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VANSalmão Marketing, Lda.
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Bichos no marketing há muitos, o nosso papel é ajudar-te a compreendê-los!
Vamos explicar-te e descomplicar os “palavrões” do marketing para que nunca tenhas de voltar a passar uma noite em branco!
Não percas o segundo volume da nossa Diciopédia de termos de marketing digital!
Alguma vez enviaste uma mensagem numa página e recebeste uma mensagem instantânea de volta? Então é muito provável que já tenhas interagido com um bot. Na verdade, nos dias de hoje, se estás online é quase impossível que nunca te tenhas deparado com um chatbot!
Um chatbot é basicamente um assistente virtual. Trata-se de um programa que utiliza inteligência artificial para interagir com os utilizadores.
Os chatbots estão presentes em diversas plataformas e aplicações, como por exemplo no Facebook (ex: página da Super Bock) e em diversos sites de e-commerce.
Os chatbots dividem-se em duas categorias: chatbots baseados em regras e chatbots baseados em inteligência artificial.
Estes foram programados para responder e entender um determinado número de palavras-chave pré-inseridas. À medida que o utilizador vai colocando questões o bot vai identificando as palavras-chave e respondendo conforme foi programado. Funciona, de certa forma, como FAQs (Frequently Asked Questions) automatizadas. Caso nenhum dos termos seja identificado pelo bot ele poderá não conseguir dar seguimento ao chat e pedirá para escolher outro termo.
Estes bots já são mais avançados. Neste caso, o bot analisa as palavras inseridas pelo utilizador e processa-as para conseguir dar respostas mais adequadas. O bot tem perguntas pré-programadas mas consoante a análise das respostas dos utilizadores consegue dar sugestões autonomamente.
Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas de comunicação que procura atrair potenciais clientes com conteúdos que lhes são relevantes.
É uma técnica que não se foca especialmente na bonificação a curto prazo, mas sim a longo prazo, no objetivo final.
Afasta-se da concepção do Marketing tradicional (ou Outbound Marketing) mais focada no produto e na venda do mesmo.
Por que é que surgiu a necessidade de mudar a forma como comunicamos? Porque os consumidores se tornaram mais exigentes com o tipo de publicidade que consomem e com a comunicação que estão dispostos a receber. Então as marcas tiveram de alargar o leque para além dos canais tradicionais (jornais, rádio, tv, publicidade exterior) e dirigiram-se para o digital.
É uma estratégia, maioritariamente, orgânica, pelo que é imperativo ter o SEO sempre atualizado e marcar presença nas plataformas em que os potenciais clientes estão.
As estratégias de Inbound Marketing podem passar pelos seguintes canais:
Sê “amigo” dos teus potenciais clientes. Descobre em que plataformas estão e de que tipos de conteúdos gostam. Procura oferecer-lhes o que eles precisam ou, melhor ainda, surpreendê-los com algo que não sabiam de que precisavam. Interage e cria afinidade; a longo prazo poderás ver resultados bastante positivos.
Os contactos na tua lista de e-mail deverão ser “earned” e não pagos. Afinal de contas, ninguém gosta de saber que os seus dados andam a circular sem autorização. Aqui poderás explorar o envio de conteúdos relevantes através de, por exemplo, Newsletters. Poderás ainda cativar a atenção dos teus potenciais clientes com a oferta de “prendas”, como livros digitais e convites para eventos.
Aqui poderás mostrar que és conhecedor daquilo que “vendes”. Publicar conteúdos como tutoriais e reviews de produtos e serviços. Assim estarás a criar conteúdos de que a tua audiência precisa e dás “provas” de que és um líder de opinião na tua categoria de produto/serviço, o que se traduz no aumento da credibilidade e, em simultâneo, da afinidade.
Um SEO bem arrumadinho permite-te seres encontrado mais facilmente e de forma orgânica nos motores de busca. Relembramos que é importante estar na primeira página.
Já ouviste falar deste “bicho”? O Retargeting é, na prática, uma tentativa de “reconexão” com potenciais consumidores que demonstraram algum interesse no que tínhamos para oferecer mas não estavam bem preparados para concluir a compra. Pode também aplicar-se a consumidores atuais, em que tentas “reconectar-te” com consumidores que já haviam procedido ao “checkout” num curto espaço de tempo.
O Retargeting consiste em impactar, através de anúncios, quem esteve previamente em contacto com a nossa mensagem, conteúdos ou site.
E como é que conseguimos adquirir os dados de quem esteve em contacto “connosco”? Através de cookies! Cookies esses que são apresentados aos utilizadores sob o formato de pop ups ao entrarem no site, com uma mensagem do género “o nosso site utiliza cookies para melhorar a sua experiência”. Os cookies estão programados/incluídos no código do site e retiram os dados de pesquisa dos utilizadores.
Existem diferentes tipos de Retargeting definidos em função do teu objectivo final! Por exemplo:
O SEM é um conjunto de técnicas que tem como finalidade colocar a nossa página ou site no topo dos motores de busca.
Esta é uma área de especial importância no Marketing Digital, já que estudos apontam para que 75% dos utilizadores não passe da primeira página de uma pesquisa no Google!
O SEM, também conhecido como marketing de otimização dos motores de busca, divide-se em SEO (orgânico) e Links patrocinados (Ads).
Por norma as pessoas dão prioridade a páginas orgânicas, pois demonstra que o Google analisou e validou o conteúdo que a mesma contém. Estar na primeira página do Google de forma orgânica é, de certa forma, um “carimbo de qualidade” que dá mais segurança e confiança a quem clica num link presente na mesma.
Mas para ter um SEO impecável, é preciso ter debaixo de olho imensas variáveis de um site, tais como: as palavras-chave que estão a ser utilizadas, a estrutura do texto, a qualidade dos conteúdos, a criação de backlinks, o tráfego que a página recebe, o número de vezes que a página é atualizada, a utilização de conteúdos media otimizados, e muito mais. É um trabalho moroso, e complexo em certos campos, mas que traz bons resultados a longo prazo.
Os Links Patrocinados são campanhas de Ads nos motores de busca, que ajudam o nosso link a ficar mais bem posicionado. Por norma são cobrados por Clique (CPC – custo por clique), mas também podem ser cobrados por conversão (CPA – Custo por Aquisição) e ainda o custo por impressões (CPM – custo por mil impressões, que a meu ver não é tão vantajoso para o anunciante, uma vez que um mero scroll pode muitas vezes ser contabilizado como impressão um scroll).
Esta técnica é ideal para resultados a curto prazo mas a longo prazo não é tão sustentável. Quando deixares de investir em Ads, corres o risco de perder a tua posição na página principal, isto em casos de sites com o SEO mal otimizado ou em resultados de pesquisa com termos bastante concorridos.
O ideal será encontrar o balanço entre as duas estratégias: preocupa-te em otimizar regularmente o SEO do teu site e ao mesmo tempo poderás ter uns ads a correr em termos de pesquisa mais concorridos.
Os testes A/B são testes em que se realizam comparações entre diversas variáveis de marketing. Esta técnica permite-te, por exemplo, comparar diferentes versões da mesma página para ver qual converte melhor.
Este é um dos termos de marketing digital mais literais, terás de escolher entre a variável A ou B.
A realização dos testes A/B – com as devidas conclusões bem implementadas – aumentam as chances de sucesso e conversão de um site (ou outros), pois permitem perceber o que funciona ou não. Reduzem significativamente o risco de falhar.
Deverás analisar e testar variáveis que tenham um impacto mais direto sobre a taxa de conversão, mas em última instância poderás testar todas.
ATENÇÃO! Não deves testar mais do que uma variável ao mesmo tempo; assim não poderás perceber que alteração teve impacto.
Algumas das variáveis mais importantes em termos de conversão são:
Com a transição para o digital têm vindo a surgir novos e complicados termos e denominações de marketing. E nós sabemos que o podem, por vezes, ser confusos.
Esperamos que o volume termos de marketing digital desta semana te tenha esclarecido alguns dos “bichos” que te atormentavam.
Há algum termo que que queiras ver esclarecido? Manda-nos por mensagem e nós incluiremos na próxima edição.
Fica atento aos próximos volumes!
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