus conteúdos e tom de comunicação a cada uma delas.

Bonus tip: se queres conhecer os teus atuais e potenciais consumidores, frequenta os mesmos “sítios” que eles frequentam. Vê que conteúdos eles consomem e adapta-os à tua estratégia de comunicação.

4.  Marketing de influencers pode ser uma solução

O marketing de influência é uma forma inteligente de cativar a tua audiência, uma vez que associas uma cara conhecida, de “confiança”, ao teu produto.

Segundo estudos da Nielsen, 83% dos inquiridos ”confiam cegamente” nas recomendações de amigos ou familiares.

Se escolheres as “caras” certas, provavelmente conseguirás ganhar pontos junto dos teus consumidores e potenciais consumidores.
Exemplo: A parceria da Puma com Usain Bolt.

#3 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Convém analisares e estudares com quem o teu público se identifica. É igualmente importante tentares encontrar um influencer que acredite no teu produto e se identifique com a tua marca!
Fica a conhecer os 8 tipos de influencers e descobre qual o mais indicado para o teu negócio.

5.  As pessoas ainda abrem emails…se forem atrativos

Outra forma de te dares a conhecer e levares as pessoas a visitar uma determinada página é através do email.
Mas enviar emails não é tão simples quanto pode parecer.
Para teres uma noção da realidade, a taxa de abertura de emails “promocionais” é consideravelmente baixa, como se pode ver na imagem abaixo.

#4 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

O Email Marketing é muito difícil de dominar, mas existem algumas áreas em que te deves focar para obteres melhores resultados:

1º – “O assunto”
Esta é a primeira coisa com que as pessoas vão interagir. É importante escreveres um assunto “catchy” e interessante, caso se justifique utiliza, moderadamente, emojis.

Bonus tip: evita o uso excessivo de caps lock, não é apelativo e o mais provável é que vás parar ao spam.

2º – “Preview text”
Esta parte do email é muitas vezes desvalorizada, erradamente. Esta será a parte do email que vai resumir a informação que queres passar. Tem de ser concisa e convidativa.

3º – Design do email
Aposta num visual clean. Não tenhas muita coisa a acontecer. Deves também manter tudo bem alinhado e visualmente agradável. Não utilizes cores muito berrantes, tem critério na escolha e otimização de imagens, certifica-te que o email tem uma construção lógica e seja de fácil interpretação.

4º – Copy
Tenta manter o copy pouco extenso, vai o mais direto ao assunto possível. Não deves deixar informação de fora mas texto a mais afasta os leitores.

Bonus tip: Utiliza uma escrita adequada ao teu público.

5º – Call-to-action
Promove uma ação, guia os leitores. Utiliza botões, indicadores, emojis, qualquer coisa que facilite e oriente a navegação do leitor no email.

6º – Recompensa os leitores
Os leitores gostam e esperam receber algo em troca. Por exemplo, eu abro os emails do Neil Patel à espera de um guia de dicas de marketing digital, ou um sneak peak de um livro de Marketing; quem é capaz de recusar isto? Analiza a tua audiência, descobre o que querem em troca e o que estão dispostos a dar-te por isso.

7º – Não sejas chato

Não sobrecarregues a tua audiência com emails, só vais fazer com que eles te ignorem e acabem por parar de te seguir.

6. Não pares de experimentar coisas novas

Testa vezes sem conta. Não espremas uma estratégia até ao tutano só porque está a funcionar bem num dado momento.

Em termos de site:
No marketing digital nunca verás a tua missão concluída, trata-se de um work in progress. Há sempre algo que pode ser melhorado e que seja capaz de atrair e manter as pessoas mais tempo no nosso site.
Como consegues saber o impacto que algo está a ter no teu site? Testes A/B. Esta técnica permite-te comparar diferentes versões da mesma página para ver qual converte melhor.
Atenção: Testa um elemento de cada vez. Se alterares vários ao mesmo tempo não saberás o que teve efeito positivo ou negativo. Por exemplo, testa imagens estáticas vs vídeo; copy extenso vs curto; existência de botão call to action vs pop up.

#5 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Redes sociais:
Vê as tendências, analisa a concorrência, estuda a tua a audiência.
Testa diferentes tipos de conteúdos mas com cabeça, tronco e membros.

7. Escuta os dados…

O último conselho que temos para ti é a análise de dados. Vai ser o melhor indicativo da prestação das tuas campanhas de comunicação.
É aqui que vais ver a interação que os teus posts têm, as tuas campanhas promovidas, se a mensagem está a ser eficiente, se as pessoas estão a abrir os links, quais deles se mostraram mais relevantes, etc.
Esta a análise vai permitir que vejas o que está a funcionar e o que não está a funcionar.

#6 - Dicas de marketing digital para adquirires mais leads

Bonus tip: Faz benchamark. Vê o que a concorrência está a fazer e como podes integrar isso na tua estratégia de comunicação. Cuidado! Não deves copiar! Apenas deves tirar ideias, inspiração, e fazer uma abordagem que siga a linha comunicacional da tua marca, com conteúdos originais.

Conclusão

Esperamos que estas dicas te ajudem a prosperar neste mundo misterioso que é o do Marketing digital.
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