Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Diciopédia de termos do Marketing Digital – Vol III

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 10 Janeiro 2020 | Rafael Venâncio

Preparado para mais uma fornada de termos de Marketing Digital? Trazemos mais alguns “palavrões” para descomplicar.
Fica atento ao terceiro volume da nossa Diciopédia de termos de Marketing Digital!

Bounce

Comecemos pelo Bounce: este termo refere-se ao E-mail marketing, e mais concretamente ao não recebimento de emails. Trata-se de um erro que não permite que o email chegue ao destinatário, sendo que este pode ser temporário ou permanente.
A taxa de bounce permite não só analisar o desempenho de uma campanha, como também permite perceber se a nossa lista de emails está otimizada. Otimizada? Sim, permite perceber se as pessoas que constam na nossa lista estão interessadas no conteúdo que temos para oferecer, se foram lá parar por “acaso”, ou ainda se o seu endereço já não está em utilização.

Diciopédia de termos do Marketing Digital - Bounce

Quando falamos de bounce podemos dividir em duas categorias:

Soft Bounce

Trata-se de um erro temporário que impede que o email chegue ao lead. Pode dever-se a factores como:
● Caixa de email do destinatário cheia
● Problema no servidor do destinatário
● Email ultrapassa o tamanho permitido
● Bloqueado pelo serviço de Spam do destinatário

Uma vez que o erro é temporário, um próximo envio pode chegar com sucesso ao destinatário.

Hard Bounce

O hard bounce ocorre em casos de erros permanentes, o que significa que uma lead assim classificada não irá receber nenhum dos nossos emails. Factores que podem levar a este tipo de erro:

  • Endereço de email errado ou inexistente
  • O nosso endereço ter sido bloqueado pelo destinatário

Algo bastante importante é analisar regularmente estes dados e perceber que emails efetivamente deverão constar da lista ou não. Caso os valores de bounce sejam muito altos, eles podem ser indício de uma audiência desactualizada ou sem interesse nos nossos conteúdo.

Copy (Copywriting)

Este é um termo bastante comum no que toca à gestão de redes sociais e campanhas de comunicação. O copy refere-se à parte textual de um post, de um anúncio, de uma brochura, etc. Trata-se de textos pensados para veicular uma determinada ideia, vender um determinado produto, passar uma mensagem específica a uma audiência específica.

Na altura de redigir um copy deverão ser tidos em conta factores como:

  • audiência
  • elementos visuais que acompanham o copy
  • tom de comunicação
  • personalização
  • dimensão do copy
  • objectivo da mensagem
  • correcção da linguagem
Diciopédia de termos do Marketing Digital - Copywriting

Landing Page

A landing page, traduzida à letra, é a página de aterragem. É a página onde um utilizador chega depois de clicar num link (via pesquisa num motor de busca, por exemplo).
A landing page reúne informação em relação a determinado serviço, tema ou produto, que um visitante procura.

Regra geral, uma landing page é preparada como parte específica de um website (ou até como página única de um website no caso de alguns produtos) especialmente destinada a converter uma lead num cliente. Esta tentativa é feita via:

  • Call-to-actions (CTAs) – botões, texto ou outros elementos que incitem a uma acção do utilizador
  • oferta de conteúdos relevantes (ex.: ebooks) ou ferramentas práticas (ex.: simulador de crédito)

No fundo, trata-se de implementar técnicas que guiem o utilizador para as acções que temos por objectivo, quer seja o fornecimento de alguns dados pessoais em troca de um produto personalizado, quer seja para concluir uma compra no imediato para beneficiar de um desconto específico num produto que pretendemos escoar.

Diciopédia de termos do Marketing Digital - Landing Page

Estas páginas deverão ser constantemente otimizadas para converter o maior número de visitante em leads e, consequentemente, em clientes.
Deverás verificar e experimentar diversificar:

  • Títulos e Subtítulos
  • Imagens
  • Estrutura da página
  • URL
  • Campos de um formulário
  • Extensão e formato dos textos
  • Elementos visuais
  • CTAs

Como podes testar estas variáveis? Através de testes A/B, por exemplo. Vê na nossa última edição da Diciopédia o que são.

Testes A/B

Backlink

Estes links colocados num texto encaminham o leitor até uma página, site ou blog, de conteúdo relevante e complementar ao que se está a ler.
Por norma, o objectivo passa por oferecer conteúdos extra ao leitor e gerar tráfego de qualidade, mantendo o leitor mais tempo no nosso site/blog.

Diciopédia de termos do Marketing Digital - Backlink

Os Backlinks dividem-se em:

Internos

Estes são links que ligam conteúdos próprios. Servem para manter os leitores mais tempo tempo dentro do nosso próprio blog ou site. Ex: estamos a escrever um novo volume da Diciopédia e linkamos ao volume anterior.

Externos

Estes são links que trazem tráfego ao nosso site ou blog provenientes de páginas de outros utilizadores. Ou seja, outras páginas/sites partilham o nosso link nos seus conteúdos. Normalmente isto acontece em páginas com “autoridade” e credibilidade num determinado segmento. A inclusão desses links serve para comprovar e acrescentar valor ao conteúdo. Ex: Estamos a escrever um artigo sobre a Marketing digital e linkamos a um artigo do Neil Patel.

Que vantagens trazem os backlinks? O facto de o link de um determinado artigo ser partilhado noutras páginas vai fazer com o mesmo suba no ranking dos motores de busca. Funciona como um selo de aprovação – se existem pessoas que o estão a partilhar é porque contém informação factual e é relevante. Quantos mais links tiver um determinado conteúdo mais “popular” será e, consequentemente, acabará por ter maior alcance.

Growth Hacking

Traduzido à letra, trata-se de um “corte” no processo de crescimento. E o que é isto? Na prática, consiste na utilização de técnicas criativas, não convencionais, para obter um crescimento mais rápido e sustentado.
Este é um termo bastante associado a Start-Ups, que se desenvolvem com uma mentalidade de crescimento rápido e implementam estratégias mais dinâmicas.
Este conceito procura utilizar recursos reduzidos e através de soluções criativas chegar a grande lucro e rentabilidade.
No entanto, não existe uma fórmula mágica. As técnicas que tiveram sucesso numa empresa poderão não ser aplicadas a outra. As medidas deverão ser implementadas à medida das necessidades de cada empresa.

Conclusão

A nova era digital trouxe novos termos que só vieram dificultar a transição digital. A nossa Diciopédia procura auxiliar-te e esclarecer acerca do seu significado.
Se não viste algum dos termos de marketing digital que pretendias esclarecido, envia-nos por mensagem ou comenta no nosso artigo!
Se quiseres esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram.

Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário